Museu Calouste Gulbenkian distinguido pela APOM

Exposição Do Outro Lado do Espelho recebe menção honrosa na edição de 2018 dos prémios APOM

Anualmente, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) premeia os melhores projetos expositivos e de divulgação cultural numa cerimónia que pretende promover o papel desempenhado pelos museus e instituições culturais nas comunidades. Este ano, a cerimónia, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decorreu no passado mês de maio no Museu dos Coches, em Belém.

O Museu Calouste Gulbenkian foi distinguido na categoria «Exposições Temporárias», recebendo menção honrosa pelo projeto Do Outro Lado do Espelho. Tomando o espelho como ponto de partida, esta exposição, que decorreu entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 na Galeria Principal, procurou demonstrar a presença deste objeto misterioso na arte europeia em diferentes suportes – da pintura à escultura, passando pela fotografia, pela arte do livro e pelo filme. O projeto, assinado pelo designerMariano Piçarra, teve curadoria de Maria Rosa Figueiredo e Leonor Nazaré.

A curadora Maria Rosa Figueiredo foi ainda reconhecida com o prémio «Personalidade do Ano», celebrando a sua longa carreira ao serviço da museologia e do Museu Calouste Gulbenkian.

O catálogo da exposição ainda se encontra disponível para venda nas lojas da Fundação.