A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância

Exposição representativa da arte do retrato, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenada por José Castel-Branco Pereira, com o apoio de Nuno Vassallo e Silva. A exposição, centrada exclusivamente na produção europeia, apresentou um vasto conjunto de objetos, compreendendo diversas vertentes artísticas.
Exhibition representing the art of portraiture organised by the Calouste Gulbenkian Foundation and coordinated by José Castel-Branco Pereira, with support from Nuno Vassallo e Silva. The show focused exclusively on European artworks, presenting a vast selection of pieces from a variety of movements.

Exposição coletiva representativa da arte do retrato, organizada por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenada pelo diretor do Museu Calouste Gulbenkian, José Castel-Branco Pereira, com o apoio do diretor-adjunto, Nuno Vassallo e Silva.

Inserida no âmbito das várias iniciativas levadas a cabo pelo Museu Calouste Gulbenkian aquando do seu encerramento entre 3 de outubro de 1999 e 20 de julho de 2001, devido a uma extensa campanha de obras, esta mostra pretendeu continuar a proporcionar ao público português e estrangeiro o usufruto da Coleção Calouste Gulbenkian, aproveitando o «facto de possuir óptimos retratos em Pintura e Escultura», que foram igualmente complementados com «importantes peças da maior qualidade, vindas de várias colecções particulares e do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa» (A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, 1999).

A exposição, centrada no tema do retrato, e exclusivamente na produção europeia, apresentou um vasto conjunto de objetos, compreendendo diversas vertentes artísticas. Não apenas representado através da pintura, o retrato surgiu em livros de horas, numismática, artes decorativas (relógios, medalheiros, etc.), mobiliário, desenhos, trajes, manuscritos, entre outros, inseridos num arco cronológico que ia desde o século XV até meados do século XIX, passando pela produção britânica dos finais do século XVIII.

O próprio título da exposição, «Quotidiano e Circunstância», alude a «esse propósito de contextualização, que ao longo da mostra irá conjugar cenograficamente o retrato de aparato com o fausto das peças de mobiliário e dos serviços de mesa, ou, por momentos, confrontar os adereços convocados pelas representações pintadas com a presença física de objectos afins» (Pomar, Expresso, 30 out. 1999).

Ao percorrer a mostra, o visitante constatava o destaque dado à pintura a óleo, abordada na perspetiva da «evolução desta arte desde a Idade Média até aos finais do século XIX», mas contextualizada por outras peças – de escultura, desenho a carvão, trípticos e dípticos em marfim, «em que a figura humana é reflectida e que permitem identificar a época de cada retrato» (Lino, Semanário, 12 nov. 1999).

Com projeto museográfico de Paul Vandebotermet (também responsável pela renovação do Museu Gulbenkian), «A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância» ofereceu um percurso inovador e enriquecedor sobre a história do retrato europeu, ao mesmo tempo que deu a conhecer a imensa coleção de artes decorativas pertencente a Calouste Sarkis Gulbenkian.

A exposição, segundo o material fotográfico disponibilizado pelo Arquivo Fotográfico do Museu Calouste Gulbenkian, adotou uma disposição bastante fluida, intercalando as pinturas com os objetos de mobiliário, as esculturas e as loiças, convidando o visitante a entrar num ambiente mais «caseiro», onde poderia igualmente tirar partido da «magia congelada» da arte do retrato (A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, 1999).

Alexandre Pomar, no artigo que redigiu para o jornal Expresso, valorizou o facto de ter existido «uma circulação fluente entre as sucessivas etapas históricas da mostra e diversas situações de aproximação e confronto entre obras distanciadas no tempo», fazendo referência ao «intimismo dos primeiros retratos medievais identificados como patronos dos Livros de Horas, junto às medalhas renascentistas» (Pomar, Expresso, 30 out. 1999).

Entre as obras mais emblemáticas, destacaram-se a Figura de Velho (1645), de Rembrandt, o Retrato de Duval de L'Époney (1745), de Maurice Quentin de La Tour, ou o Retrato de Madame du Barry e do Pajem Zamore (1771), atribuído a Jean-Baptiste Gautier Dagoty (1740-1786).

Do lado dos pintores britânicos – tendo em conta a forte influência da Royal Academy of Arts entre o final do século XVIII e parte do século XIX –, destaca-se Thomas Gainsborough, em cujas obras selecionadas para a exposição se evidenciava a influência do pintor flamengo Van Dyck (1599-1641), «o artista que ele mais admirava» (A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, 1999).

Entre a ampla variedade de retratos e autorretratos, encontrava-se o Auto-retrato ou Degas Saluant (c. 1863), de Edgar Degas, e o Self-portrait (c. 1777), de Nicolas-Bernard Lépicié. A exposição apresentou ainda uma seleção de esculturas de Carpeaux e de Rodin, defronte de uma pintura de Boldini (O Pintor Brown e Família, de 1890), «sacada às reservas do Museu» (Pomar, Expresso, 30 out. 1999). O percurso expositivo terminava com uma seleção de peças de René Lalique, apresentadas em vitrinas individuais, onde a utilização das cores escuras nos suportes sublinhou a riqueza e o detalhe da obra do artista francês.

Das obras cedidas distinguiam-se o Retrato do Rei D. João I (1434-1450), proveniente do Museu Nacional de Arte Antiga, e também duas obras doadas por Calouste Gulbenkian ao Estado: «retrato[s] de Van Dyck e de Largillierre, onde curiosamente contrastam a sobriedade e o intimismo austero com o gosto exteriorizado pelo espectáculo social» (Pomar, Expresso, 30 out. 1999).

O catálogo, que conta com uma extensa reprodução fotográfica das obras expostas, inclui, além de uma introdução da autoria de João Castel-Branco Pereira, um ensaio de José Gil e um conjunto de análises sobre os vários setores da exposição, assinadas por Jean-François Lhote, Luís de Moura Sobral, John Hayes e Raquel Henriques da Silva, a quem citamos a título de epítome: «[…] imagens detidas em pose, segundo a herança do passado, ou imobilizadas em movimento, segundo a estética do tempo, […] indagam-nos com uma frontalidade voluntária, tranquila e provocatória, que representa uma sociedade onde a liberdade individual se tornara condição reivindicada e optimista de progresso.» (A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, 1999)

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Emilia Pia, Mulher de Antonio da Montefeltro

Adriano di Giovanni de' Maestri, chamado Adriano Fiorentino (c. 1450/1460-1499)

Emilia Pia, Mulher de Antonio da Montefeltro, 1495 / Inv. 2398

André-Charles Boulle (1642-1732)

Inv. 324A/B

André-Charles Boulle (1642-1732)

Inv. 256

Cenas da Paixão

Anónimo

Cenas da Paixão, Inv. 349

Cenas da Vida da Virgem / Adoração dos Reis Magos

Anónimo

Cenas da Vida da Virgem / Adoração dos Reis Magos, Séc. XIV / Inv. 2319

Retrato

Antoine Watteau (1684-1721)

Retrato, c. 1720 / Inv. 530

Retrato de Homem

Anton van Dyck (1599-1641)

Retrato de Homem, c. 1621 / Inv. 113

Leonello d'Este, Marquês de Ferrara

Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello (c. 1395-1455)

Leonello d'Este, Marquês de Ferrara, c. 1443 / Inv. 2410

Ludovico III Gonzaga, 2º Marquês de Mântua

Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello (c. 1395-1455)

Ludovico III Gonzaga, 2º Marquês de Mântua, 1447 - 1448 / Inv. 2405

Il Tempio della Pace edificato dalla virtù dell' Eminentissimo Cardinale Mazarino

Aurelio Amalteo (1626-1690 ?)

Il Tempio della Pace edificato dalla virtù dell' Eminentissimo Cardinale Mazarino, Séc. XVII / Inv. LA205

Bernard (II) van Risen Burgh (me. c. 1730)

Inv. 195

Retrato do Marquês de Marigny

Charles Nicolas Cochin, filho (1715-1790)

Retrato do Marquês de Marigny, 1781 / Inv. 458

Charles Spire (maître 1736)

Inv. 2166

Charles-Nicolas Dodin (1754-1802)

Inv. 308A

Charles-Nicolas Dodin (1754-1802)

Inv. 308B

Charles-Nicolas Dodin (1754-1802)

Inv. 308C

Observations sur un livre intitulé Philippes le Prudent, fils de Charles le Quint, vérité Roy legitime de Portugal, des Algarves, des Indes et du Brésil. Composé par Jean Caramuel Lobkowitz, religieux de l'ordre de Cisteaux, Docteur de Louvain, ....

Daniel de Priezac (1590-1662)

Observations sur un livre intitulé Philippes le Prudent, fils de Charles le Quint, vérité Roy legitime de Portugal, des Algarves, des Indes et du Brésil. Composé par Jean Caramuel Lobkowitz, religieux de l'ordre de Cisteaux, Docteur de Louvain, ...., Inv. LA20

Desconhecido

Século XVIII / Inv. 292

Desconhecido

Inv. 2339/1-23

Desconhecido

Século XVI / Inv. 1701

Desconhecido

Inv. 283B

Busto de Luís XIV

Desconhecido

Busto de Luís XIV, Séc. XVIII-XIX / Inv. 286-A

Busto do Marechal de Turenne

Desconhecido

Busto do Marechal de Turenne, Séc. XVIII / Inv. 286-B

Decadracma de Siracusa

Desconhecido

Decadracma de Siracusa, Inv. N317

Exercice de pénitence, dédié à la Reine

Desconhecido

Exercice de pénitence, dédié à la Reine, Séc. XVII / Inv. LA42

Figura Feminina Sentada

Desconhecido

Figura Feminina Sentada, c. 1700 / Inv. 2295

Novum Testamentum

Desconhecido

Novum Testamentum, Séc. XVII / Inv. LA93

Prato de aparato "a pompa"

Desconhecido

Prato de aparato "a pompa", 1 metade do século XVI / Inv. 197

Retrato de Mme. Du Barry e do pajem Zamore

Desconhecido

Retrato de Mme. Du Barry e do pajem Zamore, Final do Séc. XVIII / Inv. 435

Retrato de Mrs. Dottin

Desconhecido

Retrato de Mrs. Dottin, Inv. 866

Retrato de um Jovem e de uma Jovem

Desconhecido

Retrato de um Jovem e de uma Jovem, c. 1540 / Inv. 243

Trajo masculino - Casaca, colete e calção

Desconhecido

Trajo masculino - Casaca, colete e calção, Inv. 1459

«Autorretrato» ou «Degas Saluant»

Edgar Degas (1834-1917)

«Autorretrato» ou «Degas Saluant», Inv. 2307

O Rapaz das Cerejas

Édouard Manet (1832-1883)

O Rapaz das Cerejas, Inv. 395

Busto de Victor Hugo

François Auguste René Rodin (1840-1917)

Busto de Victor Hugo, 1886 - 1888 / Inv. 265

Cabeça de Legros (Tête de Legros)

François Auguste René Rodin (1840-1917)

Cabeça de Legros (Tête de Legros), 1881 / Inv. 570

Retrato de Mademoiselle Duplant

François-André Vincent (1746-1816)

Retrato de Mademoiselle Duplant, Inv. 264

François-Thomas Germain (maître 1748)

1758 / Inv. 1073A/B

Retrato de Sara Andriesdr. Hessix

Frans Hals (1580-1666)

Retrato de Sara Andriesdr. Hessix, c. 1626 / Inv. 214

Retrato de Miss Constable

George Romney (1734-1802)

Retrato de Miss Constable, 1787 / Inv. 427

Georges Jacob (me. 1765)

Inv. 38

Costanzo Sforza, Senhor de Pesaro

Gianfrancesco Enzola (act. 1455-1478)

Costanzo Sforza, Senhor de Pesaro, 1475 / Inv. 2397

O Pintor Brown e a Família

Giovanni Boldini (1842-1931)

O Pintor Brown e a Família, 1890 / Inv. 58

Retrato de Marco Antonio Savelli

Giovanni-Battista Moroni (c. 1520-1578)

Retrato de Marco Antonio Savelli, c. 1543-47 / Inv. 92

Retrato de uma Jovem

Giuliano Bugiardini (1475-1554)

Retrato de uma Jovem, c. 1516-25 / Inv. 27

Retrato de Duas Jovens

Henry Edridge (1769-1821)

Retrato de Duas Jovens, c. 1816 (?) / Inv. 864

Retrato de Georgina Musgrave

James Ward (1769-1859)

Retrato de Georgina Musgrave, 1797 / Inv. 310

Retrato de Bruno Chérier

Jean-Baptiste Carpeaux (1827-1875)

Retrato de Bruno Chérier, Inv. 105

Busto de Robbé de Beauveset

Jean-Baptiste II Lemoyne (1704-1778)

Busto de Robbé de Beauveset, 1765 / Inv. 553

Jean-François Oeben (me.1761)

c.1761-1762 / Inv. 579

Jean-Henry Riesener (me. 1768)

1773 / Inv. 2082

Busto de Jean-Baptiste Poquelin de Molière

Jean-Jacques Caffieri (1725-1792)

Busto de Jean-Baptiste Poquelin de Molière, 1785 / Inv. 20

Retrato de Madame de La Porte

Jean-Marc Nattier (1685-1766)

Retrato de Madame de La Porte, 1752 / Inv. 2382

Retrato de Miss Frances Beresford

John Hoppner (1758-1810)

Retrato de Miss Frances Beresford, c. 1785 / Inv. 2383

Hippolyta Gonzaga

Leone Leoni (c. 1509-1590)

Hippolyta Gonzaga, 1551 / Inv. 2407

Martin Carlin (me.1766)

Inv. 2267

Martin-Guillaume Biennais

Inv. 2220A/H

Isotta Degli Atti da Rimini, mulher de Sigismondo Pandolfo Malatesta

Matteo de' Pasti (act. 1441-1467/1468)

Isotta Degli Atti da Rimini, mulher de Sigismondo Pandolfo Malatesta, 1446 / Inv. 2406

Retrato de Duval de L'Épinoy

Maurice-Quentin de La Tour (1704-1788)

Retrato de Duval de L'Épinoy, Inv. 2380

Retrato de Mademoiselle Sallé

Maurice-Quentin de La Tour (1704-1788)

Retrato de Mademoiselle Sallé, c. 1741 / Inv. 24

Livro de Horas de Isabel da Bretanha (Horas de Lamoignon)

Mestre de Bedford (act. Paris 1405-1430)

Livro de Horas de Isabel da Bretanha (Horas de Lamoignon), Inv. LA237

Livro de Horas ou Horas de Holford

Mestre de Jaime IV da Escócia (ativo década de 1480- década de 1530)

Livro de Horas ou Horas de Holford, Inv. LA210

Livro de Horas de René II da Lorena

Mestre François

Livro de Horas de René II da Lorena, Entre 1473 e 1479 / Inv. LA147

Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain

Nicolas de Largillierre (1656-1746)

Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain, Inv. 431

Auto-retrato

Nicolas-Bernard Lépicié (1735-1784)

Auto-retrato, c. 1777 / Inv. 2386

O Astrónomo

Nicolas-Bernard Lépicié (1735-1784)

O Astrónomo, c. 1777 / Inv. 2385

Philippe Boucot (1758-1791)

Inv. 1003

Philippe Boucot (1758-1791)

Inv. 2336/1-60

Retrato de Camille Monet

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)

Retrato de Camille Monet, Inv. 2301

Palas Atena

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669) e aluno

Palas Atena, Inv. 1488

Figura de Ancião

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669)

Figura de Ancião, Inv. 1489

Busto feminino entre papoilas

René Lalique (1860-1945)

Busto feminino entre papoilas, c. 1900 - 1901 / Inv. 1148

Figura Feminina

René Lalique (1860-1945)

Figura Feminina, Inv. 1214

Libélula

René Lalique (1860-1945)

Libélula, Inv. 1197

Perfil feminino

René Lalique (1860-1945)

Perfil feminino, c. 1898-1900 / Inv. 1133

Rosto feminino

René Lalique (1860-1945)

Rosto feminino, Inv. 1141

Rosto feminino

René Lalique (1860-1945)

Rosto feminino, c. 1900 - 1902 / Inv. 1191

Serpentes

René Lalique (1860-1945)

Serpentes, c. 1899-1900 / Inv. 1263

Retrato de Lady Elizabeth Conyngham

Sir Thomas Lawrence (1769-1830)

Retrato de Lady Elizabeth Conyngham, 1824 / Inv. 2360

Miss Philadelphia Rowley

Thomas Gainsborough (1727-1788)

Miss Philadelphia Rowley, c.1783 / Inv. 199

Sagrada Família e Doadores

Vittore Carpaccio (c.1465-1525/26)

Sagrada Família e Doadores, Inv. 208

Inv. 240A

Desconhecido

Inv. 283B

Figura de Ancião

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669)

Figura de Ancião, Inv. 1489


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Maria Teresa Gomes Ferreira (à esq.) e Nuno Vassallo e Silva (à dir.)
Maria Rosa Figueiredo (ao centro)
Robert Gulbenkian
Robert Gulbenkian (ao centro)
Maria Teresa Gomes Ferreira (à esq.) e Pedro Tamen (ao centro)
Maria Teresa Gomes Ferreira (à esq.)
Luísa Sampaio (à esq. atrás) e Maria Teresa Gomes Ferreira (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03328

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém uma crítica à exposição redigida por Nuno Saldanha e excertos do catálogo. 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03111

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém documentação relativa ao empréstimo de obras, seguros, pedidos de reprodução de obras, textos e documentação sobre a edição do catálogo, convite e recortes de imprensa. 1999 – 2000


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.