- França, 1866
- Óleo sobre tela
- Inv. 67
- Assinada e datada: Fatin 1866
Natureza-Morta ou «La Table Garnie»
Apresentada no Salon de 1866, esta natureza-morta insere-se no âmbito de uma vasta produção realizada pelo artista no género ao longo dessa mesma década que, juntamente com a representação de bouquets de flores, conheceu assinalável êxito junto de uma entusiasta clientela inglesa, a quem Whistler apresentou o pintor. Da mesma data desta obra, obedecendo a um arranjo semelhante, são as pinturas Still Life with Flowers and Fruit [Flores de Primavera, Maçãs e Peras] (The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque) e Flowers and Fruits [Flores de Verão e Frutos] (Toledo Museum of Art, Ohio), que no passado pertenceram igualmente a Calouste Sarkis Gulbenkian.
A composição, muito acabada, sob fundo neutro, dá particular realce ao recorte dos objetos cenograficamente dispostos em cima da mesa, traduzindo, como Whistler realçou a propósito da arte de Fantin, «esplendor e pureza». A harmonia cromática do conjunto, obtida a partir da observação paciente e objetiva da realidade, é também valorizada pela variedade de flores e frutos cuidadosamente dispostos na superfície pictórica. Todos estes elementos reproduzem com precisão o volume e a consistência dos objetos, aos quais o pintor confere, com o rigor na execução que lhe é reconhecido, sentido táctil.
Coleção Reginald Davis. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Colnaghi, Christie's, Londres, 9 de maio de 1924 (lote 48).
A. 60 cm; L. 73 cm
Lisbon 2009
Henry Fantin-Latour. 1836-1904, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, p. 92, 195, n.º 25.
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 208-209, cat. 93.
Lisbon 2010-11
A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa, vol. II, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 48-49, cat. 7.