Calouste. Uma vida, não uma exposição

Comemorações do 150º aniversário do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian

Exposição com curadoria de Paulo Pires do Vale, integrada nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian. Reuniu um conjunto de objetos pessoais, documentação, exemplares da sua biblioteca privada e obras da sua coleção de arte.
An exhibition curated by Paulo Pires do Vale as part of the celebrations to mark the 150th anniversary of the birth of Calouste Sarkis Gulbenkian. It brought together a selection of personal possessions, documents, volumes from his private library and works from his art collection.

A exposição «Calouste. Uma vida, não uma exposição», organizada na Galeria de Exposições Temporárias (piso 01) do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (designada em 2019 como Galeria do Piso Inferior), inaugurou no dia 23 de março de 2019, dia em que se completava o 150.º aniversário do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955), homem de negócios, colecionador de arte e filantropo de origem arménia, nascido em Üsküdar, Istambul, e fundador da instituição que recebeu o seu nome. Para assinalar a efeméride, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) promoveu um vasto programa de atividades, no qual se incluía esta exposição, e que teve início no mês de janeiro de 2019 com o lançamento da biografia O Homem mais Rico do Mundo. As Muitas Vidas de Calouste Gulbenkian, de Jonathan Colin.

Com curadoria de Paulo Pires do Vale, professor, ensaísta e curador, a mostra, com abertura a 24 de março e encerramento no dia 31 de dezembro de 2019, permitia explorar o mundo de Calouste Sarkis Gulbenkian, através da seleção de um conjunto de objetos, documentos e memórias que permitiam criar «uma viagem à volta dos vestígios que uma existência deixa» (Belanciano, Público, 23 jan. 2019, p. 36).

A exposição reuniu um conjunto diversificado de peças, compreendendo objetos pessoais, diários, agendas, cartas e outra documentação, registos fotográficos, exemplares da biblioteca particular de Calouste Gulbenkian, livros e catálogos, sobre temas relacionados com o seu percurso de vida, ou referências à coleção de arte que foi construindo e da qual esteve patente a sua última aquisição, Rua de Saint-Vincent em Montmartre, de Lépine (Inv. 2387), e uma escultura em basalto, representando um leão deitado, datada do período ptolomaico, que integrou o grupo de 33 obras oferecidas por Calouste Gulbenkian ao Museu Nacional de Arte Antiga, em 1952.

O projeto curatorial da exposição, «um percurso pela história do que foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes» (2019, um ano para celebrar Calouste, 2019, p. 11), subvertia o encadeamento causal dos factos e as memórias da figura retratada, deixando ao visitante a liberdade de «assumir um papel ativo na construção dessa vida, num caminho que se fará da frente para trás, do mais próximo para o mais antigo – uma linha, como que um labirinto que percorre o mundo que separa Lisboa de Istambul e terá uma narrativa com as suas histórias, as suas suspensões e, também, as suas falhas» (Ibid.).

O percurso expositivo, da responsabilidade do curador, iniciava-se no átrio junto às escadas de acesso à galeria de exposições, na Zona de Congressos da FCG (um local de passagem do público, que dava acesso a outras atividades da Fundação), onde foram instalados painéis com ecrãs exibindo testemunhos recolhidos em vídeo, nos quais diversas pessoas, entre as quais colaboradores, bolseiros e visitantes, «contam a sua história – ou as estórias de como Calouste acabou por mudar as suas vidas» (Newsletter FCG, n.º 207, mar. 2019, p. 12). Ao entrar nas salas de exposição, a disposição dos objetos, do equipamento museográfico e dos suportes de texto reforçavam a ideia central do projeto curatorial, a de apresentar a narrativa de trás para a frente. O discurso expositivo, de forte pendor biográfico, começava por evocar o dia da morte de Calouste Gulbenkian – com a apresentação do telegrama que a sua filha, Rita Essayan, enviara ao irmão, Nubar Essayan, no dia 20 de julho de 1955, com a notícia da morte do pai – e terminava na sala onde se evocava a sua infância e as suas raízes arménias. Com o auxílio de um friso cronológico que percorria as paredes das salas, o visitante ia acompanhando as datas marcantes da vida de Gulbenkian. Esta mesma linha cronológica foi replicada no verso do cartaz da exposição (gratuito), para que o visitante levasse consigo um exemplar, que, na frente, tinha a particularidade de apresentar a reprodução de «um retrato do próprio Gulbenkian como se tivesse sido concebido por Andy Warhol» (Belanciano, Público, 23 mar. 2019, p. 36)

Ao longo do percurso expositivo, saía-se «do contexto do senhor Gulbenkian para se entrar no universo mais intimista de Calouste, o homem que apesar de ter sido o mais rico do mundo, sempre fugiu da exposição. “Tinha um lado de reserva, de segredo e recolhimento que não passava por expor-se”. Esta era, portanto, uma “exposição impossível”, explica Pires do Vale. Fazendo das fragilidades forças, o curador optou por pegar nessa “contradição” e utilizá-la “logo no título”» (Newsletter FCG, n.º 207, mar. 2019, p. 12).

No âmbito da programação associada, realizaram-se visitas guiadas, muitas asseguradas pelos colaboradores do Serviço de Educação do Museu Calouste Gulbenkian, outras orientadas quer pelo curador, Paulo Pires do Vale, quer pelo diretor do Programa Comunidades Arménias da FCG, Razmik Panossian. Entre estas últimas, destaca-se a realizada no âmbito da visita oficial à FCG do presidente da República da Arménia, Armen Sarkissian, no dia 9 de abril de 2019.

A Fundação Calouste Gulbenkian promoveu igualmente, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do seu Fundador, o concurso «Quem é Calouste?», dirigido a jovens entre os 15 e os 25 anos, para apresentação de projetos criativos (de música, artes visuais, texto ou filme) sobre a personalidade de Calouste Gulbenkian. Os prémios foram entregues numa cerimónia realizada no Grande Auditório da FCG, no dia 23 de março, tendo o primeiro lugar sido atribuído ao trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

De referir ainda que a Academia das Ciências de Lisboa se associou ao programa das comemorações, organizando, a 22 de outubro de 2019, uma conferência pública intitulada «Les Enclos – O sonho Gulbenkian de um jardim na Normandia», proferida pela arquiteta paisagista Cristina Castel-Branco.

A exposição foi recebida com entusiasmo por parte da comunicação social, que contribuiu bastante para a programação associada às comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian. Dos muitos artigos publicados em periódicos (imprensa e digital), encontram-se identificadas 120 referências no dossiê de imprensa associado à mostra (Dossiê de imprensa, 2019, Arquivos Gulbenkian, ID: 139024).

Do conjunto de artigos relacionados com a exposição e com as iniciativas a ela associadas, destacamos os textos publicados no Diário de Notícias (21, 22 e 23 mar. 2019), no Jornal Económico (23 mar. 2019), na Visão (24 jan., 22 e 23 mar. 2019), no Mundo Português (20 jan. e 22 mar. 2019) e na revista Up (28 fev. 2019), bem como os artigos de Maria Costa, no jornal O Diabo (22 mar. 2019), de José Pedro Castanheira, no Expresso (9 fev. 2019), de José Mário Leite, no Jornal Nordeste (5 fev. 2019), de Elsa Furtado, na revista online Canela & Hortelã (21 mar. 2019), e de Luís M. Faria, no Expresso (2 fev. 2019), dedicado ao lançamento editorial da biografia de Gulbenkian.

São igualmente de assinalar, no Público, uma entrevista e um artigo independente assinados por Isabel Salema, um artigo de Miguel Bandeira Jerónimo e a crónica de Pedro Paulo de Azeredo Perdigão (Público, 25 e 26 jan. 2019), e, no Jornal i, a crónica de Eduardo Oliveira e Silva (30 jan. 2019).

No âmbito da divulgação das atividades associadas aos 150 anos do nascimento de Gulbenkian, a notícia difundida pela agência Lusa foi divulgada nos jornais O Jogo (23 mar. 2019), O Minho (23 mar. 2019), Mundo Português (21 mar. 2019), Público (13 fev. e 23 mar. 2019), Observador (21 e 22 mar. 2019), Notícias ao Minuto (21 e 22 mar. 2019), Visão (21 mar. 2019), JL. Jornal de Letras, Artes e Ideias (16 jan. 2019), Correio da Manhã (21 e 23 mar. 2019) e Diário de Notícias da Madeira (22 mar. 2019).

A mostra teve igualmente cobertura televisiva e radiofónica, tendo sido divulgada regularmente na RTP, SIC, TVI e Porto Canal, e em diversas estações de rádio, nomeadamente a TSF, a Renascença, a Antena 1 e a Antena 3, nas quais integrou a programação diária ou marcou presença em programas temáticos, entre os quais se destaca o magazine cultural As Horas Extraordinárias, da RTP3, cuja edição do dia 23 de outubro foi gravada no espaço da exposição, na Fundação Calouste Gulbenkian. No dia 1 de março de 2019, a BBC Sounds transmitiu o programa «Calouste Gulbenkian. The Architect Of Middle East Oil», que contou com a participação de Martin Essayan, bisneto de Gulbenkian, Jonathan Conlin, autor da biografia publicada no início de 2019, e o historiador Joost Joncker.

Isabel Falcão, 2022

The exhibition “Calouste. Uma vida, não uma exposição”, on show in the Temporary Exhibitions Gallery (lower ground floor) of the Calouste Gulbenkian Foundation Main Building (renamed the Lower Ground Floor Gallery in 2019), opened on 23 March 2019, the 150th anniversary of the birth of Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955), the businessman, art collector and philanthropist of Armenian origin, born in Üsküdar, Istambul, who founded the institution that shares his name. The Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) ran an extensive programme of events to mark the event, which included this exhibition and began in the month of January 2019 with the launch of the biography Mr Five Per Cent: The many lives of Calouste Gulbenkian, the world’s richest man, by Jonathan Conlin.

Curated by professor, essayist and curator Paulo Pires do Vale, the show, which opened on 24 March and closed on 31 December 2019, allowed visitors to explore the world of Calouste Sarkis Gulbenkian through a carefully chosen selection of objects, documents and records, offering “a journey around the traces a life leaves behind” (Belanciano, Público, 23 Jan 2019, p. 36).

The exhibition comprised of a diverse selection of items, including personal possessions, diaries, agendas, letters and other documentation, photographic archives, volumes from the personal library of Calouste Gulbenkian, books and catalogues on subjects related to his life and the art collection he amassed. From this collection, the exhibition included his final purchase, Montmartre, Rue Saint-Vincent by Lépine (Inv. 2387) and a basalt sculpture of a reclining lion, dating from the Ptolemaic period, one of 33 pieces donated by Calouste Gulbenkian to the Museu Naciponal de Arte Antiga, in 1952.

The exhibition’s curator aimed to create “a journey through the life of Calouste and what he left behind for subsequent generations” (2019, um ano para celebrar Calouste, 2019, p. 11).  Avoiding causal links between the actions and recollections of the figure portrayed, he instead gave visitors the freedom to “play an active role in constructing this life, tracing a path from back to front, from the most recent to the most remote – a line, like a labyrinth crossing the worlds that separate Lisbon and Istanbul, that will find a narrative through its stories, interruptions and also its shortcomings” (Ibid.).

This path through the exhibition, devised by its curator, began in the atrium, near the staircase leading to the exhibition gallery, in the FCG Congress Rooms (a public thoroughfare that provides access to the Foundation’s other departments). This area contained panels with screens showing video testimonies in which various associates, recipients of scholarships and visitors “tell his story – or the stories of how Calouste came to change their lives” (FCG Newsletter FCG, n.º 207, Mar 2019, p. 12). Upon entering the exhibition rooms, the layout of the objects, museum apparatus and explanatory texts reflected the central concept of the curatorial approach - presenting the narrative from back to front. The exhibition’s content, which was of a strongly biographical bent, began with the day Calouste Gulbenkian died – presenting the telegram his daughter, Rita Essayan, sent to her brother, Nubar Essayan, on 20 July 1955, containing news of the death of their father – and ended in a room that evoked his childhood and Armenian roots. Thanks to a timeline snaking around the walls of the rooms, visitors could follow key dates in Gulbenkian’s life. This timeline also appeared on the back of the exhibition poster, which visitors were invited to take home free of charge. Interestingly, the front featured a copy of a “portrait of Gulbenkian himself in the style of Andy Warhol” (Belanciano, Público, 23 Mar 2019, p. 36).

At several points in the exhibition, visitors stepped out of “the world of Mister Gulbenkian and into the more personal world of Calouste, the man who, despite being the richest in the world, always avoided the spotlight. ‘He had a reserved, secretive and introspective side, which was never on display’. This was, therefore, an ‘impossible exhibition’, explains Pires do Vale. Turning this fragility into a strength, the curator opted to draw attention to this ‘contradiction’ and ‘even use it in the title’” (FCG Newsletter, n.º 207, Mar 2019, p. 12).

The accompanying programme of events included guided tours, many delivered by Calouste Gulbenkian Museum Education Services staff, while others were led by the curator, Paulo Pires do Vale and the director of the FCG Armenian Communities Programme, Razmik Panossian. The latter were scheduled to coincide with an official visit by the President of Armenia, Armen Sarkissian, to the FCG on 9 April 2019.

As part of the celebrations to mark the 150th anniversary of the birth of its founder, the Calouste Gulbenkian Foundation also ran a competition entitled “Quem é Calouste?” (Who is Calouste?”), which invited young people aged 15 to 25 to submit creative projects (music, visual arts, writing or film) inspired by the figure of Calouste Gulbenkian. The prizes were awarded in a ceremony held in the Grand Auditorium of the FCG on 23 March, first place going to a project by a group of Visual Arts students from Francisco de Holanda Secondary School in Guimarães.

Academia das Ciências de Lisboa also contributed to the commemorative programme with a public lecture on 22 October 2019, entitled “Les Enclos – O sonho Gulbenkian de um jardim na Normandia”, delivered by landscape architect Cristina Castel-Branco.

The exhibition was enthusiastically received by the press, which contributed greatly to the series of events commemorating the 150th anniversary of the birth of Calouste Sarkis Gulbenkian. Of the many articles published in (print and online) newspapers, 120 references to the exhibition appear its press dossier (Press dossier, 2019, Gulbenkian Archives, ID: 139024).

Highlights of the coverage of the exhibition and related activities include articles published in Diário de Notícias (21, 22 and 23 Mar 2019), Jornal Económico (23 Mar 2019), Visão (24 Jan, 22 and 23 Mar 2019), Mundo Português (20 Jan and 22 Mar 2019) and the magazine Up (28 Feb 2019), in addition to articles by Maria Costa for newspaper O Diabo (22 Mar 2019), José Pedro Castanheira for Expresso (9 Feb 2019), José Mário Leite for Jornal Nordeste (5 Feb 2019), Elsa Furtado, for the online magazine Canela & Hortelã (21 Mar 2019), and Luís M. Faria for Expresso (2 Feb 2019), the latter dedicated to the book launch for the Gulbenkian biography.

Other noteworthy features included an interview and article by Isabel Salema for Público, an article by Miguel Bandeira Jerónimo, a report by Pedro Paulo de Azeredo Perdigão (Público, 25 and 26 Jan 2019), and a report by Eduardo Oliveira e Silva for Jornal i, (30  Jan 2019).

In terms of coverage of the events to mark Gulbenkian’s 150th birthday celebrations, the news broadcast by press agency Lusa was published in newspapers O Jogo (23 Mar 2019), O Minho (23 Mar 2019), Mundo Português (21 Mar 2019), Público (13 Feb and 23 Mar 2019), Observador (21 and 22 Mar 2019), Notícias ao Minuto (21 and 22 Mar 2019), Visão (21 Mar 2019), JL. Jornal de Letras, Artes e Ideias (16 Jan 2019), Correio da Manhã (21 and 23 Mar 2019) and Diário de Notícias da Madeira (22 Mar 2019).

The exhibition also received television and radio coverage, regularly appearing on RTP, SIC, TVI and Porto Canal, as well as various radio stations, notably TSF, a Renascença, Antena 1 and Antena 3, on which it was mentioned in regular programming or featured on specialist broadcasts. These included cultural magazine show As Horas Extraordinárias on RTP3, the 23 October edition of which was recorded in the exhibition space at the Calouste Gulbenkian Foundation. On 1 March 2019, BBC Sounds broadcast the programme “Calouste Gulbenkian. The Architect of Middle East Oil”, which featured Martin Essayan, Gulbenkian’s great grandson, Jonathan Conlin, author of the biography published in early 2019, and historian Joost Joncker.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Inv. 2575

Inv. 2680

Desconhecido

c. 400-330 a.C / Inv. N657

Tapete com decoração de caixotões múltiplos

Desconhecido

Tapete com decoração de caixotões múltiplos, Inv. T93

Evangeliário

Nicolas Nikoghayos

Evangeliário, 1647-1693 / Inv. LA193

A Rua Saint-Vincent em Montmartre

Stanislas Lépine (1835-1892)

A Rua Saint-Vincent em Montmartre, c. 1873-78 / Inv. 2387


Eventos Paralelos

Concerto

Concertos na Exposição

30 nov 2019 – 7 dez 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria de Exposições Temporárias (piso 01)
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

O Mundo Arménio De Calouste Gulbenkian

18 jul 2019 – 20 set 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria de Exposições Temporárias (piso 01)
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

À Conversa com o Curador Paulo Pires do Vale

29 mar 2019 – 21 set 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria de Exposições Temporárias (piso 01)
Lisboa, Portugal
Visita oficial

Visita do Presidente da Arménia

9 abr 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria de Exposições Temporárias (piso 01)
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Como Fazer uma Exposição, que é uma Biografia?

13 nov 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria de Exposições Temporárias (piso 01)
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Trio Aeternus: Alexander Stewart (violino), João Paulo Santos (piano) e Varoujan Bartikian (violoncelo)
Isabel Mota (esq.), Rui Hermenegildo Gonçalves, Guilherme d'Oliveira Martins e José Luís Távora (dir.)
Armen Sarkissian (esq.) e Paulo Pires do Vale (dir.)
Armen Sarkissian e Paulo Pires do Vale
Armen Sarkissian (esq.), Paulo Pires do Vale (dir.)
Armen Sarkissian (esq.), Paulo Pires do Vale (esq.), Razmik Panossian (centro), Isabel Mota (centro), Guilherme d'Oliveira Martins (centro), Rui Marques Gonçalves (dir.)
Razmik Panossian, Isabel Mota (esq.), Guilherme d'Oliveira Martins (ao fundo), Armen Sarkissian (centro), Paulo Pires do Vale (dir.)
Paulo Pires do Vale, Armen Sarkissian e Razmik Panossian
Razmik Panossian (esq.), Armen Sarkissian (centro) e Paulo Pires do Vale (dir.)
Paulo Pires do Vale, Armen Sarkissian, Razmik Panossian, Rui Marques Gonçalves
Armen Sarkissian (esq.), Paulo Pires do Vale (dir.)
Rui Marques Gonçalves (esq.), Razmik Panossian, Armen Sarkissian, Paulo Pires do Vale (dir.)
Rui Marques Gonçalves (esq.), Isabel Mota (centro), Armen Sarkissian, Paulo Pires do Vale (dir.)
Armen Sarkissian (esq.), Paulo Pires do Vale (esq.), José Neves Adelino (centro), Razmik Panossian (dir.)
Armen Sarkissian (esq.), Paulo Pires do Vale (dir.)
Isabel Mota (esq.), Razmik Panossian (dir.)
Isabel Mota (esq.), Armen Sarkissian (dir.)
Armen Sarkissian, Rui Marques Gonçalves (centro), Paulo Pires do Vale (centro), José Neves Adelino (dir.)
Razmik Panossian (esq.), Armen Sarkissian (centro), Vahe Mkhitarian (dir.)
Arman Amirkhanyan (esq.), Armen Sarkissian (dir.)
Vahe Mkhitarian (esq.), Elena Ryabova (centro), Armen Sarkissian (dir.)
Sérgio Gulbenkian (esq.), Armen Sarkissian (dir.)
Armen Sarkissian
Armen Sarkissian
Armen Sarkissian, Presidente da República da Arménia
Visita do Presidente da República da Arménia, Armen Sarkissian, à Fundação Calouste Gulbenkian
Armen Sarkissian (esq.), Razmik Panossian (dir.)
Armen Sarkissian (esq.), Vahe Mkhitarian (dir.)
Armen Sarkissian
Razmik Panossian (esq.), Armen Sarkissian (dir.)
Razmik Panossian (centro esq.), Varoujan Bartikian (centro)
Varoujan Bartikian (esq.), Armen Sarkissiant (centro), Elena Ryabova (dir.)
Ani Garmiryan (esq.), Kayane Gavrilof (dir.)
Armen Sarkissian (dir.), Razmik Panossian (dir.)
Armen Sarkissian (esq.)
Armen Sarkissian
Razmik Panossian (esq.), Armen Sarkissian (centro)
Armen Sarkissian
Armen Sarkissian
Armen Sarkissian
Armen Sarkissian (esq.), Razmik Panossian (dir.)
João Paulo Santos (piano) e Varoujan Bartikian (violoncelo)
Armen Sarkissian, Presidente da República da Arménia (esq.) e Isabel Mota (dir.)
Alexander Stewart
Razmik Panossian, José Neves Adelino, Guilherme d'Oliveira Martins, Isabel Mota e Armen Sarkissian
Varoujan Bartikian
José Neves Adelino, Guilherme d'Oliveira Martins, Armen Sarkissian e Isabel Mota
Alexander Stewart
José Neves Adelino, Guilherme d'Oliveira Martins, Armen Sarkissian e Isabel Mota
Alexander Stewart (esq.) e João Paulo Santos (dir.)
Armen Sarkissian e Isabel Mota
Varoujan Bartikian e Alexander Stewart
Guilherme d'Oliveira Martins (centro), José Neves Adelino e Razmik Panossian (dir.)
Alexander Stewart e Varoujan Bartikian
Armen Sarkissian, Presidente da República da Arménia
Varoujan Bartikian
Trio Aeternus: Alexander Stewart (violino), João Paulo Santos (piano) e Varoujan Bartikian (violoncelo)
Razmik Panossian
Varoujan Bartikian (violoncelo)
Guilherme d'Oliveira Martins (centro), José Neves Adelino (centro), Razmik Panossian (centro), Armen Sarkissian e Isabel Mota (dir.)
Alexander Stewart (violino) e João Paulo Santos (piano)
Guilherme d'Oliveira Martins (esq.), José Neves Adelino (esq.), Razmik Panossian (esq.), Armen Sarkissian e Isabel Mota (dir.)
Armen Sarkissian (esq.) e Isabel Mota (dir.)
Guilherme d'Oliveira Martins (centro), José Neves Adelino (centro) e Armen Sarkissian (dir.)
Alexander Stewart (esq.), João Paulo Santos (centro) e Varoujan Bartikian (dir.)
Rui Marques Gonçalves, José Neves Adelino, Isabel Mota, Armen Sarkissian, Guilherme d'Oliveira Martins e Razmik Panossian
Alexander Stewart (esq.), João Paulo Santos (centro) e Nariné Dellalian (ao fundo)
José Neves Adelino (esq.), Isabel Mota, Armen Sarkissian (centro), Guilherme d'Oliveira Martins (dir.)
Alexander Stewart (esq.), João Paulo Santos (centro) e Nariné Dellalian (ao fundo)
Paulo Pires do Vale (esq.), José Neves Adelino, Armen Sarkissian (centro), Rui Marques Gonçalves (dir.)
Paulo Pires do Vale, Rui Marques Gonçalves, Armen Sarkissian, Guilherme d'Oliveira Martins, José Neves Adelino, Razmik Panossian
Paulo Pires do Vale (esq.), Armen Sarkissian (esq.) e Razmik Panossian (dir.)
Armen Sarkissian (esq.) e Paulo Pires do Vale (dir.)
Artur Santos Silva (esq.); Paulo Pires do Vale (centro)
Jessica Hallett e João Gomes Cravinho (atrás, ao centro) e Paulo Pires do Vale à dir.)
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale e Jessica Hallett (à esq.)
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentação referente à programação das atividades da FCG para os anos de 2017 a 2019. Contém correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém comunicados de imprensa, pressbook, materiais gráficos e programa. 2019

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04823

Pasta com documentação referente à programação das atividades realizadas no âmbito do 150º aniversário de Calouste Sarkis Gulbenkian. Contém correspondência interna e externa, calendarização dos eventos e memória descritiva da exposição. 2018 – 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 05033

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém pedido de empréstimo de obras ao Museu Nacional de Arte Antiga. 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 178573

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 136655

Coleção fotográfica, cor: montagem (FCG, Lisboa) 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 145669

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 211947

Coleção fotográfica, cor: evento paralelo (FCG, Lisboa) 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 149236

Coleção fotográfica, cor: evento paralelo (FCG, Lisboa) 2019


Exposições Relacionadas

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