Victor Hugo
O escritor francês Victor Hugo (1802-1855) é um dos rostos conhecidos dos visitantes do Museu. O seu busto em mármore, realizado por Rodin, pode ser visto na exposição permanente do Museu, apresentando grandes semelhanças com as imagens do escritor que chegaram aos dias de hoje.
A infância de Victor Hugo aconteceu durante um período de instabilidade política: pouco depois do seu nascimento, Napoleão foi declarado imperador e, quando o escritor era adolescente, a monarquia foi restaurada. Estes acontecimentos acabaram por influenciar fortemente a sua escrita. Publicou o seu primeiro livro em 1823; muitos outros se seguiram, inspirando outros importantes escritores, como Albert Camus, Charles Dickens e Fyodor Dostoyevsky.
Em 1931, foi editado Notre-Dame de Paris, uma das suas obras mais conhecidas, cujo objetivo era pressionar a cidade de Paris no sentido de restaurar a catedral. A sua obra de referência, Les Misérables, foi publicada em 1862 e denunciava uma luta desigual de classes e a inevitabilidade da pobreza ou da condição social. Ambas inspiraram adaptações musicais.
Calouste Gulbenkian adquiriu exemplares de bibliófilo destes dois livros, que obtiveram grande valor devido ao número reduzido das tiragens. O seu exemplar de Les Misérables, ilustrado por Georges Jeanniot, é o n.º 19 de 1000, e inclui cartas manuscritas do ilustrador, relacionadas com os próprios esboços e com o romance. O colecionador comprou ainda a obra Cinq Poèmes, publicada por ocasião do centenário do nascimento do autor.
Contudo, há uma outra peça da Coleção que, curiosamente, se relaciona com Victor Hugo: uma coletânea de textos de autores clássicos, com tradução de Leconte de Lisle, um poeta francês com uma profunda ligação à cultura grega. O exemplar de Gulbenkian, que inclui uma aguarela do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, pertenceu ao próprio Victor Hugo, que o assinalou com um ex-líbris original, executado a aguarela.
Uma Coleção com Histórias
Em 2020, partilhámos semanalmente uma história sobre a coleção de Calouste Gulbenkian. Os artigos desta rubrica referem-se à coleção do Museu Calouste Gulbenkian como Coleção do Fundador.
Conhecer outras histórias