René Lalique e a Idade do Vidro

Arte e Indústria

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A primeira exposição que a Fundação dedica a René Lalique desde 1988 centra-se na relação do artista com o vidro. A seleção de cerca de 100 objetos, provenientes do Museu Calouste Gulbenkian e de outros museus e coleções particulares, reúne joias, peças de ourivesaria, vidros e objetos de design.

O Museu Calouste Gulbenkian reúne quase duas centenas de obras de René Lalique, entre as quais se contam algumas das mais célebres joias criadas pelo artista.

A origem deste magnífico conjunto remonta à década de 1890, altura em que Calouste Gulbenkian e René Lalique se conheceram. A amizade de ambos, que durou meio século, levou o colecionador a adquirir, entre 1899 e 1927, a quase totalidade das obras diretamente ao artista, com apenas uma exceção.

O percurso da exposição, cronologicamente ancorado em dois momentos chave da arte do século XX – a Exposição Universal de 1900 e a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925 – percorrerá, no entanto, todos os grandes momentos da carreira do artista, desde a fase de produção artesanal como joalheiro no período Arte Nova, até ao período em que assumiu o papel de «industrial-criador» iniciada no momento em que passou a dedicar-se exclusivamente ao vidro.

Após a instalação da fábrica de Wingen-sur-Moder, na Alsácia, em 1922, e movido pela ideia de «arte social», preconizada pelo crítico Roger Marx, Lalique diversificou e desenvolveu a sua produção vidreira, orientada a partir de então para a realização de objetos destinados ao consumo alargado e à utilização sistemática da aplicação do vidro na arquitetura e no design.

A exposição, a primeira inteiramente dedicada a René Lalique na Fundação Calouste Gulbenkian desde 1988, reúne cerca de uma centena de obras - entre joias, vasos, revestimentos decorativos, objetos de uso quotidiano –, e revela de que forma a procura da transparência esteve sempre presente na produção do artista.

Para este projeto, o Museu Calouste Gulbenkian conta com a colaboração excecional do Musée Lalique, Wingen-sur-Moder, e com objetos provenientes de algumas das mais importantes coleções particulares do mundo. Estas peças ilustram, sobretudo, etapas fundamentais da carreira do artista na transição para a realização de objetos produzidos em escala industrial no período Art Déco.

 

Curadora: Luísa Sampaio


VISTA GERAL DA EXPOSIÇÃO

 

Visita virtual 360º

VÍDEOS

Visita guiada à exposição com a curadora Luísa Sampaio

René Lalique, o inventor da joia moderna

A técnica de moldagem a cera perdida

«Vidro, matéria maravilhosa»

O perfume moderno

Viagens e emblemas de modernidade

 


Temas

Joias com componentes de vidro

Ceras perdidas

Produção industrial

Arquitetura

Design

«Objets d’Art»

A invenção do perfume moderno


Programação complementar

Visitas digitais para academias, universidades seniores e grupos particulares
Mediante marcação prévia a partir de 06 de abril
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