M. C. Escher

Exposição dedicada ao artista holandês Escher (1898-1972), que incluiu um conjunto de 36 gravuras originais, até então muito pouco divulgadas. A mostra procurou demonstrar duas tendências da sua obra: o jogo das metamorfoses e as paisagens que exploram a ilusão ótica.
Exhibition dedicated to Dutch artist Escher (1898-1972) held at the Temporary Exhibitions Gallery of the Calouste Gulbenkian Foundation. The show presented two themes typical of the artist's work, i.e. his play on the concept of metamorphosis and the exploration of optical illusions in his landscapes, and featured 36 relatively unknown original prints.

Exposição de gravuras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), inaugurada a 14 de janeiro de 1982 na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian. Esteve patente ao público até 7 de fevereiro desse ano, tendo sido a primeira dedicada a Escher em Portugal.

A exposição mostrou 36 gravuras originais, de grande raridade, que após a exibição em Portugal regressariam de imediato à Holanda, para um moroso trabalho de conservação. A sua posterior itinerância seria assegurada por um conjunto de obras mais reduzido, com reproduções da obra do artista (Carta de Theda van Royen Oliveira para Maria Elisa Domingues, 16 out. 1981, Arquivos Gulbenkian, SEM 00241).

Os trabalhos aqui apresentados reuniam duas tendências da obra de Escher, artista visionário que não se inseriu em nenhum movimento do século XX: por um lado, o jogo das metamorfoses, em que o abstracionismo geométrico se funde com o figurativismo numa repetição mecânica de elementos quase obsessiva; por outro, as paisagens cenográficas de construções geométricas que exploram a ilusão ótica, «numa aproximação tão chegada quanto possível à infinidade», citando um artigo de Nelson di Maggio onde se explica o fenómeno percetivo: «As unidades autónomas são internamente solidárias e cada percepção é organizada numa experiência global. O campo perceptivo transforma-se no campo do espaço vital, numa ilustração soberba da teoria da Gestalt.» (Di Maggio, O Jornal, 5 fev. 1982)

Antes de ser apresentada na Galeria de Exposições Temporárias, a exposição, com produção da Fundação Calouste Gulbenkian, esteve no Porto, na Fundação Engenheiro António de Almeida, entre 12 de dezembro de 1981 e 7 de janeiro de 1982 (inicialmente pensada para terminar no dia 2 de janeiro, foi prolongada para dia 7).

A obra de Escher teria ainda divulgação em território nacional através do filme Aventuras na Percepção, relativo à vida e obra do artista, cedido à RTP pela Embaixada dos Países-Baixos em Portugal. O filme foi transmitido a 9 de janeiro de 1982, às 20h30, pela RTP2.

Não obstante ter sido largamente divulgada pela imprensa, a mostra não terá tido um acolhimento consensual. Refira-se o artigo do Diário Popular, que se destacou pela crítica negativa à obra de Escher: «[…] é tremendamente “chata”, porque, sendo a resultante de uma técnica prodigiosa ao serviço de uma investigação fria, racional e rigorosa, mobiliza a mera curiosidade, mas não mobiliza a emoção profunda do espectador.» («M. C. Escher. Fundação Gulbenkian», Diário Popular, 11 fev. 1982)

Também o artigo de José-Augusto França na Colóquio/Artes começa por desvalorizar a obra de Escher: «Dezenas de reproduções das suas arquitecturas cenográficas ou das suas metamorfoses de corpos correm mundo, trazendo a muita gente um “frisson” intelectual de mistério que, na verdade, se contenta, ao nível da curiosidade, de pouco dispêndio de imaginação.» No entanto, o seu autor acaba por concluir que se trata de uma «exposição de alto nível de curiosidade» e que «muito ela pôde certamente ensinar sobre ilusão óptica, tanto como, se bem lida for, sobre equívocos estéticos. Em ambas as perspectivas a sua utilidade é evidente» (França, Colóquio/Artes, mar. 1982, p. 66).

Carolina Gouveia Matias, 2017

Exhibition of prints by Dutch artist Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, Netherlands, 1898 - Laren, Netherlands, 1972) which opened on 14 January 1982 at the Calouste Gulbenkian Foundation's Temporary Exhibitions Gallery. The exhibition remained there until 7 February of the same year, and was the first dedicated to Escher in Portugal (Di Maggio, O Jornal, 5 Feb. 1982).
The exhibition displayed 36 original, highly rare prints that, after being shown in Portugal, immediately returned to the Netherlands for painstaking conservation work, later travelling in a more limited form with reproductions of the artist's work (Letter from Theda van Royen Oliveira to Maria Elisa Domingues, 16 Oct. 1981, Gulbenkian Archives, SEM 00241).
The works displayed dealt with two trends in Escher's work, a visionary artist who was not part of any 20th-century movement. On the one hand, a game of metamorphoses, where geometric abstractionism blends with figurativism in an almost obsessive mechanical repetition of elements. On the other, the set-like landscapes of geometric constructions that explore optical illusions, coming as close as possible to infinity. The autonomous units support each other internally and every perception is organised into an overall experience. The field of perception is transformed into a field of life, in a superb illustration of Gestalt's theory (Di Maggio, O Jornal, 5 Feb. 1982).
Before being shown at the Temporary Exhibitions Gallery, the exhibition, produced by the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), had been in Porto at the Fundação Engenheiro António de Almeida between 12 December 1981 and 7 January 1982 (initially planned to end on 2 January, it was extended until the 7th).
As well as this exhibition, Escher's work was also disseminated in Portugal in a film on the artist's life and work, Aventuras na Percepção [Adventures in Perception], granted to RTP by the Dutch Embassy in Portugal. The film was broadcast on 9 January 1982 at 8.30pm on RTP (A Última de Escher, Correio da Manhã, 10 Jan. 1982).
The exhibition was widely publicised in the press. The press cuttings found regarding the exhibition include an article in the Diário Popular which stood out for the negative review it gave of Escher's work: [the work] is incredibly 'boring' because, as the result of a tremendous technique working for cold, rational and thorough research, it rouses mere curiosity but does not rouse a deeper emotion in the viewer. (M.C. Escher. Fundação Gulbenkian, Diário Popular, 11 Feb. 1982).
An article by José-Augusto França in Colóquio. Artes in March 1982 also begins by depreciating Escher's work, saying that: Tens of reproductions of his set-like architectures or metamorphoses of bodies travel the world, bringing many people an intellectual 'frisson' of mystery that is happy with, in terms of curiosity, little imagination. He ends the article, however, by concluding that it is an exhibition that arouses great curiosity and that it has surely been able to teach a lot about optical illusion as well as, if properly interpreted, aesthetic misunderstandings. It is clearly useful from both perspectives (França, Colóquio. Artes, Mar. 1982. p.66).

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Flaque d’eau

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Flaque d’eau, 1952 / Inv. GE121

Planétoïde en Tetraèdre

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Planétoïde en Tetraèdre, 1954 / Inv. GE120

Flaque d’eau

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Flaque d’eau, 1952 / Inv. GE121

Planétoïde en Tetraèdre

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Planétoïde en Tetraèdre, 1954 / Inv. GE120


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (atrás, à esq.)
José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00241

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, orçamentos, correspondência interna e externa, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1981 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02157

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0095-D00318

1 prova, cor: aspeto (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0095-D00319

10 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0095-D00320

11 provas, p.b., cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1982


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.