Alfaiataria Cunha. Imagens de Moda no Início do Séc. XX

Exposição temática que procura dar a conhecer imagens de moda do início do século XX, através de uma seleção de obras pertencentes à coleção do CAMJAP. Comissariada por Alice Costa Guerra e apresentada num ciclo de exposições rotativas, esta mostra põe em diálogo algumas obras em pintura com trabalhos gráficos e de ilustração dos anos 20 e 30.
Exhibition showcasing fashion images from the beginning of the 20th century and displaying works from the CAMJAP collection. Curated by Alice Costa Guerra and included in a cycle of rotating exhibitions, the show juxtaposed paintings with illustrations and graphic works from the 1920s and 1930s.

Exposição temática que, através de uma seleção de obras pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), procurou dar a conhecer imagens de moda do início do século XX.

Apresentada na área de exposições rotativas do piso 01 do CAMJAP, esta mostra, comissariada por Alice Costa Guerra, teve como ponto de partida, como denuncia desde logo o seu título, quatro painéis decorativos, pintados por José de Almada Negreiros (1893-1970) em 1913 para a Alfaiataria Cunha, uma conhecida loja do início do século XX, em Lisboa. Dois destes painéis foram incorporados na coleção do CAMJAP no ano da sua inauguração, integrando, juntamente com os outros dois pertencentes à coleção de Jorge de Brito, a mostra retrospetiva «Almada», que teve lugar no CAM em 1984.

Dispostos ao longo de uma das paredes da sala, estes painéis, referenciados como as primeiras pinturas a óleo de Almada, traçam uma breve história dos desenvolvimentos da moda desde o século XVIII, marcado pelos espartilhados e volumosos trajes femininos, passando pelo século XIX, momento em que o espartilho é abandonado e a cintura império é adotada, até ao estilismo característico «dos loucos anos 20», de que fazem parte os vestidos esguios, os cabelos curtos à la garçonne, as joias art déco, todos eles símbolos da emancipação feminina. Apesar de a moda masculina também estar representada, as mulheres são as protagonistas, não só por surgirem quase sempre em primeiro plano, mas também pelos seus gestos e atitudes, que refletem as transformações de comportamentos e códigos sociais.

Em termos formais, estas pinturas, como refere Mariana Pinto dos Santos, «possuem uma linguagem gráfica, económica, eficaz para os fins publicitários específicos do espaço comercial a que se destinavam», uma «economia gráfica, mais próxima da síntese visual art déco, e também da do desenho gráfico, humorístico ou não, de que Almada contava já com apurada experiência aos vinte anos» (Santos, «José de Almada Negreiros», 2003). O sintetismo formal foi igualmente adotado por Lino António (1898-1974) nas duas pinturas a óleo expostas, que retratam novos ambientes e hábitos urbanos, como os cafés e clubes noturnos, frequentados por mulheres que se faziam acompanhar por outras mulheres, ou que se apresentavam simplesmente sozinhas, elegantemente vestidas.

A forte ligação com o grafismo e ilustração dos anos 20 e 30 é aqui demonstrada através de uma seleção de trabalhos de Jorge Barradas (1894-1971), António Soares (1894-1978) e do próprio Almada, pertencentes à coleção do CAMJAP. A maioria destas obras foi incorporada na coleção, tal como os painéis de Almada, em 1983, sendo provenientes da coleção de Jorge de Brito. Noutros casos, as aquisições datam de alguns anos antes, como os desenhos Elegante – Anos 20 (1925) e Elegâncias (1925), de António Soares, adquiridos em 1980. Constituindo um dos núcleos mais antigos da coleção do Centro de Arte Moderna, muitas destas obras integraram a mostra «O Grafismo e Ilustração nos Anos 20», que ocorreu três anos após a inauguração da instituição.

Os desenhos selecionados retratam o fenómeno da moda feminina através de uma espécie de breve inventário de figurinos estereotipados, poses e atitudes. As formas variam consoante os grupos sociais, muitos deles aqui representados. Os desenhos a caneta, de traço rápido e fugidio, de António Soares mostram o fenómeno da padronização através da moda, enquanto os seus guaches revelam pormenores ou particularidades de estilo. Interessado na riqueza das formas e cores, estes seus trabalhos lembram figurinos de moda, nos quais o rosto da figura não é representado, de modo a fazer sobressair o estilo criado.

A vida boémia é retratada através de desenhos e ilustrações de Jorge Barradas, que mostram mulheres sedutoramente vestidas. Uma das ilustrações aqui incluídas, para a capa da revista ABC, representa uma atrevida e jovem dançarina de um clube noturno. Esta contrasta com a sofisticada mulher burguesa, acompanhada por um galgo, desenhada por Almada, ou com a mulher aventureira e viajante, que Jorge Barradas retrata de calças, com um grande sobretudo e sapatos com salto baixo.

Apesar de esta exposição não ter merecido grande destaque na imprensa, Alexandre Pomar referiu-se-lhe num breve artigo para o jornal Expresso, evidenciando a sua relação com a mostra da coleção: «[…] o conjunto destas obras estabelece uma oportuna ponte para a colecção permanente, num itinerário que passa por um retrato de Robert Delaunay, o nu de Almada pintado para o Bristol Club, o retrato da bailarina Natacha por António Soares, etc.» (Pomar, Expresso, 31 jul. 2004, p. 25)

À semelhança das outras exposições rotativas, também esta não possui uma publicação associada.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Elegâncias

António Soares (1894-1978)

Elegâncias, 1925 / Inv. DP882

Elegante - anos 20

António Soares (1894-1978)

Elegante - anos 20, 1925 / Inv. DP874

Elegante de Boina, de perfil

António Soares (1894-1978)

Elegante de Boina, de perfil, 1935 / Inv. DP876

Elegante de Chapéu

António Soares (1894-1978)

Elegante de Chapéu, 1930 / Inv. DP873

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP977

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1923 / Inv. DP981

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1923 / Inv. DP980

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P55

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P56

s/título

Lino António (1898-1974)

s/título, 1923 / Inv. 82P607

s/título (Bristol Club)

Lino António (1898-1974)

s/título (Bristol Club), 1926 / Inv. 83P71


Publicações


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 175661

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2004


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