Cupido Triunfante
Depois de cerca de quarenta anos distante do público, a escultura Cupido Triunfante, da autoria do artista alemão Konrad Heinrich Schweickle (1779-1833), encontra-se agora em exposição no átrio do Museu Calouste Gulbenkian.
Datada de inícios do século XIX, esta obra de inspiração neoclássica não é mostrada desde 1976, ano em que figurou na célebre Exposição Evocativa que comemorou o vigésimo aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian. Na altura, a obra foi identificada como uma representação de Baco. Contudo, a nova leitura de um elemento que se encontra na escultura, o relâmpago aos pés do deus, símbolo do triunfo de Cupido sobre Júpiter, permitiu esta identificação.
Antes de ser instalada no átrio do Museu, a obra, exposta durante vários anos no terraço da casa de Paris de Calouste Gulbenkian, foi objeto de uma intervenção de restauro que lhe devolveu o aspeto original.
A escultura que habitualmente se encontra neste lugar, Apolo de Jean-Antoine Houdon, integra, atualmente, a exposição temporária Pose e Variações. Escultura em Paris no tempo de Rodin.