- Holanda, 1708
- Óleo sobre tela
- Inv. 454
- Assinada e datada: J. Weenix f. 1708
Pavão e Troféus de Caça
Nesta tela, ao gosto da pintura decorativa do final do século XVII, representam-se diversos troféus de caça e um pavão enquadrado por fundo paisagístico. A posição inanimada do cisne obedece a um protótipo largamente difundido em obras desta tipologia, sendo frequente a sua representação em composições de pintores como Frans Snyders (1579-1657). Em segundo plano encontra-se uma urna de grandes proporções, ornamentada com baixos-relevos. A obra data de uma época próxima àquela em que o pintor esteve ocupado com a realização de uma série de doze composições com motivos de caça, encomendada pelo eleitor palatino Johann Wilhem, destinada ao Castelo de Bensberg (1712-1714).
A pintura revela afinidades com diversas obras do artista, destinadas a ilustrar o divertimento favorito das elites, como Dead Goose and Peacock [Ganso Morto e Pavão] (The Wallace Collection, Londres), de 1718. A influência do seu pai, Jan Baptist Weenix (1621-1659), é igualmente visível nesta obra. Inscrita num género que conheceu grande sucesso na época nos Países Baixos, a obra concilia a natureza-morta com a representação de animais vivos, alusão a espécies cuja captura constituiu na época uma prerrogativa exclusiva da nobreza.
Venda Schley, Amesterdão, 6 de outubro de 1801; Cornelis Sebille Roos; Coleção Anna-Marie Hogguer-Ebeling, Venda Schley, Amesterdão, 18 de agosto de 1817; Van den Berg; Capt. Alston Roberts West; Agnew Gallery, Londres, 6 de fevereiro de 1919; Duveen Brothers, 23 de julho de 1919. Adquirida por Calouste Gulbenkian, Paris, 19 de outubro de 1920.
A.200 cm; L.195 cm
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 70-71, cat. 25.
Lisboa 2010-2011
A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa, vol. I, catálogo da exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 234-235, cat. 97.