Fernando Lemos. À Sombra da Luz

Exposição individual antológica do artista luso-brasileiro Fernando Lemos (1926) nos anos anteriores à sua partida para o Brasil em 1953. Pelas fotografias apresentadas, de vocação surrealista, transitam alguns dos vultos das artes e da cultura portuguesa durante a ostracizante passagem da década de 1940 para a de 1950.
Solo retrospective exhibition on Portuguese-Brazilian artist Fernando Lemos (1926) in the years preceding his departure to Brazil in 1953. The surrealist photographs communicate some of the figures of Portuguese arts and culture during the marginalising period at the end of the 1940s and into the early 1950s.

A exposição «À Sombra da Luz» revisitou a importante obra fotográfica desenvolvida pelo artista luso-brasileiro Fernando Lemos (1926-2019) entre 1949 e 1952, imediatamente antes de o artista se radicar no Brasil, em oposição ao salazarismo.

Organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), em estreito contacto com o artista, relançava o olhar sobre uma extensa seleção proveniente desse vasto conjunto de imagens que reúne ambientes, paisagens, cenas com composições de objetos, e a mais abundante prática do retrato – testemunho singular dos círculos artísticos desta época. Imbuída no espírito surrealista, a fotografia de Lemos deste período convoca esse momento particularmente atribulado do embate de algumas fações das artes e dos círculos culturais portugueses com a política ditatorial então vigente no país. Fá-lo a partir de um plano de proximidade e intimidade com muitos dos protagonistas das artes visuais, da literatura e das artes performativas, de quem Lemos não deseja apenas captar uma imagem, mas engendrar sempre algo mais, explorando a construção ficcional que a fotografia sempre é. A fantasmagoria da montagem, das transparências e das manobras de luz alia-se às pulsões surrealizantes, terreno de escalpelização do desejo, da sexualidade e do perpétuo mistério da identidade.

A exposição inauguraria a 20 de julho de 1994 nas Galeria do piso 01 do CAMJAP, onde ficaria patente até 9 de outubro desse ano. O catálogo lista 112 provas, que incluem 110 imagens, das quais a Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) guarda atualmente impressões. O acervo extensíssimo da Gulbenkian conta com dois ou, por vezes, três múltiplos de algumas dessas imagens. Muitas dessas provas foram impressas pelo fotógrafo Yvon Le Marlec e apresentadas em Paris, no Centre Culturel Portugais – Delegação em França da FCG –, por altura de uma individual de Fernando Lemos, no âmbito do «Mois de La Photo à Paris – Novembre 1992». Muitas outras terão sido tiradas no Estúdio Mário Novais, em Lisboa, além de alguns exemplares atualmente ainda sem registo do impressor.

Em 1996, Vasco Graça Moura, então diretor do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da FCG, contacta Jorge Molder com vista à organização de um ciclo de exposições itinerantes pela rede das Bibliotecas Fixas da FCG. Os retratos de Fernando Lemos, muitos deles representando vultos da literatura portuguesa, embarcariam nessa itinerância. Existe documentação referente à sua apresentação nas Bibliotecas Fixas FCG de Ovar e Caminha, em 1997, na estreita articulação com as autarquias desses municípios (Arquivos Gulbenkian, CAM 00478).

Desde 1953 que a icónica fotografia de médio formato de Fernando Lemos tem sido exposta em variadíssimas ocasiões. Em 2004, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta «Fernando Lemos. À Sombra da Luz. À Luz da Sombra», em claro diálogo com a exposição ocorrida no CAMJAP dez anos antes. Mais recentemente, em 2017, o Museu Coleção Berardo apresentou no seu espaço, em Lisboa, a mostra temporária «Fernando Lemos: Para um Retrato Coletivo em Portugal, no Fim dos Anos 40», que revisitou imensas imagens do importante conjunto fotografado por Lemos antes da sua partida para o Brasil.

Prolífero, como a obra de Lemos, o núcleo autoral que lhe é dedicado na Coleção Moderna contabiliza à data desta investigação 303 peças, das quais 283 são provas fotográficas das séries aqui em análise, listando ainda quatro desenhos, uma pintura e o portfólio Desenhos Memórias, composto por 15 gravuras (incluída uma página com uma composição tipográfica do título da série).

Membro ativo dos círculos surrealistas de Lisboa, Fernando Lemos organiza em 1952 a marcante exposição da Casa Jalco, com Marcelino de Vespeira (1925-2002) e Fernando Azevedo (1923-2002). É também nesse ano, de importantes charneiras, que funda a Galeria de Março com José-Augusto França.

Parte exilado para o Brasil logo em 1953, onde o entrosamento nas lides das artes visuais brasileiras é imediato, sediando-se em São Paulo, onde passará a viver e a trabalhar desde então. Adquire rapidamente a nacionalidade brasileira, integrando a representação do país na III Bienal de São Paulo, em 1955. Em 1962, vê ser-lhe aprovado, por parte da FCG, o projeto para uma bolsa de estudo no Japão, com a duração de seis meses (Arquivos Gulbenkian, SBA 0830). Estuda caligrafia japonesa em ateliês de Tokyo e Kyoto e viaja pelo país. Com a solicitude que bem se lhe conhece, traz ideias para projetos de cooperação em torno das relações culturais entre Japão e Portugal, com toda a herança artística que foi ficando expressa em diversos momentos do património artístico de ambos os países. A influência da cultura japonesa torna-se mais flagrante na sua obra e encontra-se ainda muito evidente nas gravuras Desenhos Memórias que a Gulbenkian apresentou numa exposição homónima de 1985.

Daniel Peres, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A mão e a faca

Fernando Lemos (1926-2019)

A mão e a faca, 1949-52 / Inv. FP235

Adolfo Casais Monteiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Adolfo Casais Monteiro, 1949-52 / Inv. FP249

Adolfo Casais Monteiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Adolfo Casais Monteiro, 1949-52 / Inv. FP299

Alberto de Lacerda

Fernando Lemos (1926-2019)

Alberto de Lacerda, 1949-52 / Inv. FP251

Alberto de Lacerda

Fernando Lemos (1926-2019)

Alberto de Lacerda, 1949-52 / Inv. FP254

Alexandre O'Neill

Fernando Lemos (1926-2019)

Alexandre O'Neill, 1949-52 / Inv. FP309

Alexandre O'Neill

Fernando Lemos (1926-2019)

Alexandre O'Neill, 1949-52 / Inv. FP246

Alexandre O'Neill

Fernando Lemos (1926-2019)

Alexandre O'Neill, 1949-52 / Inv. FP300

Alice Gomes

Fernando Lemos (1926-2019)

Alice Gomes, 1949-52 / Inv. FP188

Alice Gomes

Fernando Lemos (1926-2019)

Alice Gomes, 1949-52 / Inv. FP242

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP213

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP233

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP291

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP292

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP293

Apoio I

Fernando Lemos (1926-2019)

Apoio I, 1949-52 / Inv. FP305

Apoio II

Fernando Lemos (1926-2019)

Apoio II, 1949-52 / Inv. FP306

Arpad Szenes

Fernando Lemos (1926-2019)

Arpad Szenes, 1949-52 / Inv. FP225

Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva

Fernando Lemos (1926-2019)

Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, 1949-52 / Inv. FP247

Augusto Figueiredo

Fernando Lemos (1926-2019)

Augusto Figueiredo, 1949-52 / Inv. FP253

Augusto Figueiredo

Fernando Lemos (1926-2019)

Augusto Figueiredo, 1949-52 / Inv. FP304

Augusto Figueiredo

Fernando Lemos (1926-2019)

Augusto Figueiredo, 1949-52 / Inv. FP316

Augusto Figueiredo - A Recusa

Fernando Lemos (1926-2019)

Augusto Figueiredo - A Recusa, 1949-52 / Inv. FP319

Auto-Retrato

Fernando Lemos (1926-2019)

Auto-Retrato, 1949-52 / Inv. FP318

Banho de Sol

Fernando Lemos (1926-2019)

Banho de Sol, 1949-52 / Inv. FP308

Carlos Ribeiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Carlos Ribeiro, 1949-52 / Inv. FP422

Carlos Ribeiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Carlos Ribeiro, 1949-52 / Inv. FP234

Carlos Wallenstein

Fernando Lemos (1926-2019)

Carlos Wallenstein, 1949-52 / Inv. FP250

Cena Animal

Fernando Lemos (1926-2019)

Cena Animal, 1949-52 / Inv. FP211

Cena Esfolada

Fernando Lemos (1926-2019)

Cena Esfolada, 1949-52 / Inv. FP287

Cena Humana

Fernando Lemos (1926-2019)

Cena Humana, 1949-52 / Inv. FP195

Coincidência

Fernando Lemos (1926-2019)

Coincidência, 1949-52 / Inv. FP231

Coisas do Vidro

Fernando Lemos (1926-2019)

Coisas do Vidro, 1949-52 / Inv. FP311

Colagem

Fernando Lemos (1926-2019)

Colagem, 1949-52 / Inv. FP303

Concerto dos Manequins

Fernando Lemos (1926-2019)

Concerto dos Manequins, 1949-52 / Inv. FP421

Costa Pinheiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Costa Pinheiro, 1949-52 / Inv. FP237

Engenheiro Pilar

Fernando Lemos (1926-2019)

Engenheiro Pilar, 1949-52 / Inv. FP238

Espera

Fernando Lemos (1926-2019)

Espera, 1949-52 / Inv. FP202

Espreitando o quadro de Moniz Pereira

Fernando Lemos (1926-2019)

Espreitando o quadro de Moniz Pereira, 1949-52 / Inv. FP215

Eu (Auto-retrato)

Fernando Lemos (1926-2019)

Eu (Auto-retrato), 1949-52 / Inv. FP294

Fernando de Azevedo

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, 1949-52 / Inv. FP248

Fernando de Azevedo, Pilar, Vespeira

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, Pilar, Vespeira, 1949-52 / Inv. FP255

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc...

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc..., 1949-52 / Inv. FP198

Fernando de Azevedo, Vespeira, Adolfo Casais Monteiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, Vespeira, Adolfo Casais Monteiro, 1949-52 / Inv. FP317

Fundo da Horta (Variante)

Fernando Lemos (1926-2019)

Fundo da Horta (Variante), 1949-52 / Inv. FP226

Fundo do Quintal

Fernando Lemos (1926-2019)

Fundo do Quintal, 1949-52 / Inv. FP209

Gesto emoldurado

Fernando Lemos (1926-2019)

Gesto emoldurado, 1949-52 / Inv. FP315

Glicínia em S. Pedro de Alcântara

Fernando Lemos (1926-2019)

Glicínia em S. Pedro de Alcântara, 1949-52 / Inv. FP220

Glicínia Quartim

Fernando Lemos (1926-2019)

Glicínia Quartim, 1949-52 / Inv. FP302

Hoje há Passarinhos

Fernando Lemos (1926-2019)

Hoje há Passarinhos, 1949-52 / Inv. FP285

Hospital de Bonecas

Fernando Lemos (1926-2019)

Hospital de Bonecas, 1949-52 / Inv. FP320

Iluminação

Fernando Lemos (1926-2019)

Iluminação, 1949-52 / Inv. FP312

Intimidade dos Armazéns do Chiado

Fernando Lemos (1926-2019)

Intimidade dos Armazéns do Chiado, 1949-52 / Inv. FP258

Jacinto Ramos

Fernando Lemos (1926-2019)

Jacinto Ramos, 1949-52 / Inv. FP296

Jacinto Ramos

Fernando Lemos (1926-2019)

Jacinto Ramos, 1949-52 / Inv. FP297

Janela

Fernando Lemos (1926-2019)

Janela, 1949-52 / Inv. FP210

Jardim

Fernando Lemos (1926-2019)

Jardim, 1949-52 / Inv. FP186

Jorge de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Jorge de Sena, 1949-52 / Inv. FP200

Jorge de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Jorge de Sena, 1949-52 / Inv. FP289

Jorge de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Jorge de Sena, 1949-52 / Inv. FP290

José Blanc de Portugal

Fernando Lemos (1926-2019)

José Blanc de Portugal, 1949-52 / Inv. FP192

José Cardoso Pires

Fernando Lemos (1926-2019)

José Cardoso Pires, 1949-52 / Inv. FP232

José Viana

Fernando Lemos (1926-2019)

José Viana, 1949-52 / Inv. FP222

José Viana

Fernando Lemos (1926-2019)

José Viana, 1949-52 / Inv. FP245

José-Augusto França

Fernando Lemos (1926-2019)

José-Augusto França, 1949-52 / Inv. FP187

Julião Soares de Azevedo

Fernando Lemos (1926-2019)

Julião Soares de Azevedo, 1949-52 / Inv. FP193

Lucília Farinha

Fernando Lemos (1926-2019)

Lucília Farinha, 1949-52 / Inv. FP201

Luz Armada

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz Armada, 1949-52 / Inv. FP424

Luz do Olhar

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz do Olhar, 1949-52 / Inv. FP229

Luz em Obras

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz em Obras, 1949-52 / Inv. FP212

Manequim de Exposição

Fernando Lemos (1926-2019)

Manequim de Exposição, 1949-52 / Inv. FP208

Manequim do Vespeira

Fernando Lemos (1926-2019)

Manequim do Vespeira, 1949-52 / Inv. FP207

Manuela Torres

Fernando Lemos (1926-2019)

Manuela Torres, 1949-52 / Inv. FP218

Mão de Sombra

Fernando Lemos (1926-2019)

Mão de Sombra, 1949-52 / Inv. FP214

Maria Emília Azevedo

Fernando Lemos (1926-2019)

Maria Emília Azevedo, 1949-52 / Inv. FP239

Maria Helena Vieira da Silva

Fernando Lemos (1926-2019)

Maria Helena Vieira da Silva, 1949-52 / Inv. FP224

Maria Helena Vieira da Silva

Fernando Lemos (1926-2019)

Maria Helena Vieira da Silva, 1949-52 / Inv. FP244

Mario Cesariny de Vasconcelos

Fernando Lemos (1926-2019)

Mario Cesariny de Vasconcelos, 1949-52 / Inv. FP199

Mécia de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Mécia de Sena, 1949-52 / Inv. FP190

Mécia de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Mécia de Sena, 1949-52 / Inv. FP243

Memórias de Tecido

Fernando Lemos (1926-2019)

Memórias de Tecido, 1949-52 / Inv. FP197

Meus Pais

Fernando Lemos (1926-2019)

Meus Pais, 1949-52 / Inv. FP252

Movimento

Fernando Lemos (1926-2019)

Movimento, 1949-52 / Inv. FP310

Natal do Talho

Fernando Lemos (1926-2019)

Natal do Talho, 1949-52 / Inv. FP228

Nevoeiro de Moledo

Fernando Lemos (1926-2019)

Nevoeiro de Moledo, 1949-52 / Inv. FP205

Nora Mitrani

Fernando Lemos (1926-2019)

Nora Mitrani, 1949-52 / Inv. FP216

Nu de Ensaio

Fernando Lemos (1926-2019)

Nu de Ensaio, 1949-52 / Inv. FP206

Nu de Surpresa

Fernando Lemos (1926-2019)

Nu de Surpresa, 1949-52 / Inv. FP307

Nu Lento

Fernando Lemos (1926-2019)

Nu Lento, 1949-52 / Inv. FP313

Nudez Dança

Fernando Lemos (1926-2019)

Nudez Dança, 1949-52 / Inv. FP196

O atelier de Saint - Jacques (Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Fernanda França, José Augusto-França, NovaisTeixeira, António Dacosta)

Fernando Lemos (1926-2019)

O atelier de Saint - Jacques (Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Fernanda França, José Augusto-França, NovaisTeixeira, António Dacosta), 1949-52 / Inv. FP227

Os pais de Vespeira e amigos

Fernando Lemos (1926-2019)

Os pais de Vespeira e amigos, 1949-52 / Inv. FP423

Pedaço Minhoto

Fernando Lemos (1926-2019)

Pedaço Minhoto, 1949-52 / Inv. FP425

Pedras

Fernando Lemos (1926-2019)

Pedras, 1949-52 / Inv. FP194

Pôr do Sol

Fernando Lemos (1926-2019)

Pôr do Sol, 1949-52 / Inv. FP236

Relance

Fernando Lemos (1926-2019)

Relance, 1949-52 / Inv. FP314

Roberto de Araújo

Fernando Lemos (1926-2019)

Roberto de Araújo, 1949-52 / Inv. FP189

Romeu Correia

Fernando Lemos (1926-2019)

Romeu Correia, 1949-52 / Inv. FP419

Roupa Lisboeta

Fernando Lemos (1926-2019)

Roupa Lisboeta, 1949-52 / Inv. FP286

Rua do Sol ao Rato (A minha primeira fotografia)

Fernando Lemos (1926-2019)

Rua do Sol ao Rato (A minha primeira fotografia), 1949 / Inv. FP257

Sara Valle

Fernando Lemos (1926-2019)

Sara Valle, 1949-52 / Inv. FP184

Sofia de Mello Breyner

Fernando Lemos (1926-2019)

Sofia de Mello Breyner, 1949-52 / Inv. FP219

Sophia de Melllo Breyner

Fernando Lemos (1926-2019)

Sophia de Melllo Breyner, 1949-52 / Inv. FP217

Sophia de Mello Breyner

Fernando Lemos (1926-2019)

Sophia de Mello Breyner, 1949-52 / Inv. FP301

Sós em Moledo

Fernando Lemos (1926-2019)

Sós em Moledo, 1949-52 / Inv. FP256

Teresa Corista

Fernando Lemos (1926-2019)

Teresa Corista, 1949-52 / Inv. FP221

Vespeira Figurativo

Fernando Lemos (1926-2019)

Vespeira Figurativo, 1949-52 / Inv. FP230

Vespeira, Nora Mitrani, Alexandre O'Neill

Fernando Lemos (1926-2019)

Vespeira, Nora Mitrani, Alexandre O'Neill, 1949-52 / Inv. FP298

Visita Estranha I

Fernando Lemos (1926-2019)

Visita Estranha I, 1949-52 / Inv. FP426

Visita Estranha II

Fernando Lemos (1926-2019)

Visita Estranha II, 1949-52 / Inv. FP204


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro e Fernando Lemos (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00478

Pasta com documentação referente à itinerância de obras expostas. As fotografias integrariam um circuito por bibliotecas municipais associadas ao projeto das bibliotecas fixas da FCG. Contém ofícios de Vasco Graça Moura (1942-2014), então diretor do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da FCG, elaborando este projeto de itinerância. Contém confirmação de seguros para realizar a mostra na Biblioteca Municipal de Caminha em 1997. 1996 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/044-D02928

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1994


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.