Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho
Esta exposição explora a relação entre a obra de Sarah Affonso e a arte popular do Minho. Muitas vezes recordada como a mulher de Almada Negreiros, pretende-se aqui evocar Sarah Affonso como uma artista modernista reconhecida com um percurso próprio, de notável qualidade.
Estabelecendo uma ponte entre as duas variáveis mais importantes neste diálogo que convocamos – Sarah Affonso e a arte popular minhota –, a exposição apresenta, em paralelo, as obras de Sarah Affonso que mais especificamente citam o vernáculo regional, com os objetos cerâmicos, têxteis, de ourivesaria, que formam parte do léxico visual que a inspirou. Sarah Affonso trabalhou estas referências no contexto de uma produção visual claramente modernista, cuja matriz e filiação se investiga.
A publicação que acompanha a exposição integra a série Conversas e os textos em versão bilingue (português/inglês) são da autoria da curadora da exposição, Ana Vasconcelos, e de António Medeiros, Rosa Maria Mota e Vera Barreto.
António Medeiros evoca as referências ao Minho na obra da artista e a forma como se articularam com a «moda do Minho» que marcou a cultura e arte portuguesas do início do século XX.
A curadora desta exposição, Ana Vasconcelos, revisita a obra da artista através de um conjunto específico de peças inspiradas na iconografia popular do Minho e nas memórias da infância vivida em Viana do Castelo.
Rosa Maria Mota sublinha a importância da presença de objetos em ouro na vida das populações a nível económico, social e religioso. Esta vivência testemunhada por Sarah Affonso ecoa na sua obra.
Uma breve biografia de Sarah Affonso por Vera Barreto revela-se através de uma perspetiva diacrónica da vida e obra desta artista.
Ficha técnica
- Textos:
- Ana Vasconcelos, António Medeiros, Rosa Maria Mota e Vera Barreto
- Idioma:
- Português/Inglês
- Coordenação editorial:
- Museu Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2019
- Dimensões:
- 300x200
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 40
- ISBN:
- 978-989-8758-61-3