TOTEM

Programa Gulbenkian Próximo Futuro. Ciclo «Arte Pública»

Intervenção artística criada pelo Subvert Studio, integrada no ciclo «Arte Pública» organizado no âmbito do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro». A convite de António Pinto Ribeiro, coordenador do programa, Tiago Rebelo de Andrade e Diogo Ramalho apresentaram uma peça icónica de forte carga simbólica.
Art installation created by Subvert Studio for the public art exhibitions for the Gulbenkian Next Future Programme. At the invitation of programme director António Pinto Ribeiro, Tiago Rebelo de Andrade and Diogo Ramalho presented a symbolically-charged, iconic artwork.

A convite de António Pinto Ribeiro, programador-geral do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro», o ateliê de arquitetura Subvert Studio, com projeto de Tiago Rebelo de Andrade e Diogo Ramalho, criou a instalação Totem para integrar o Ciclo «Arte Pública» uma iniciativa que pretendia «proporcionar o confronto dos visitantes habituais e ocasionais dos espaços públicos da Fundação com estas e outras instalações, contribuindo para o debate sobre a intervenção das obras de arte no espaço público» (Próximo Futuro [blogue], jun. 2010).

Criado em 2009, o «Próximo Futuro» foi um projeto temporário programado por António Pinto Ribeiro para três anos, mas que viria a prolongar-se até 2015. O projeto tinha como mote a promoção e divulgação da criação artística de África, América Latina e Caraíbas e apostava na transversalidade do seu programa, com conferências, exposições e espetáculos. Segundo António Pinto Ribeiro, preconizava-se o «direito dos artistas e dos trabalhadores da cultura dos países terceiros a aprender, estudar e apresentar as suas propostas culturais e artísticas aos cidadãos europeus e suas organizações» («Próximo Futuro traz África e América Latina à Gulbenkian», Diário de Notícias, 19 mai. 2010).

O «Próximo Futuro» convidava assim, todos os anos, um artista diferente para, primeiro, pensar no conceito proposto e, posteriormente, realizar a obra, bem como escolher a sua localização no espaço exterior do Jardim. Estas estruturas tinham a forma de abrigo, cuja função era, essencialmente, acolher o público e os oradores que participavam dos vários eventos (ciclos de cinema, peças de teatro, dança, conversas e conferências) que integravam a programação geral do «Próximo Futuro».

Em 2014, foi erigido o Totem (também denominado Tupã-Um Totem Sul-Americano), que albergou a quarta edição da Festa da Literatura e do Pensamento, e permaneceu naquele lugar para ser livremente experienciado pelos frequentadores do Jardim até 30 de setembro daquele ano. Foi erigida no amplo espaço do Jardim Gulbenkian uma estrutura temporária que também proporcionava momentos de convívio e/ou de contemplação e que remetia para a herança arquitetónica da América do Sul, tema da programação de 2014.

Além de um abrigo, os artistas criavam igualmente um objeto com forte carga simbólica: «O Totem reflete os quatro elementos naturais: a terra – de onde ele surge; o ar – o elemento que o sustenta; o fogo – através da reflexão da luz e do sol; e a água – insinuado pela respetiva textura e forma. A estrutura do pavilhão é de aço e construído com placas de madeira cobertas de papel espelhado. Ao caminhar pelos jardins da Fundação Gulbenkian, deparamo-nos com o pavilhão, uma experiência espacial de luz, de som e de cor, que espelha, de modos diversos, os elementos da criação. Na mitologia Guarani, a palavra Tupã refere-se ao deus supremo do universo e criador da luz. A sua habitação é o sol. Tupã torna-se, neste contexto, na representação arquitetônica de um continente, a América do Sul.» (Tupã – Um Totem Sul-Americano / Subvert Studio, 2014)

Ana Lúcia Luz, 2020


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Artistas / Participantes


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2009 – 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

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