1/150. Gravar e Multiplicar. Gravuras da Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição coletiva organizada em parceria pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. A partir de mais de uma centena de obras de 47 artistas nacionais e internacionais, a mostra deu a conhecer a grande diversidade de propostas plásticas da gravura.
Collective exhibition organised by the Casa da Cerca – Contemporary Art Centre of Almada in partnership with the Modern Art Centre José de Azeredo Perdigão. Through a display of more than 100 works by 47 national and international artists, the exhibition showcased the diversity of visual art and printmaking.

Exposição coletiva organizada em parceria pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP). A mostra deu a conhecer a grande diversidade de propostas plásticas da gravura enquanto técnica autónoma na última metade do século XX. Com comissariado-geral de Ana Vasconcelos e Emília Ferreira e comissariado científico de António Canau, a exposição «1/150. Gravar e Multiplicar» foi fruto da cooperação que as duas instituições mantêm desde a abertura da Casa da Cerca, em 1993.

A mostra reuniu obras de 50 artistas do acervo do CAMJAP e permitiu, pela primeira vez, apresentar em grande escala na Casa da Cerca mais de uma centena de trabalhos em gravura, uma «técnica com inegável valor artístico intrínseco», segundo a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Neto de Sousa (1/150. Gravar e Multiplicar, 2009).

Entre os artistas selecionados, destacaram-se nomes de referência, como Almada Negreiros, Sonia Delaunay, Max Ernst, Mily Possoz, Paula Rego, Man Ray, Emília Nadal, Eduardo Nery, entre muitos outros. A diversidade de obras e autores evidenciou «a grande riqueza da disciplina e permitiu o diálogo entre alguns dos mais notáveis agentes da gravura em Portugal» (Relatório, Balanço e Contas. FCG. 2009, 2010, p. 75).

Com o propósito de apresentar a maior diversidade de obras possível, foram selecionados trabalhos de artistas consagrados noutras áreas, como Henri Matisse, Karl Schmidt-Rottluff ou Howard Hodgkin, a par de trabalhos de artistas que se singularizaram especificamente no domínio da gravura, como foi o caso de Escher ou Horst Antes, e ainda algumas obras cuja área de expressão artística era considerada «indefinida», como salienta Ana Vasconcelos, destacando-se o caso «genial» de Richard Hamilton (1/150. Gravar e Multiplicar, 2009, pp. 10-11).

No âmbito da gravura portuguesa, além dos gravadores Bartolomeu Cid dos Santos e David de Almeida, foram selecionados alguns artistas que utilizaram a gravura como meio de experimentação: Mily Possoz, Vieira da Silva, Paula Rego ou Fernando Calhau.

Na apresentação que redigiu para o catálogo, Ana Isabel Ribeiro, diretora do Centro de Arte Contemporânea, sublinhou a importância da mostra para a Casa da Cerca, uma vez que ela assinalava a primeira vez que ali tinha lugar uma exposição exclusivamente dedicada à gravura, algo que contribuiu igualmente para o enriquecimento da investigação em torno do desenho, «o seu eixo programático» (1/150. Gravar e Multiplicar, 2009). Por seu turno, Ana Vasconcelos felicitou o trabalho conjunto das duas instituições, referindo que a coleção de gravura do CAMJAP tinha finalmente encontrado «o lugar e o tempo da sua apresentação pública» (Ibid.).

O catálogo que acompanhou a exposição foi publicado pela Casa da Cerca e conta com textos do presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Neto de Sousa, Ana Isabel Ribeiro e Ana Vasconcelos. Inclui igualmente três ensaios da autoria das historiadoras de arte Emília Ferreira e Inês Vieira Gomes e do artista e investigador António Canau, versando aspetos históricos da gravura e o dilema de a considerar uma expressão artística autónoma, fora da sombra das ditas «artes maiores».

É precisamente sobre este tópico que Emília Ferreira disserta no seu texto «A gravura como problema artístico». Propondo-se problematizar a atribuição do rótulo de «arte» à gravura, a autora revisita as fases cardeais da história da gravura, desde a sua invenção na China até à contemporaneidade, momento em que se torna objeto «digno» de exposição. Um dos aspetos identificados por Emília Ferreira como estando na origem da hipotética subalternidade da gravura consiste no facto de a gravura ter sido historicamente usada enquanto método de reprodução. Terá sido a sua «multiplicidade» que lhe retirou, de alguma forma, a singularidade? Esta foi apenas uma das propostas de discussão levantadas (1/150. Gravar e Multiplicar, 2009).

A gravura nasceu do desenho e, com uma técnica e linguagem próprias, foi-se adaptando paulatinamente às transformações do tempo e das diferentes civilizações, através de novas soluções técnicas e artísticas. Neste sentido, e de acordo com Emília Ferreira, no século XX, concretamente no final da década de 70, quando se vulgariza o recurso à fotografia como meio fácil e económico de multiplicação de imagens, a prática artística da gravura explora novos domínios experimentais e revela novas potencialidades plásticas (Ibid).

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Nu

Alice Jorge (1924-2008)

Nu, Inv. GP79

Nu

Alice Jorge (1924-2008)

Nu, Inv. GP139

Nu

Alice Jorge (1924-2008)

Nu, Inv. GP993

S/título

Alice Jorge (1924-2008)

S/título, Inv. GP202

S/título

Alice Jorge (1924-2008)

S/título, Inv. GP990

Sargaceira

Alice Jorge (1924-2008)

Sargaceira, Inv. GP117

Vizinhas

Alice Jorge (1924-2008)

Vizinhas, Inv. GP7

Entrée Secoure

Asger Jorn (1914-1973)

Entrée Secoure, 1971 / Inv. GE183

Euclide Coincé

Asger Jorn (1914-1973)

Euclide Coincé, 1971 / Inv. GE184

Hibou Sortilége

Asger Jorn (1914-1973)

Hibou Sortilége, 1971 / Inv. GE182

Chaminés de Londres

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Chaminés de Londres, 1957 / Inv. GP1981

Ecce Homo

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Ecce Homo, Inv. GP282

Four Bishops

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Four Bishops, 1962 / Inv. GP1346

Natureza-morta

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Natureza-morta, Inv. GP23

Portuguese men of war

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Portuguese men of war, 1961 / Inv. GP1347

Praia do Guincho

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Praia do Guincho, Inv. GP162

Lisboa II

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa II, 1967 / Inv. GP256

Ritmos de Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Ritmos de Lisboa, 1957 / Inv. GP21

sem título (Pátio - referência do título no Livro do Tombo)

Carlos Botelho (1899-1982)

sem título (Pátio - referência do título no Livro do Tombo), 1960 / Inv. GP1324

Camponesa

Cipriano Dourado (1921-1981)

Camponesa, 1957 / Inv. GP15

Gravura

Cipriano Dourado (1921-1981)

Gravura, 1965 / Inv. GP204

sem título

Cipriano Dourado (1921-1981)

sem título, 1964 / Inv. GP1339

S/título (Serrazes)

David de Almeida (1945-2014)

S/título (Serrazes), 1982 / Inv. GP2027

sem título

David de Almeida (1945-2014)

sem título, 1982 / Inv. GP2028

Nocturno

Eduardo Nery (1938-2013)

Nocturno, Inv. GP98

s/título

Eduardo Nery (1938-2013)

s/título, Inv. GP591

A new spirit in painting

Eduardo Paolozzi (1924-)

A new spirit in painting, 1982 / Inv. GE493

Nude

Elizabeth Frink (1930-1993)

Nude, Inv. GE490

Slogan's

Emília Nadal (1938-)

Slogan's, 1978 / Inv. GP1011

Composition (Saphire 17)

Fernand Léger (1881-1955)

Composition (Saphire 17), 1947 / Inv. GE201

sem título #458

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #458, 1974 / Inv. 04GP1861

sem título #459

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #459, 1974 / Inv. 04GP1862

sem título #461

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #461, 1974 / Inv. 04GP1864

sem título #711

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #711, 1974 / Inv. 04GP1871

Ecce-Femina

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Ecce-Femina, 1972 / Inv. GP1079

Homenagem a Soror

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Homenagem a Soror, Inv. GP925

S/ Título

Hein Semke (1899-1995)

S/ Título, 1979 / Inv. GP642

S/ Título

Hein Semke (1899-1995)

S/ Título, 1972 / Inv. GP644

Xilogravura

Hein Semke (1899-1995)

Xilogravura, 1973 / Inv. GP368

Le repos du modèle

Henri Matisse (1898-1954)

Le repos du modèle, 1924 / Inv. GE220

6. Fallen Giant

Henry Moore (1898-1986)

6. Fallen Giant, 1973 / Inv. GE456

Head of Girl

Henry Moore (1898-1986)

Head of Girl, 1981 / Inv. GE428

sem título

Henry Moore (1898-1986)

sem título, não datado / Inv. GE430

sem título

Henry Moore (1898-1986)

sem título, Inv. GE431

Stone II

Henry Moore (1898-1986)

Stone II, 1977 / Inv. GE446

The Artist's Hand II

Henry Moore (1898-1986)

The Artist's Hand II, 1979 / Inv. GE441

Figur I

Horst Antes (1936-)

Figur I, Inv. GE10

Figur II

Horst Antes (1936-)

Figur II, Inv. GE11

Venice, Evening

Howard Hodgkin (1932-2017)

Venice, Evening, 1995 / Inv. 99GE602

Drabiny

Jacek Gaj (1938-)

Drabiny, 1967 / Inv. GE554

Le Pigeonnier Normand

Jacques Villon (1875- 1963)

Le Pigeonnier Normand, 1962 / Inv. GE270

Orly

Jacques Villon (1875- 1963)

Orly, 1962 / Inv. GE271

Cavaleiro

João Navarro Hogan (1914-1988)

Cavaleiro, Inv. GP107

Indício

João Navarro Hogan (1914-1988)

Indício, Inv. GP307

Paisagem

João Navarro Hogan (1914-1988)

Paisagem, 1957 / Inv. GP8

Pesadelo

João Navarro Hogan (1914-1988)

Pesadelo, Inv. GP1344

Velatura

João Navarro Hogan (1914-1988)

Velatura, Inv. GP328

The New York Suite 1971

John Hoyland (1934-)

The New York Suite 1971, 1971 / Inv. GE618

The New York Suite 1971

John Hoyland (1934-)

The New York Suite 1971, 1971 / Inv. GE619

Cidade

Jorge Martins (1940-)

Cidade, Inv. GP89

s/título

Jorge Martins (1940-)

s/título, Inv. GP1331

sem título

Jorge Martins (1940-)

sem título, Inv. GP228

sem título

Jorge Martins (1940-)

sem título, Inv. GP203

sem título

Jorge Vieira (1922-1998)

sem título, 1957 / Inv. GP28

sem título

Jorge Vieira (1922-1998)

sem título, 1954 / Inv. GP55

S/Título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título, 1963 / Inv. GP1009

S/Título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título, 1963 / Inv. GP1377

S/Título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título, 1963 / Inv. GP157

S/Título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título, 1963 / Inv. GP158

1.º de Maio V

José de Guimarães (1939-)

1.º de Maio V, 1976 / Inv. GP1257

Mulher ao espelho III

José de Guimarães (1939-)

Mulher ao espelho III, 1976 / Inv. GP984

A Peaceful Day in the Country

Julião Sarmento (1948-2021)

A Peaceful Day in the Country, 1972 / Inv. GP1939

A Rainy Day in the Country

Julião Sarmento (1948-2021)

A Rainy Day in the Country, 1973 / Inv. GP1938

The House With Upstairs in it

Julião Sarmento (1948-2021)

The House With Upstairs in it, 1996/98 / Inv. GP1799

The House With Upstairs in it

Julião Sarmento (1948-2021)

The House With Upstairs in it, 1996-98 / Inv. GP1803

Campino II

Júlio Pomar (1926-2018)

Campino II, 1963 / Inv. GP216

Corpo Verde

Júlio Pomar (1926-2018)

Corpo Verde, Inv. GP1039

D. Quixote II

Júlio Pomar (1926-2018)

D. Quixote II, 1959 / Inv. GP87

Mono Sábio

Júlio Pomar (1926-2018)

Mono Sábio, 1962 / Inv. GP1056

Nu

Júlio Pomar (1926-2018)

Nu, Inv. GP51

Os pastores (Astúrias)

Júlio Pomar (1926-2018)

Os pastores (Astúrias), 1957 / Inv. GP11

sem título

Júlio Pomar (1926-2018)

sem título, Inv. GP1389

S/ Título

Karel Appel (1921- 2006)

S/ Título, 1970 / Inv. GE5

S/ Título

Karel Appel (1921- 2006)

S/ Título, 1970 / Inv. GE6

Cristo e a mulher adúltera

Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976)

Cristo e a mulher adúltera, Inv. GE246

Grande herbário de sombras (Sombra de Datura)

Lourdes Castro (1930-2022)

Grande herbário de sombras (Sombra de Datura), 1973 / Inv. GP948

Sombra de Dália

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra de Dália, 1970 / Inv. GP949

Sombra projectada de Arroyo

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra projectada de Arroyo, 1971 / Inv. GP950

Sombra projectada de Solange Dias

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra projectada de Solange Dias, 1973 / Inv. GP947

sem título

Luis Dourdil (1914-1989)

sem título, 1984 / Inv. GP605

S/Título

Man Ray (1890-1976)

S/Título, 1952 / Inv. GE569

sem título

Man Ray (1890-1976)

sem título, Inv. GE567

sem título

Man Ray (1890-1976)

sem título, não datado / Inv. GE568

sem título

Maria Beatriz (1940-2020)

sem título, 1968 / Inv. GP2107

sem título

Maria Gabriel (1937-)

sem título, 1969 / Inv. GP2047

sem título

Maria Gabriel (1937-)

sem título, 1969 / Inv. GP2048

sem título

Maria Gabriel (1937-)

sem título, 1969 / Inv. GP2049

sem título

Maria Gabriel (1937-)

sem título, 1969 / Inv. GP2050

Três figuras e um sinal

Maria Gabriel (1937-)

Três figuras e um sinal, 1969 / Inv. GP2062

André Malraux

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux, 1974 / Inv. GE354

André Malraux Nº 1

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux Nº 1, 1974 / Inv. GE355

André Malraux Nº 2

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux Nº 2, 1974 / Inv. GE358

André Malraux Nº 3

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux Nº 3, 1974 / Inv. GE356

André Malraux Nº 4

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux Nº 4, 1974 / Inv. GE357

Bibliothèque des Oeuvres R. Char 1928 - 1963

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Bibliothèque des Oeuvres R. Char 1928 - 1963, Inv. GE344

Sem Título

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Sem Título, 1971 / Inv. GE353

Veilleurs au Confins

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Veilleurs au Confins, Inv. GE414

Auto-Retrato

Mário Botas (1952-1983)

Auto-Retrato, 1982 / Inv. GP589

Flaque d’eau

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Flaque d’eau, 1952 / Inv. GE121

Planétoïde en Tetraèdre

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Planétoïde en Tetraèdre, 1954 / Inv. GE120

I Like Girls

Max Ernst (1891-1976)

I Like Girls, 1965 / Inv. GE119

"Fillette aux Manderines"

Mily Possoz (1888-1968)

"Fillette aux Manderines", Inv. GP828

"Le chat sur la chaise"

Mily Possoz (1888-1968)

"Le chat sur la chaise", Inv. GP837

"Paysage de Beaulieu"

Mily Possoz (1888-1968)

"Paysage de Beaulieu", Inv. GP836

"Petites filles aux provisions"

Mily Possoz (1888-1968)

"Petites filles aux provisions", Inv. GP833

Remember?

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

Remember?, 1970 / Inv. GE249

Reve de Jeune Fille

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

Reve de Jeune Fille, 1972 / Inv. GE248

You Made Me Discover

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

You Made Me Discover, 1970 / Inv. GE247

De noite

Nikias Skapinakis (1931-2020)

De noite, 1964 / Inv. GP174

sem título

Nikias Skapinakis (1931-2020)

sem título, 1978 / Inv. GP2014

sem título

Nikias Skapinakis (1931-2020)

sem título, Inv. GP1323

sem título

Nikias Skapinakis (1931-2020)

sem título, 1966 / Inv. GP1053

Auto-Retrato

Oskar Kokoschka (1886-1980)

Auto-Retrato, 1969 / Inv. GE189

Gato-Tigre

Oskar Kokoschka (1886-1980)

Gato-Tigre, 1969 / Inv. GE188

Zwei Knaben und vier Mädchen am Ufer

Otto Mueller (1874-1930)

Zwei Knaben und vier Mädchen am Ufer, 1916 / Inv. GE218

A Espada de Cortiça

Paula Rego (1935-2022)

A Espada de Cortiça, 1964 / Inv. GP197

S/ Título n.º 1

Paula Rego (1935-2022)

S/ Título n.º 1, 1999 / Inv. GP1810

S/ Título n.º 3

Paula Rego (1935-2022)

S/ Título n.º 3, 1999 / Inv. GP1808

Título desconhecido (Quebra-Cabeças)

Paula Rego (1935-2022)

Título desconhecido (Quebra-Cabeças), 1964 / Inv. GP1334

Bathroom - Fig. 1

Richard Hamilton (1922-2011)

Bathroom - Fig. 1, 1997 / Inv. 98GE601

Berlin Interior

Richard Hamilton (1922-2011)

Berlin Interior, 1979 / Inv. 98GE597

Finn MacCool

Richard Hamilton (1922-2011)

Finn MacCool, 1983 / Inv. 98GE598

He Foresaw His Pale Body

Richard Hamilton (1922-2011)

He Foresaw His Pale Body, 1990 / Inv. 98GE599

Mirror Image

Richard Hamilton (1922-2011)

Mirror Image, 1974 / Inv. 98GE596

People

Richard Hamilton (1922-2011)

People, 1968 / Inv. 98GE594

The Orangeman

Richard Hamilton (1922-2011)

The Orangeman, 1990 / Inv. 98GE600

Briga

Rogério Ribeiro (1930-2008)

Briga, Inv. GP110

Caianças

Rogério Ribeiro (1930-2008)

Caianças, Inv. GP97

Pescadores

Rogério Ribeiro (1930-2008)

Pescadores, Inv. GP171

sem título

Rogério Ribeiro (1930-2008)

sem título, 1973 / Inv. GP1408

sem título (Pescadores)

Rogério Ribeiro (1930-2008)

sem título (Pescadores), Inv. GP1333

Cepheus

Sérgio Pinhão (1949)

Cepheus, 1978 / Inv. GP967

Moonlight on Video

Sérgio Pinhão (1949)

Moonlight on Video, Inv. GP969

Série Luz Negra I

Sérgio Pinhão (1949)

Série Luz Negra I, Inv. GP956

A Jour

Sonia Delaunay (1885-1979)

A Jour, Inv. GE76

Toulouse

Sonia Delaunay (1885-1979)

Toulouse, Inv. GE85

Troisième Dimension

Sonia Delaunay (1885-1979)

Troisième Dimension, 1973 / Inv. GE88

Ville de Paris

Sonia Delaunay (1885-1979)

Ville de Paris, Inv. GE55

XX Siècle

Sonia Delaunay (1885-1979)

XX Siècle, Inv. GE63

Laboratory Still Life nº 3

Tony Cragg (1949-)

Laboratory Still Life nº 3, 1988 / Inv. 98GE593


Publicações


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.