• 1960
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 83P417

Paula Rego

S. Vomiting the Pátria

Victor Musgrave, fundador da emblemática Gallery One, em Londres e entusiasta da obra de Paula Rego e do que nela reconhecia de «marginal», recusou-se a expor Salazar a Vomitar a Pátria porque, na sua opinião, tinha «falos a mais». Em Lisboa, a Galeria de S. Mamede incluiu-a no catálogo da exposição 10 Artistas da Galeria S. Mamede, realizada em Maio de 1972, mas omitiu o nome do ditador e substituiu «vomitar» pelo inglês «vomiting».

«Será que ousarei, disse a mim mesma, ousarei fazer a pintura de Salazar a vomitar a Pátria? Porque na realidade o que devia ser era a Pátria a vomitar Salazar. Isto até era ligeiramente simpático em relação ao ditador, o que era uma coisa extremamente perversa», recorda Paula Rego em conversa com Marco Livingstone, comissário da exposição retrospetiva realizada no Museo Nacional Reina Sofía, Madrid, 2007.  «Ousarei?», interrogava-se Paula Rego com insistência. E de facto ousou. Com um humor sardónico e uma espécie de expressionismo orgânico fez justiça à educação liberal que o pai lhe transmitira e que soubera aprofundar em Inglaterra. Se a leitura das obras eróticas de Henry Miller tinha sido libertadora, a descoberta da pintura visceral de Jean Dubuffet, nomeadamente na exposição Paintings 1943 – 1957, na Arthur Tooth & Sons Gallery (Londres, 1958), consolida a vontade da artista seguir o seu próprio caminho, mesmo que isso implicasse não fazer a pintura «séria, de adulto», aprendida na Slade School, e incomodar a moral instituída.

Ao lado de Salazar está uma mulher de ostensivos pêlos púbicos. Na conversa com Marco Livingstone, citada anteriormente, Paula Rego conclui: «Ainda não sei o que está aquela mulher ali a fazer, mas ela tem um escudo.»

Susana Neves

Maio 2010

Altura 94 cm
Largura 120 cm
Tipo título
TextoS. Vomiting the Pátria
Posiçãoquadrante superior esquerdo, verso, sobre a tela
Tipo Aquisição
Data Julho 1983
Arte Portuguesa 1992, catálogo de exposição. Colónia, Alemanha: Vista Point Verlag, 1992. ISBN:3 88973 602 5
Arte Contemporáneo Portugués, catálogo de exposição Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987
Patrícia Rosas, «Eu sou mulher, certo?», julho de 2020. Disponível em: https://gulbenkian.pt/cam/as-escolhas-das-curadoras/eu-sou-mulher-certo/
Arte Contemporáneo Portugués
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: CAM/FCG
Fevereiro de 1987 a março de 1987
Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos «Asuntos Exteriores» e da Cultura de Espanha. A exposição apresentou obras da Coleção do Centro de Arte Moderna e de coleções particulares.
"Paula Rego"
National Museum of Women in the Arts
Curadoria: National Museum of Women in the Arts
1 de fevereiro de 2008 a 25 de março de 2008
Washington
O National Museum of Woman in the Arts - Washington está a organizar, em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, uma exposição de Paula Rego, de 1 de fevereiro a 25 de março de 2008 a fim de dar a conhecer ao público americano o trabalho da artista.
Paula Rego
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Curadoria: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía
25 de setembro de 2007 a 30 de dezembro de 2007
Madrid
O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía organizou uma exposição retrospetiva da artista Paula Rego, apresentada entre 25 de setembro e 30 de dezembro de 2007. Trata-se de uma das mais importantes e significativas exposições da artista.
Atualização em 16 dezembro 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.