- Paris, c. 1762-1765
- Estrutura em carvalho e pinho, folheados a pau-rosa e amaranto; no escritório as mesmas madeiras, mais nogueira; bronzes cinzelados e dourados; cobre; marroquim
- Inv. 37
Secretária, estante e escritório
Pierre Garnier foi um ebanista que se notabilizou não só pelas suas qualidades técnicas e artísticas mas também por ser um dos percursores do Neoclassicismo.
Esta secretária de linhas direitas, folheada a pau-rosa moldurado a amaranto, apresenta tampo retangular de cantos cortados. Este tampo é revestido a marroquim castanho avermelhado enquadrado por uma grega dupla com malmequeres, gravados a ouro. A cintura é tripartida, com três gavetas separadas por um motivo canelado, em consola, de bronze cinzelado e dourado. A gaveta central apresenta uma entrada de fechadura decorada com dois ramos de carvalho que se cruzam. As gavetas laterais possuem urnas, de bronze cinzelado e dourado, enquadradas por uma grega simples de onde pendem festões e grinaldas de loureiro, que se destacam do móvel para se transformar em puxadores. As faces laterais da cintura são decoradas apenas com uma roseta de bronze cinzelado e dourado. As pernas afiladas, de secção quadrada, possuem esquinas vivas, realçadas por uma corda também de bronze dourado. Os pés são calçados por motivos vegetalistas e terminam em bola.
A estante, de linhas direitas, apresenta sete compartimentos de batente, forrados a couro e rematados com um motivo igual ao do tampo da secretária, gravado a ouro.
O escritório retangular é decorado a toda a volta por um friso de rosetas entrelaçadas. Não se sabe se esta peça foi feita para este conjunto ou para outro semelhante.
A secretária de linhas arquitetónicas e silhueta pesada contrasta com muita da produção que ainda se vinha a fazer, de gosto rocaille. Garnier foi um ebanista inovador, embora no início da sua carreira tenha produzido algumas peças ainda ao gosto Luís XV, a partir dos anos sessenta adota definitivamente o Neoclassicismo, utilizando nos seus móveis uma gramática decorativa «à grega» muito do seu agrado – festões, gregas, rosáceas, urnas, colunas, capiteis, caneluras.
Coleção Marechal-Duque de Biron e descendentes. Adquirido por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Graat & Madoulé, na venda da coleção do Marquês de Biron, junho de 1914.
Secretária: A. 77 cm; L. 162 cm; Prof. 80 cm
Estante: A. 68 cm; L. 80 cm; Prof. 31 cm
Escritório: A. 9 cm; L. 36 cm; Prof. 21 cm
Coutinho 1999
Isabel Pereira Coutinho, Mobiliário Francês do Século XVIII. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 191-197, n.º 18.
Lisboa 2008
O Gosto «à Grega». Nascimento do Neoclassicismo em França, catálogo da exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2008, pp. 208-210, n.º 32.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 147, cat. 123.