Gulbenkian Intergeracional
Relatório de Avaliação Externa
A iniciativa Gulbenkian Intergeracional traduz-se em cinco anos de trabalho (2018-2022) dedicado a trazer a justiça intergeracional para a discussão pública e para a agenda política, assim como a incentivar os decisores políticos a considerar critérios de justiça intergeracional na definição de políticas públicas. Com forte investimento na criação de conhecimento, a iniciativa produziu, entre outros outputs, 9 estudos (5 de diagnóstico e 4 temáticos) e 2 propostas, incluindo uma nova metodologia de avaliação do impacto intergeracional das políticas públicas.
Findo o período de execução da iniciativa, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) solicitou uma avaliação externa da iniciativa, com o intuito de apreciar a sua contribuição para i. a promoção da reflexão e do debate sobre justiça intergeracional, na discussão pública e na agenda política; e ii. incentivar os decisores políticos a considerarem critérios de justiça intergeracional na definição de políticas públicas. Pretendeu-se ainda iii. identificar os principais resultados (quantitativos e qualitativos) que foram gerados por esta iniciativa, bem como o valor/impacto trazido à sociedade; e iv. sinalizar as potencialidades e limites do projeto, tecendo recomendações.
Deste trabalho resultou um relatório de avaliação com uma análise de detalhada dos vários projetos da iniciativa, recorrendo a análise e pesquisa documental, bem como coleta de dados primários junto de stakeholders; e uma história de impacto que sintetiza todos os indicadores da iniciativa.
História de ImpactoFicha técnica
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
- Editado:
- Porto, 2023
- Páginas:
- 41 p.