FCG Secção: Museu
  • Paris, 1785
  • Terracota 
  • Inv. 20
  • Escultura

Busto de Molière

Jean-Jacques Caffieri

Trata-se de uma réplica da cabeça da estátua de Molière, executada por Caffieri a pedido do Conde d’Angiviller, Diretor-geral dos Monumentos de Luís XVI, para integrar o conjunto dos Grandes Homens de França destinado ao Museum, nova instituição que pretendia servir à educação dos jovens artistas e ao prazer dos curiosos.

Caffieri, o artista escolhido para retratar o grande dramaturgo francês, trabalhou em exclusividade para a coroa de França. Salientou-se como retratista, sabendo captar as parecenças do modelo e obtendo uma semelhança quase perfeita. O seu grande rival na arte do retrato foi Jean-Antoine Houdon, o retratista mais considerado do século XVIII francês e porventura o mais célebre dos escultores desta época.

Neste retrato de Molière, com traje casual e peruca, modelado com grande virtuosismo, ressalta a vivacidade do olhar.

Proveniência

Coleção Gaston Le Breton, Rouen. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Le Graat, na venda da Coleção G. Le Breton, Paris, 7 de dezembro de 1921.

A. 58,8 cm 
Figueiredo 1992

Maria Rosa Figueiredo – Catálogo de Escultura Europeia. Vol. I, Escultura Francesa, Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian, 1992, p. 60-63, ils

Lisboa 1999

A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, catálogo de exposição, Lisboa (Museu Calouste Gulbenkian), 1999, p. 128-129, n.º 39, il.