Alberto Sartoris

Esta exposição itinerante do arquiteto italiano Alberto Sartoris (1901-1998) resultou de uma proposta feita à Fundação Calouste Gulbenkian. O próprio arquiteto selecionou cerca de 150 trabalhos, que documentavam não só a sua extensa atividade profissional, mas também a importância do desenho no desenvolvimento dos seus projetos.
Touring exhibition of Italian architect Alberto Sartoris (1901-1998), resulting from a proposal made to the Calouste Gulbenkian Foundation. A display of around 150 works, selected by Sartoris himself, documented the architect's extensive professional activity and highlighted the prominence of drawing in the development stage of his projects.

Alberto Sartoris (1901-1998) foi um arquiteto italiano radicado na Suíça, onde se formou. Na década de 1920 aderiu ao movimento futurista e manteve atividade como designer, crítico de arte e professor. Em 1928, fundou, com Charles-Édouard Jeanneret e Le Corbusier, o Congrès Internationaux d’Architecture Moderne (CIAM).

Além de vasta obra arquitetónica, Sartoris foi autor de importante bibliografia sobre arquitetura, designadamente Gli elementi dell’Architettura Razionale (1932), ou o último volume da Encyclopédie de l’architecture nouvelle (1954).

Conjuntamente com Pedro Tamen (administrador da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1975 e 2000), Alberto Sartoris decidiu que a apresentação da exposição em Lisboa deveria abranger um período mais alargado (1920 a 1980), de modo a dar aos alunos de arquitetura portugueses, público-alvo da exposição, e a todos quantos se interessassem pelo tema uma panorâmica tão completa quanto possível da sua obra (Alberto Sartoris, 1980).

Não insistindo apenas no aspeto historiográfico, o foco principal da exposição consistiu em procurar temas que pudessem ser prosseguidos em debates de arquitetura, entre estudiosos e cientistas, como refere Jacques Gubler no catálogo da exposição.

A obra de Sartoris foi profundamente estudada no âmbito da organização deste evento, cujos núcleos abordaram os vários ramos da sua atividade: urbanismo; habitação social e residencial; arquitetura religiosa; e, ainda, o desenho enquanto disciplina por excelência da arquitetura, tão valorizada pelo arquiteto. Neste sentido, segundo Jacques Gubler, a exposição viria «certamente preencher uma lacuna» (Alberto Sartoris, 1980).

Para esta mostra, o próprio arquiteto Alberto Sartoris selecionou cerca de 150 trabalhos, que documentavam não só a sua extensa atividade profissional, como também a importância fundamental que o desenho, e em especial as perspetivas axonométricas, tiveram no desenvolvimento dos seus projetos (Alberto Sartoris, 1980).

Depois da passagem por Lisboa, esta exposição foi apresentada no Palácio D. Manuel, em Évora, e na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde o arquiteto Alberto Sartoris esteve presente e realizou conferências para alunos e público em geral.

Joana Brito, 2015


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Alberto Sartoris

jul 1981
Escola de Belas-Artes da Universidade do Porto (ESBAP)
Porto, Portugal
out 1981
Palácio de D. Manuel
Évora, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Alberto Sartoris]

jul 1981
Escola de Belas-Artes da Universidade do Porto (ESBAP)
Porto, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à esq.)
Pedro Tamen (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00182

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamentos, convites, recortes de imprensa e textos da autoria de Alberto Sartoris. 1979 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02090

4 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0460-D01324

16 provas, p.b.: aspetos e inauguração (FCG, Lisboa) 1980


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