Humor e Ilustração na Colecção do CAMJAP

Exposição temática dedicada à caricatura e à ilustração na arte moderna portuguesa, integrada num ciclo de exposições rotativas, que reúne um conjunto de obras produzidas entre 1904 e 1938, pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.
Exhibition dedicated to caricature art and illustration in Portuguese modern art included in a cycle of rotating exhibitions displaying works belonging to the Modern Art Centre José de Azeredo Perdigão produced between 1904 and 1938.

Exposição temática dedicada à caricatura e à ilustração na arte moderna portuguesa. Apresentada na área de exposições rotativas do piso 01 do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), esta mostra deu a ver uma seleção de trabalhos sobre papel pertencentes à Coleção Moderna do Museu. As paredes deste espaço foram pintadas de verde, de forma a diferenciá-lo da exposição da coleção, como célula autónoma ou interrupção no percurso expositivo, aspeto reforçado pelo título – «Humor e Ilustração» – que marca a entrada.

Este núcleo foi composto por obras de desenho humorístico e caricaturas produzidas entre 1904 e 1938, em diferentes contextos, e incorporadas na coleção do CAMJAP em momentos distintos.

Através dos registos fotográficos é possível identificar dois critérios expositivos, a autoria e a natureza do desenho. Através desta opção é apresentada uma variedade de tendências e dadas a conhecer diferentes linguagens.

A exposição começa com desenhos humorísticos e caricaturas de um grupo de artistas que entre o final do século XIX e o início do século XX se estabelece em Paris, do qual fazem parte, Emmerico Nunes (1888-1968), Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), Domingos Rebelo (1891-1975) e Leal da Câmara (1876-1948). Executados em Paris, os desenhos expostos são influenciados pela produção francesa publicada em periódicos e retratam com ironia e sarcasmo personagens e cenas da vida mundana parisiense, como os entediantes serões musicais da burguesia, os encontros sociais que escondem relações amorosas e traições (Um homem casado, de Almada Negreiros, e S/título [Mr. le baron qui présente sa femme à son amant!...]), bem como as diversões da classe baixa. A este propósito é incluído um desenho de Emmerico Nunes que faz troça das dificuldades atravessadas por Francis Smith ao tentar pintar cenas do quotidiano numa praça em Paris.

Segue-se o grupo dos Humoristas, participantes nos Salões dos Humoristas Portugueses (1912-1913): Almada Negreiros (1893-1970), Stuart Carvalhais (1887-1961), Cristiano Cruz (1892-1951), Jorge Barradas (1894-1971) e António Soares (1894-1978). Da sua produção destacam-se a crítica social e de costumes e as contribuições para periódicos portugueses, entre os quais o Ecos da Semana, o Sempre Fixe: Semanário Humorístico, a ABC – Revista Portuguesa, o ABC a Rir e a Ilustração Portugueza.

Numa vitrina é exposto o primeiro número do jornal manuscrito Parva (em latim) (1918-1920), produzido por Almada como porta-voz das ideias do «Club das Cinco Cores». Este consistia, nas palavras do artista, num «órgão representativo das ideias da nossa agremiação […] Entre as várias secções do jornal haverá um ou vinte folhetins, anúncios luminosos d'espírito e de piada, coisas para a gente se perder de riso, coisas para fingir que é para chorar, […] poesia maluquíssima […] secção da estupidez livre, secção de máximas filosóficas inventadas por nós» (Ferreira, RHA. Série W, 2014, p. 7).

Seguem-se desenhos a tinta-da-china de Stuart Carvalhais, nos quais o artista representa o quotidiano lisboeta, seus lugares (cafés) e personagens (prostitutas, bêbedos). Estes desenhos de traço rápido revelam um apurado olhar sobre realidades decadentes, sendo alguns deles acompanhados por legendas. Esse também é o caso de um desenho humorístico de Cristiano Cruz, aqui incluído, que representa um pastor, com vestes de sacerdote, que passeia um rebanho de ovelhas e no qual o artista escreve: «Sobre a lei da separação / Pobre pastor, como está reduzido o número das tuas ovelhas!...» – fazendo referência à lei do divórcio promulgada em 1910, a qual punha termo aos efeitos civis do casamento religioso católico.

Das contribuições para periódicos portugueses, destacam-se as ilustrações de Almada Negreiros para o Sempre Fixe: Semanário Humorístico e para o ABC a Rir – Semanário Humorístico e de Actualidades; de Jorge Barradas e António Soares para a ABC – Revista Portuguesa; e as de Carlos Botelho para o Ecos da Semana.

Um último conjunto de desenhos, de Carlos Botelho (1899-1982) e Bernardo Marques (1898-1962), ilustra a vida social na cidade de Lisboa, os cafés, os bares noturnos, os espetáculos, os jardins e as ruas movimentadas.

À semelhança das outras exposições rotativas, também esta não possui uma publicação associada.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, janeiro de 1910 / Inv. 86DP371

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP372

Crepúsculo colorido

António Soares (1894-1978)

Crepúsculo colorido, 1925 / Inv. DP866

Ilustração

António Soares (1894-1978)

Ilustração, 1921 / Inv. DP971

Ilustração Portuguesa

António Soares (1894-1978)

Ilustração Portuguesa, 1922 / Inv. DP886

Uma elegante de há quinze anos

António Soares (1894-1978)

Uma elegante de há quinze anos, 1914 / Inv. DP973

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP1664

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1929 / Inv. DP1740

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1922 / Inv. DP31

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP1665

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP1666

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1922 / Inv. DP225

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1930 / Inv. DP1657

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1929 / Inv. DP1659

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP2428

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP2429

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP2430

A inauguração da exposição colonial "à la minute"

Carlos Botelho (1899-1982)

A inauguração da exposição colonial "à la minute", 1931 / Inv. DP134

Bar - Paris

Carlos Botelho (1899-1982)

Bar - Paris, 1929 / Inv. DP128

Estufa - Fria

Carlos Botelho (1899-1982)

Estufa - Fria, Junho 1938 / Inv. DP135

No club

Carlos Botelho (1899-1982)

No club, Zurich 1930 / Inv. DP136

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1040

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1041

s/título

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título, Paris 1908 / Inv. DP125

s/título (O pintor e o modelo)

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título (O pintor e o modelo), 1909 / Inv. DP124

s/título (O pintor Francis Smith)

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título (O pintor Francis Smith), Paris 1909 / Inv. DP127

Os avançados

Jorge Barradas (1894-1971)

Os avançados, 1928 / Inv. DP997

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP996

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1919 / Inv. DP1012

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1921 / Inv. DP994

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1920 / Inv. DP995

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP977

"O sempre fixe"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"O sempre fixe", Inv. DP189

"Os Dois Sempre Fixes"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"Os Dois Sempre Fixes", Inv. DP209

Parva  (em latim) nº 1

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Parva (em latim) nº 1, Inv. DP243

Parva (em latim) nº 2

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Parva (em latim) nº 2, Inv. DP244

Parva IV

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Parva IV, Inv. DP245

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP158

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP213

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, c. 1911-1913 / Inv. DP224

Um homem casado

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Um homem casado, Inv. DP200

s/título

José Domingos Rebelo (1891-1971)

s/título, Paris 1913 / Inv. DP1032

Sem título

Leal da Câmara (1876-1948)

Sem título, Inv. DP1386

Sem título

Leal da Câmara (1876-1948)

Sem título, Inv. DP1387

s/título

Stuart Carvalhais (1887-1961)

s/título, Inv. DP1035

s/título

Stuart Carvalhais (1887-1961)

s/título, Inv. DP1034


Publicações


Fotografias


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 111733

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2006


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