Ainsi Font les Rêveurs. Les Années 60 dans la Collection d'Art Britannique du Centre d'Art Moderne de la Fondation Calouste Gulbenkian

Exposição coletiva que apresentou obras da coleção de arte britânica do Centro de Arte Moderna. Comissariada por Ana Vasconcelos, a mostra integrou 68 obras realizadas nos anos 60, período marcado pela emergência da Pop Art na Grã-Bretanha.
Collective exhibition featuring works from the British art collection of the Modern Art Centre. Curated by Ana Vasconcelos, the show featured around 68 works from the 1960s, the decade when Pop Art emerged in Great Britain.

Exposição de obras da coleção de arte britânica do Centro de Arte Moderna (CAM) no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris, com organização da Fundação Calouste Gulbenkian. Esteve patente entre junho e outubro de 2010.

Com o apoio da Delegação da Fundação Gulbenkian no Reino Unido e comissariada por Ana Vasconcelos, curadora do CAM, a mostra integrou 68 obras (pinturas, desenhos, gravuras e esculturas), realizadas por 45 artistas que se destacaram no panorama geral da arte britânica do século XX, nomeadamente Richard Smith, Derek Boshier, Bridget Riley, Gillian Ayres, Frank Auerbach ou Leon Kossoff, entre muitos outros.

O título atribuído à mostra foi inspirado, de acordo com a curadora, por uma música do grupo The Beatles, Like Dreamers Do, por fazer alusão ao sonho enquanto «levier de l’action» (alavanca da ação) e por remeter para o ambiente experimental que se vivia na época (Ainsi Font les Rêveurs. As Dreamers Do, 2010, p. 59).

O projeto expositivo, que ficou a cargo de Teresa Nunes da Ponte e Arne Kaiser, ofereceu ao público francês uma autêntica «viagem» pelos anos 60 na Grã-Bretanha, um período marcado pela emergência da Pop Art, por um desejo de mudança e pela «busca de uma sociedade mais livre e mais histórica», longe do expressionismo abstrato que se fez sentir após o final da Segunda Guerra Mundial (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 115, jul./ago. 2010, p. 9).

A cultura pop, que abrangeu diversos campos artísticos, do cinema à fotografia, passando pela literatura ou pelas artes visuais, e com fortes manifestações nas indústrias da música e da moda, atingiu o seu auge nos Estados Unidos da América na década de 1960, privilegiando uma estética popular e de matriz consumista.

A mostra integrou algumas obras emblemáticas, como The Love Wall (1961), de Peter Blake, uma estrutura em madeira, feita de memórias; os efeitos óticos gerados pelas pinturas de Bridget Riley, Shuttle e Metamorphosis (ambas de 1964); a obra The Lonely Surfer (1963), de Richard Smith, que procurava novas maneiras de trabalhar a dimensionalidade das telas; os desenhos a carvão de Leon Kossoff e Frank Auerbach; a pintura Summershot (1964/65), de Antony Donaldson, ou ainda a obra Renaissance Head (1963), de David Hockney, que trabalhou, de forma imaginativa, a iconografia renascentista, influenciado por uma recente viagem à América e pelo encontro com Andy Warhol.

A exposição em Paris incluiu ainda algumas obras menos conhecidas, numa «espécie de redescoberta da coleção», tal como afirmou Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, na apresentação que redigiu para o catálogo, dando alguns exemplos, como as gravuras de Harry Thubron, ou as pinturas do artista irlandês Louis le Brocquy (Ainsi Font les Rêveurs. As Dreamers Do, 2010).

O catálogo da exposição teve edição bilingue (francês/inglês) e contou com a reprodução de todas as obras expostas. Incluiu igualmente, além da apresentação de Emílio Rui Vilar, textos da autoria de Ana Vasconcelos, que proporcionam uma compreensão geral do impacto dos anos 60 na arte britânica e da relevância histórica da coleção de arte britânica do CAM, uma das maiores fora do Reino Unido, com cerca de 450 trabalhos adquiridos entre 1959 e 1965.

Apesar de no seu texto incluir múltiplos dados e conexões estabelecidas a partir dos artistas selecionados para a mostra, Ana Vasconcelos defende a ideia de que «l'essentiel de l'art reste toujours indicible – c'est d'ailleurs la seule justification du travail des artistes» (Ainsi Font Les Rêveurs. As Dreamers Do, 2010, p. 59). No mesmo texto, a curadora põe em perspetiva os anos de 1960: «Voilà donc l'importance de ce regard rétrospectif, puisque la leçon, elle, ne pouvait guère être plus claire: “Le propos des Sixties est le changement – compris ou non, faisable ou hasardeux. Faites-vous partie du problème, demandait le slogan, ou partie de la solution?”» (Ainsi Font Les Rêveurs. As Dreamers Do, 2010, p. 60)

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Composition in Orange August 1960

Adrian Heath (1920-1992)

Composition in Orange August 1960, Inv. DE13

Bird Noises No. 3

Alan Davie (1920-2014)

Bird Noises No. 3, Inv. DE3

Fruit Shelf

Alan Davie (1920-2014)

Fruit Shelf, Inv. DE2

Rattles for Sunset

Alan Davie (1920-2014)

Rattles for Sunset, Inv. DE4

Smoke Signals no. 1

Alan Davie (1920-2014)

Smoke Signals no. 1, Inv. PE244

Wa, Wa July

Alan Davie (1920-2014)

Wa, Wa July, Inv. DE140

"Dance with the Head and the Legs..."

Allen Jones (1937-)

"Dance with the Head and the Legs...", Inv. PE202

Parachutist No. 2

Allen Jones (1937-)

Parachutist No. 2, Inv. PE201

High Place I

Anne Madden (1932-)

High Place I, Inv. PE183

Summershot

Antony Donaldson (1939-)

Summershot, 1964/1965 / Inv. PE242

Drawing Imperial I

Bernard Cohen (1933-)

Drawing Imperial I, Inv. DE11

Drawing Imperial II

Bernard Cohen (1933-)

Drawing Imperial II, Inv. DE12

Mist

Bernard Cohen (1933-)

Mist, Inv. PE241

Fallen Bird

Bernard Meadows (1915-2005)

Fallen Bird, Inv. EE5

Metamorphosis

Bridget Riley (1931-)

Metamorphosis, Inv. PE158

Shuttle

Bridget Riley (1931-)

Shuttle, Inv. PE159

Swing Low

David Annesley (1936-)

Swing Low, Inv. EE14

Trevarrack

Denis Mitchell (1912-1993)

Trevarrack, Agosto de 1961 / Inv. EE3

Maze

Derek Boshier (1937-)

Maze, Inv. PE262

Out

Derek Boshier (1937-)

Out, Inv. PE263

So Ad Men Became Depth Men

Derek Boshier (1937-)

So Ad Men Became Depth Men, Inv. PE261

The Stage

Derrick Woodham (1940-)

The Stage, Inv. EE16

Head of E.O.W.

Frank Auerbach (1931-)

Head of E.O.W., 1956-1957 / Inv. DE1

Stamboul

Gillian Ayres (1930-2018)

Stamboul, Inv. PE272

Unvisited

Gillian Ayres (1930-2018)

Unvisited, Inv. PE271

Constant

Harold Cohen (1928-2016)

Constant, Inv. PE255

Japanese Red

Harry Thubron (1915-1985)

Japanese Red, 1971 / Inv. 72GE422

Spanish Red

Harry Thubron (1915-1985)

Spanish Red, Fevereiro de 1970 / Inv. 72GE421

Untitled (Black)

Harry Thubron (1915-1985)

Untitled (Black), Julho de 1971 / Inv. 72GE420

Untitled (Cerise)

Harry Thubron (1915-1985)

Untitled (Cerise), 1971 / Inv. 72GE419

India Red Disk

Henry Mundy (1919-)

India Red Disk, 1962 / Inv. DE19

Mr. and Mrs. Patrick Caulfield

Howard Hodgkin (1932-2017)

Mr. and Mrs. Patrick Caulfield, 1969/1970 / Inv. PE223

Vertical Screen

Hubert Dalwood (1924-1976)

Vertical Screen, Inv. EE19

Giusti Allusion

Ian Stephenson (1934-2000)

Giusti Allusion, Inv. PE141

Maculate Conception: Giusti 5

Ian Stephenson (1934-2000)

Maculate Conception: Giusti 5, Inv. PE146

Volution

Isaac Witkin (1936-)

Volution, Inv. EE21

Concord

Jeremy Moon (1934-1973)

Concord, Inv. PE224

Summer 1959.1

Joe Tilson (1928-)

Summer 1959.1, Inv. PE138

Wooden Relief n. 10

Joe Tilson (1928-)

Wooden Relief n. 10, Inv. RE3

Column

John Hoskin (1921-1990)

Column, 1960 / Inv. EE23

Column

John Hoskin (1921-1990)

Column, 1960 / Inv. EE23

No.19, 26.12.1961

John Hoyland (1934-)

No.19, 26.12.1961, Inv. PE203

The prisoner

John Kelly (1935-2006)

The prisoner, 1959 / Inv. PE197

Head of Seedo IV

Leon Kossoff (1926-2019)

Head of Seedo IV, 1958-1959 / Inv. DE20

Young Woman

Louis Le Brocquy (1916-)

Young Woman, 1960 / Inv. PE185

Cambridge January 1969

Mark Lancaster (1938-)

Cambridge January 1969, Inv. PE188

Nude

Michael Andrews (1928-1995)

Nude, 1959-1961 / Inv. PE266

Bowbend

Michael Bolus (1934-2013)

Bowbend, Inv. EE25

Raskolnikov

Michael Kane (1935-)

Raskolnikov, 1960 / Inv. PE198

View of the Bay

Patrick Caulfield (1936-2005)

View of the Bay, Inv. PE250

The Clown

Patrick Collins (1910-1994)

The Clown, 1960 / Inv. PE260

The exile

Patrick Collins (1910-1994)

The exile, 1959 / Inv. PE259

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column

Patrick Heron (1920-1999)

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column, Inv. PE214

Dirty Lemon, Three Shapes

Patrick Heron (1920-1999)

Dirty Lemon, Three Shapes, Inv. DE17

Violet and Blues

Patrick Heron (1920-1999)

Violet and Blues, Inv. DE16

Bog Cotton

Patrick Scott (1921-)

Bog Cotton, 1960 / Inv. PE153

The pond

Patrick Scott (1921-)

The pond, 1962 / Inv. PE155

Untitled No.36

Paul Huxley (1938-)

Untitled No.36, Julho-Novembro de 1964 / Inv. PE222

Love Wall

Peter Blake (1932-)

Love Wall, Inv. PE128

For Men Only - Starring MM and BB

Peter Phillips (1939-)

For Men Only - Starring MM and BB, Inv. PE168

INsuperSET

Peter Phillips (1939-)

INsuperSET, Inv. PE167

Manifestation

Peter Sedgley (1930-)

Manifestation, Inv. PE151

Swingeing London 67

Richard Hamilton (1922-2011)

Swingeing London 67, Inv. 98GE595

Package

Richard Smith (1931-2016)

Package, Inv. PE148

The Lonely Surfer

Richard Smith (1931-2016)

The Lonely Surfer, Inv. PE147

Painting n. 6

Robyn Denny (1930-)

Painting n. 6, Inv. PE237

Desolate Beach

Roger Hilton (1911-1975)

Desolate Beach, Inv. PE206

Blue Grey Movement

Terry Frost (1915-2003)

Blue Grey Movement, Inv. DE142

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. DE18

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. PE230

Pavan

Tim Scott (1937-)

Pavan, 1964-1965 / Inv. EE22

Blue Circle

William Scott (1913-1989)

Blue Circle, Inv. DE27

Composition with Collage - Black and White Shapes

William Scott (1913-1989)

Composition with Collage - Black and White Shapes, Inv. DE29

Summer

William Scott (1913-1989)

Summer, Inv. PE150

Three Circles

William Scott (1913-1989)

Three Circles, Inv. DE28


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Provas de contacto de aspetos e inauguração da exposição «Ainsi Font Les Rêveurs. Les Annés 60 dans la Collection d'Art Britannique du Centre d'Art Moderne de La Fondation Calouste Gulbenkian»

Documentação


Periódicos


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.