Paula Rego na Tate Britain
A partir de 7 de julho de 2021, a Tate Britain vai ser palco da maior exposição retrospetiva da obra de Paula Rego, artista-chave na arte figurativa internacional. Nascida em Lisboa, Paula Rego começou a pintar na década de 1950, altura em que ingressou na Slade School of Fine Art, em Londres, cidade onde se instalou definitivamente em 1976, após vários anos a viver entre Portugal e Inglaterra.
A exposição terá como foco a extraordinária vida da artista, que inspirou fortemente a sua obra, bem como as suas referências e influências artísticas, reunindo mais de uma centena de obras da sua autoria, incluindo pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e colagens, produzidas entre as décadas de 1950 e 2010.
O Centro de Arte Moderna junta-se a este projeto através da cedência de dez obras da artista que fazem parte da coleção, entre as quais as pinturas S. Vomiting the Pátria, Manifesto (For a Lost Cause), The Vivian Girls as Windmills, O Tempo – Passado e Presente e seis guaches da série Contos Populares Portugueses.
Com curadoria de Elena Crippa e Zuzana Flašková – respetivamente curadora e curadora assistente de arte moderna e contemporânea britânica na Tate Britain –, a exposição pode ser visitada até 24 de outubro em Londres, antes de viajar até Haia em novembro de 2021 e até Málaga em abril de 2022.