Rulote. Nuno Viegas

Programa Gulbenkian Próximo Futuro. Ciclo «Arte Pública»

Intervenção do artista português Nuno Viegas (1977), integrada no ciclo «Arte Pública» organizado no âmbito do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro». A convite de António Pinto Ribeiro, coordenador do programa, o artista apresentou a sua recriação plástica nas paredes exteriores de uma rulote, exibida em espaço público.
Art installation by Portuguese artist Nuno Viegas (1977) included in the public art exhibitions for the Gulbenkian Next Future Programme. At the invitation of programme director António Pinto Ribeiro, the artist presented a caravan with a visually transformed exterior.

A convite de António Pinto Ribeiro, programador-geral do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro», Nuno Viegas (1977) integrou o grupo de artistas selecionados para o Ciclo «Arte Pública, uma iniciativa que pretendia «proporcionar o confronto dos visitantes habituais e ocasionais dos espaços públicos da Fundação com estas e outras instalações, contribuindo para o debate sobre a intervenção das obras de arte no espaço público» (Próximo Futuro [blogue], jun. 2010). Nos meses de verão, ao longo de todas as edições do Programa «Próximo Futuro», e em complemento aos outros eventos programados, foram integradas estruturas artísticas de cariz público e coletivo no espaço do Jardim Gulbenkian.

Criado em 2009, o «Próximo Futuro» foi um projeto temporário programado por António Pinto Ribeiro para três anos, mas que viria a prolongar-se até 2015. O projeto tinha como mote a promoção e divulgação da criação artística de África, América Latina e Caraíbas e apostava na transversalidade do seu programa, com conferências, exposições e espetáculos. Segundo António Pinto Ribeiro, preconizava-se o «direito dos artistas e dos trabalhadores da cultura dos países terceiros a aprender, estudar e apresentar as suas propostas culturais e artísticas aos cidadãos europeus e suas organizações» («Próximo Futuro traz África e América Latina à Gulbenkian», Diário de Notícias, 19 mai. 2010).

O «Próximo Futuro» convidava assim, todos os anos, um artista diferente para, primeiro, pensar no seu conceito e, posteriormente, realizar a obra, bem como escolher a sua localização no espaço exterior do Jardim. Estas estruturas tinham a forma de abrigo (tenda, cabana, casa-arquivo) ou de rulote. Os abrigos tinham essencialmente a função de acolher o público e os oradores que participavam nas conferências que integravam a programação; as rulotes serviam de apoio aos eventos, nomeadamente para dispensar alimentos.

O artista convidado em 2012 foi Nuno Viegas, que aliou a ideia de itinerância, que caracteriza o objeto rulote, ao conceito de mudança de vida. O artista diz mesmo: «A rulote interessou-me sobretudo como objeto nómada. Neste sentido, a acumulação de malas numa pequena embarcação é uma alusão aos movimentos migratórios, que tantas vezes, de forma precária e clandestina, cruzam as fronteiras reduzindo a dimensão humana a um mero valor objetual ou a um valor de carga.» (Próximo Futuro [blogue], jun. 2010)

Para este conceito, Nuno Viegas usou a superfície da rulote como se de uma tela se tratasse, e pintou várias malas de viagem, bastante coloridas e em diferentes posições. Este contraste de cores conferia particular visibilidade à rulote, tornando-a uma atração.

Acerca desta intervenção, Elisa Santos, curadora da exposição «Ocupações», de Filipe Branquinho, projeto realizado também no Jardim Gulbenkian e inserido na programação do Próximo Futuro desse mesmo ano, disse: «Nos antípodas das viagens extraordinárias de Raymond Roussel, na sua rulote de nove metros de comprimento, está esta casca de noz entre o Atlântico e o Mediterrâneo, cheia de malas coloridas, anónimas, amontoadas, que invocam outras viagens, de fugas e desesperos.» (Próximo Futuro [blogue], jun. 2012).

Ana Lúcia Luz, 2020


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2009 – 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

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