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Sepake Angiama: «As instituições devem, de certa forma, refletir o progresso»
A curadora e educadora Sepake Angiama partilha a sua opinião e experiência sobre os novos modelos institucionais.
A curadora e educadora Sepake Angiama partilha a sua opinião e experiência sobre os novos modelos institucionais.
O curador Hicham Khalidi, diretor da Jan Van Eyck Academie em Maastricht, discute as responsabilidades das instituições culturais, tanto fora como dentro das estruturas organizacionais, no âmbito da sua participação no programa «Instituições Culturais em Mudança».
Nos 50 anos do 25 de Abril, cerca de 50 jovens nascidos muito depois de 1974, preparam um concerto para contar, através da música e da percussão corporal, o que são as revoluções que desejam para as suas vidas.
O CAM entrevistou o coletivo artístico Landra, formado por Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho.
Depois de ter apresentado o seu filme «My Bodily Remains» na Fundação Gulbenkian, conversámos com Tai Shani sobre o seu percurso, sobre aquilo que a inspira, e a forma como política e amor são indissociáveis no seu trabalho.
Nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, propusemos a diferentes gerações que escolhessem uma obra da Coleção do CAM e a relacionassem com este momento decisivo da nossa história recente.
O curador e investigador Raphael Fonseca fala dos desafios da curadoria e da mudança em instituições culturais, a propósito da sua participação no programa «Instituições Culturais em Mudança».
Nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, propusemos a diferentes gerações que escolhessem uma obra da Coleção do CAM e a relacionassem com este momento decisivo da nossa história recente.
Yeri Varela partilha as suas experiências de trabalho com o Conselho Consultivo Jovem e com as várias equipas do CAM. Nesta entrevista, Yeri reflete sobre o que os jovens procuram nas instituições culturais e fala-nos da a sua paixão pela arte participativa e do poder que esta tem para nos salvar.
Neste vídeo, a várias vozes, partilham-se intenções, metodologias e impactos de um processo que revisita o museu de outra perspetiva: um lugar de experimentação, vivências transformadoras e cocriação em movimento.
Leonor Rosas partilha a sua experiência no Conselho Consultivo Jovem e reflete sobre os desafios de trazer os públicos jovens às instituições culturais e sobre o poder transformador da arte na sociedade.
Os participantes do projeto «Entre olhares, Encontros (in)comuns» refletem sobre os processos de construção coletiva de uma exposição com obras da Coleção do CAM e sobre o papel transformador dos projetos participativos nos indivíduos, instituições e comunidades.
Carolina Almeida fala sobre a sua visão e as suas expetativas acerca do Conselho Consultivo Jovem, a representatividade dos públicos jovens nas instituições culturais e sobre a democratização destes espaços.
O artista Fernão Cruz partilha o processo de criação que esteve por detrás das obras exibidas na exposição «Morder o Pó».
Joel partilha as suas ideias, as primeiras impressões sobre a experiência de pertencer ao Conselho Consultivo Jovem do CAM e as suas expectativas sobre a reabertura do edifício.
Neste breve vídeo, convidamos os professores e os alunos a conhecer a coleção do Centro de Arte Moderna, promovendo uma leitura questionadora sobre o que aconteceu na arte dos últimos anos.
Neste breve vídeo, convidamos professores e alunos a explorar o Modernismo e as vanguardas na coleção do Centro de Arte Moderna.
Os três membros do coletivo 目[mé] falam-nos da apresentação de «Masayume» em Lisboa e sobre a forma como o público recebeu a instalação que inaugurou a Temporada de Arte Contemporânea Japonesa.
O artista visual e poeta Julianknxx fala da sua passagem por Lisboa a propósito da série «Black Corporeal», realizada em parceria com o Festival Iminente e que contou com a participação do coro Gospel Collective.
A artista japonesa partilha que aspetos da cidade de Lisboa a inspiraram para criar a performance e instalação «Cuisine Existentielle» – uma paisagem comestível.
Rui Chafes e Helena de Freitas, curadora da exposição «Rui Chafes e Alberto Giacometti. Gris, Vide, Cris», guiam-nos numa visita pelas obras dos dois escultores.
Nesta entrevista, o artista Márcio Carvalho e a coordenadora da Fábrica de Projetos Andreia Dias falam sobre a instalação LUGAR(es) e sobre o processo de trabalho com os 163 alunos que fizeram parte desta iniciativa.
«Portugal não é terra para mulheres» é o título do segundo percurso pensado por um grupo de curadoras para a exposição Histórias de uma Coleção.
Percurso desenvolvido por um coletivo de curadoras em torno da exposição «Histórias de uma Coleção», que propõe uma abordagem às obras tendo em conta o seu contexto social e político.