Círculo e Tabela. História, Ciência e Design
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste Gulbenkian
Esta conferência realiza-se no âmbito da exposição O Poder da Palavra. A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento e coloca em discussão a obra que lhe é central: um manuscrito árabe do século XIX de Tuḥfat al-Khāqān, uma deslumbrante e enigmática coleção de diagramas enciclopédicos.
Este objeto será abordado de duas formas diferentes: de um ponto de vista conceptual/histórico e de um ponto de vista visual e gráfico, através da participação de especialistas académicos e de designers e calígrafos contemporâneos.
Os temas em debate serão as relações entre a metafísica e a geometria, entre as ciências esotéricas e cosmológicas e a transferência de conhecimentos através das culturas euro-asiáticas, da Antiguidade até aos dias de hoje.
Oradores
-
Ana Claro
Doutorada em Conservação e Restauro. Trabalhou como investigadora de pós-doutoramento convidada no Getty Conservation Institute. Foi titular de uma bolsa Marie Curie com o projeto «NANOART» e foi investigadora principal do projeto «IronIC». Membro da direção e do conselho editorial da revista «Conservar Património» e cofundadora do projeto «Textiles, Trade and Taste». É atualmente investigadora do CHAM. A sua investigação foca-se no estudo de materiais coloridos aplicados no património cultural.
-
Charles Burnett
Professor de História das Influências Islâmicas na Europa no Warburg Institute, University of London. A sua vida foi dedicada a documentar a transferência da ciência e da filosofia árabes para o Ocidente Latino, a documentar a atividade dos tradutores e a apresentar como as obras traduzidas foram assimiladas nas escolas e universidades da Idade Média e do Renascimento. Entre outras publicações, editou e traduziu as principais obras astrológicas de Abū Maʿshar.
-
Fabrizio Boscaglia
Professor e subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão, estuda os diálogos e cruzamentos entre as culturas portuguesa e islâmica. Curador convidado da exposição «O Poder da Palavra IV. Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis» no Museu Gulbenkian. Autor e editor de publicações científicas, consultor no King’s College London.
-
Inês Bénard da Costa
Doutoranda na Universidade de Lisboa e membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e do Projeto ERC Rutter – Making the Earth Global. Interessa-se pela história da ciência nas sociedades europeias e islâmicas e está atualmente a trabalhar numa dissertação sobre a circulação de conhecimentos entre os navegadores ibéricos e do Oceano Índico no século XVI.
-
Jeffrey Kotyk
Investigador associado na Università di Bologna e líder do projeto Marie Skłodowska-Curie «SinoIran», que explora as relações históricas entre a China e o Irão na Antiguidade tardia. A sua investigação anterior debruçou-se essencialmente sobre a história da Astrologia e Astronomia de origem estrangeira na China.
-
Joumana Medlej
Artista, escritora e educadora libanesa. Atualmente vive e trabalha em Londres. A sua prática artística contemporânea assenta no conhecimento do passado e na tecnologia da arte, temas sobre os quais leciona e escreve. As suas principais áreas de investigação são a tradição primitiva da caligrafia árabe, as tintas e pigmentos utilizados naquela época, e as abordagens medievais ao mapeamento do universo e à compreensão do lugar que ocupamos nele.
-
Juan Acevedo
Formado em Estudos Clássicos pela Universidad de Los Andes e doutorado em História da Filosofia pelo Instituto Warburg. Depois de ter trabalhado em Religião Comparada, integra atualmente o Projeto Rutter ERC, onde estuda manuscritos árabes do início da Idade Moderna sobre a navegação no Oceano Índico. Investigador de história dos conceitos e da cultura, e de sistemas alfanuméricos onde a metafísica e a produção plástica se encontram para exprimir e desenvolver conhecimento e realidades.
-
Manuel Lima
Membro da Royal Society of Arts. Orador das conferências TED. Líder em Design, mentor de «start-ups» e educador. É atualmente o responsável global de Design da Interos. Anteriormente trabalhou na Nokia, na Microsoft e na Google. Autor de 4 livros «bestseller». Orador em mais de 100 eventos em todo o mundo; as suas palestras foram vistas por mais de 3 milhões de pessoas.