Conferência com Véronique Brumm
Slider de Eventos
Conferência com Véronique Brumm (diretora do Musée Lalique) no âmbito da exposição René Lalique e a Idade do Vidro. Arte e Indústria (em francês sem tradução simultânea).
O Museu Lalique foi criado em 2011 na pequena aldeia de Wingen-sur-Moder, no nordeste de França, onde a Fábrica Lalique labora desde 1921. Nele se apresentam as diversas criações de René Lalique, um artista extraordinário que se distingue alternadamente pelas suas peças de joalharia do período Art Nouveau, as suas criações em vidro ao estilo Art Déco, mas igualmente pelas peças de artistas que lhe sucederam.
A conferência revelará a diversidade das suas coleções – de joias a peças de cristal modernas, passando por frascos de perfume, loiças de mesa, objetos decorativos e arquitetónicos – e será articulada em torno de três eixos: a criação de um fundo inicial (em 2002, foi adquirida a primeira peça das cerca de 4800 atualmente preservadas no museu), a conceção de um percurso de visita e, por fim, o modo como as exposições temporárias permitem desenvolver as coleções.
Com formação em História, Véronique Brumm dedicou as suas primeiras investigações à história do vidro na região do Vosges do Norte durante o Século das Luzes. Posteriormente, enquanto realizava o doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação, desenvolveu um interesse sobre a patrimonialização da indústria do vidro e do cristal na Europa.
A partir de 2004, Véronique Brumm liderou o projeto do Musée Lalique, assumindo a direção após a abertura ao público em 2011. Foi também comissária das seguintes exposições: Suzanne Lalique-Haviland, le décor réinventé(2012), Le monde aquatique de Lalique (2014), Lalique et l’art du voyage (2016), Retour aux sources. Quand Lalique s’inspire du monde (2017) mais également Le verre au quotidien. Usages et techniques en Alsace et en Lorraine de l’Antiquité à aujourd’hui (2015), Le verre et les grands maîtres de l’Art moderne (2013), Prisme. Quand Lalique rencontre l’art contemporain (2018) et L’invention du parfum moderne (2019). Entre as suas publicações, destaca-se Lalique. La magie du verre, le génie du cristal, catálogo do Musée Lalique lançado em 2017.