António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa
O catálogo da exposição António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa, retrospetiva apresentada no edifício da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, articula dinamicamente textos com reproduções de obras, estabelecendo uma geografia vivencial, percorrendo ou criando pontes entre as cidades determinantes no percurso artístico de António Ole.
Os textos são da autoria das comissárias da exposição, Isabel Carlos e Rita Fabiana, e de Nadine Siegert, especialista em arte e estudos africanos. Se o primeiro consiste numa entrevista ao artista, na qual António Ole revela na primeira pessoa as suas impressões sobre o seu percurso e a diversidade da sua produção (pintura, fotografia, filme, instalação), o segundo explora, a partir da ideia de viagem convocada pelas três cidades que marcam a vida do artista e que dão título à mostra, as temáticas e as práticas associadas à sua obra (o mar, a memória e a história, a escravatura, as migrações e o trabalho forçado, a recolha de objetos e a assemblage). O terceiro texto privilegia, por sua vez, uma abordagem cronológica do trabalho do artista e as suas relações com o panorama artístico internacional.
Uma biografia, uma cronologia da série Township Wall, uma bibliografia e a lista final de obras expostas completam esta publicação bilingue.
Ficha técnica
- Textos:
- Isabel Carlos, Nadine Siebert e Rita Fabiana
- Idioma:
- Portugês
- Editado:
- 2016
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 187
- ISBN:
- 978-989-8758-25-5