Almada Negreiros e Sonia Delaunay no Pavilhão Branco
Inaugurada a 8 de abril, a exposição Entretecido | Interlace, a decorrer no Pavilhão Branco, junta 26 artistas com ligações à arte têxtil. Com curadoria de Tobi Maier, diretor das Galerias Municipais de Lisboa, a mostra apresenta peças de vários formatos e suportes, incluindo performance, fotografia e filme.
O Centro de Arte Moderna associou-se a este projeto através do empréstimo de cinco obras da autoria de José de Almada Negreiros e de Sonia Delaunay, ambos artistas multifacetados que dedicaram uma importante parte do seu percurso artístico à conceção de figurinos para bailados e peças de teatro.
As três litografias de Sonia Delaunay cedidas para a exposição baseiam-se em desenhos de 1923, realizados após Tristan Tzara convidar a artista para projetar os figurinos para a sua peça Le Coeur à Gaz, escrita em 1921. Em 1977, o editor francês Jacques Damase publicou o texto de Tristan Tzara juntamente com as litografias de Sonia Delaunay.
Os dois guaches de Almada emprestados para a mostra apresentam figurinos para bailado, concebidos em 1918. Num deles, Almada exibe o traje da figura do Diabo do bailado A Princesa dos Sapatos de Ferro, personagem que o próprio artista interpretou no Teatro de São Carlos. O segundo trata-se provavelmente de um figurino para o bailado A Lenda d’Ignez, nunca realizado.
Apresentada em dois pisos, a exposição conta com algumas obras novas, especificamente criadas para este projeto, e pode ser visitada até 6 de junho de 2021.