Auto-retratos da Colecção

Exposição coletiva sobre o tema do autorretrato na coleção do Centro de Arte Moderna da FCG, surgida na sequência da oferta à coleção de um autorretrato de um artista. Esta circunstância suscitou a iniciativa de rever outras obras com o mesmo tema, marcando o ponto de partida da organização da exposição.
Collective exhibition of self-portraits included in the Collection of the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The exhibition was arranged after an artist’s self-portrait was given to the Collection, which led to an initiative dedicated to revisiting other artworks on the same theme. 

A exposição «Auto-retratos da Colecção» surgiu de um acaso. Foi oferecido à coleção do Centro de Arte Moderna (CAM) um autorretrato de um artista, e nesse momento surgiram a vontade e a iniciativa de rever outras obras com o mesmo tema. Este momento marcou o ponto de partida e o início da organização da exposição, uma vez que, como Jorge Molder refere no texto do catálogo, a incorporação de uma nova obra desencadeia novos enfoques para pensar a coleção, uma «acção revigorante que […] a chegada de um novo [trabalho] sempre lhe empresta» (Auto-retratos da Colecção, 1999, pp. 7-9).

Os comissários Jorge Molder e Maria José Moniz Pereira decidiram expor 68 obras da coleção do CAM com foco no retrato, de estrutura bidimensional – sobre papel, cartão, tecido, platex e tela –, pertencentes a 39 artistas portugueses. Os autorretratos escolhidos variavam temporalmente entre o Primeiro Modernismo e a produção contemporânea. Procurava-se mostrar «ao público a “reserva” de auto-retratos angariada ao longo dos anos. [Uma] excelente oportunidade para [o público] travar conhecimento com o modo como os artistas se vêem a eles próprios» («Auto-retratos no CAM», Prestige, abr. 1999, p. 95).

A equipa do CAM considerava menos provável exibir estas obras na mostra permanente da coleção e, como tal, procurou apresentá-las em função de uma linha curatorial que permitiu salientá-las de outra forma. O pensamento curatorial procurava estabelecer novos e diferentes diálogos em relação aos habitualmente presentes nas exposições permanentes da coleção. Exemplo disto são as palavras do comissário da exposição no catálogo: «Mais do que um modo de completar exaustivamente um momento deste fazer artístico, de um tema ou de uma circunstância, elas [as exposições] valem pelo que mostram e pela forma como a colecção é revisitada como tarefa em continuação.» (Auto-retratos da Colecção, 1999, pp. 7-9). Desta forma, a coleção do CAM era assumida como algo sempre em processo de construção, sempre em aberto.

Das 68 obras da coleção do CAM selecionadas para a exposição, da autoria de 39 artistas, 38 portugueses e Ana Hatherly (1929-2015) – que expôs oito trabalhos, dois deles anteriormente doados à coleção do CAM (Inv. DP1717 e Inv. DP1718) –, somente uma das composições não foi apresentada na Galeria de Exposições Temporárias (piso 0) da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian: o Auto-retrato (Inv. 85P633) do pintor Adriano de Sousa Lopes (1879-1944), que por motivos de conservação só ficou referenciado com reprodução no catálogo.

No catálogo da exposição faz-se referência à exposição «O Rosto da Máscara» (1994), comissariada por António Rodrigues no CCB. Esta referência é feita no catálogo, de modo a marcar a diferença em relação ao propósito procurado nesta exposição.

Ana Lúcia Luz, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Auto-Retrato

Abel Manta (1888-1982)

Auto-Retrato, 1933 / Inv. 89P178

Auto-Retrato

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Auto-Retrato, Inv. 85P633

Auto

Álvaro Lapa (1939-2006)

Auto, 1982 / Inv. 83P626

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, Inv. 87DP342

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP372

Auto - Retrato

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato, Inv. DP1716

Auto - Retrato

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato, Inv. DP1717

Auto - Retrato à la Matisse

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato à la Matisse, Inv. DP1718

Auto-retrato

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto-retrato, Inv. DP1462

Auto-retrato (à la Füssli)

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto-retrato (à la Füssli), Inv. DP1516

Auto-retrato á la Füssli

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto-retrato á la Füssli, Inv. DP1512

Estudo sobre um tema de Füssli (the nightmare)

Ana Hatherly (1929-2015)

Estudo sobre um tema de Füssli (the nightmare), Inv. DP1511

Menez, Cruzeiro Seixas, Areal, Ana Hatherly e Mário Cesariny

Ana Hatherly (1929-2015)

Menez, Cruzeiro Seixas, Areal, Ana Hatherly e Mário Cesariny, Inv. DP1505

Auto - Retrato

António Areal (1934-1978)

Auto - Retrato, Inv. DP1495

Auto - Retrato

António Areal (1934-1978)

Auto - Retrato, Inv. DP1496

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético, 1979/80 / Inv. 83P464

António Soares - 1915

António Soares (1894-1978)

António Soares - 1915, Lisboa 1915 / Inv. DP918

Auto-Retrato

Armando Basto (1889 -1923)

Auto-Retrato, Inv. 83P165

O meu violão, que não tem cordas, só serve para isto (Retrato do Dr. Pimentel)

Armando Basto (1889 -1923)

O meu violão, que não tem cordas, só serve para isto (Retrato do Dr. Pimentel), Inv. 83P161

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP1664

Auto-Retrato

Carlos Botelho (1899-1982)

Auto-Retrato, 1930 / Inv. 83P234

Auto-Retrato

Carlos Carneiro (1900-1971)

Auto-Retrato, 1941 / Inv. DP534

Ein Tag im Mostar (série)

Daniel Blaufuks (1963-)

Ein Tag im Mostar (série), 1996 / Inv. 98FP336

A Família

Dordio Gomes (1890-1976)

A Família, 1937 / Inv. 62P261

Auto-Retrato

Fernando Lemos (1926-2019)

Auto-Retrato, 1949-52 / Inv. FP318

Eu (Auto-retrato)

Fernando Lemos (1926-2019)

Eu (Auto-retrato), 1949-52 / Inv. FP294

Luz do Olhar

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz do Olhar, 1949-52 / Inv. FP229

Auto-Retrato

Frederico George (1915-1994)

Auto-Retrato, c.1939 / Inv. 81P627

Troppa lucce

Gaëtan (1944-2019)

Troppa lucce, 1998 / Inv. DP1721 1-5

Corte Secreto

Helena Almeida (1934-2018)

Corte Secreto, Inv. 85FP380

Tela Habitada

Helena Almeida (1934-2018)

Tela Habitada, Inv. 80FP381

Auto-retrato

João Carlos (1899-1960)

Auto-retrato, 1929 / Inv. DP559

Hum

João Dixo (1941-2012)

Hum, 1981 / Inv. 83P632

Auto-Retrato

João Navarro Hogan (1914-1988)

Auto-Retrato, 1959 / Inv. 80P174

Narcisse V

Jorge Guerra (1936-)

Narcisse V, Inv. FP9

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P57

[Autorretrato]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Autorretrato], Inv. DP220

Autorretrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Autorretrato, Inv. DP195

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, Inv. 62P260

s/título

José Domingos Rebelo (1891-1971)

s/título, Paris 1913 / Inv. DP1032

Auto-retrato

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Auto-retrato, Inv. 83P625

Auto-Retrato

José Escada (1934-1980)

Auto-Retrato, 1972 / Inv. 82P629

Geometrical Reconstructions and figure with roses (nº12)

Júlia Ventura (1952-)

Geometrical Reconstructions and figure with roses (nº12), 1987 / Inv. 98FP335

Auto- retrato

Lima de Freitas (1927-1998)

Auto- retrato, c.1948 / Inv. 98P628

Auto-Retrato

Lourdes Castro (1930-2022)

Auto-Retrato, Inv. 99P696

Auto-Retrato de Costas Largas

Maria Beatriz (1940-2020)

Auto-Retrato de Costas Largas, 1997 / Inv. 98P634

Auto-Retrato

Mário Botas (1952-1983)

Auto-Retrato, 1982 / Inv. GP589

Auro-retrato

Mário Eloy (1900-1951)

Auro-retrato, Inv. DP828

Estudo para a pintura "A fuga"

Mário Eloy (1900-1951)

Estudo para a pintura "A fuga", Inv. DP1630

Le peintre

Mário Eloy (1900-1951)

Le peintre, Inv. DP771

O homem

Mário Eloy (1900-1951)

O homem, Inv. 83P317

O meu retrato

Mário Eloy (1900-1951)

O meu retrato, Inv. 83P198

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP739

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP800

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP761

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP781

Auto-retrato

Ofélia Marques (1902-1952)

Auto-retrato, Inv. DP588

Sem título

Ofélia Marques (1902-1952)

Sem título, Inv. DP648

Sem título

Ofélia Marques (1902-1952)

Sem título, Inv. DP655

Sem título

Ofélia Marques (1902-1952)

Sem título, Inv. DP644

Auto-retrato

Olavo D'Eça Leal (1908-1976)

Auto-retrato, Inv. DP1166

Auto-retrato

Olavo D'Eça Leal (1908-1976)

Auto-retrato, 1929 / Inv. DP1162

Os cegos de Praga XII

Pedro Cabrita Reis (1956-)

Os cegos de Praga XII, Inv. 98DP1715

Sem título

Santa-Rita Pintor (1889-1918)

Sem título, Inv. DP1391

Sem título

Santa-Rita Pintor (1889-1918)

Sem título, Inv. DP1392

Família

Sarah Affonso (1899-1983)

Família, Inv. 65P277

S/ Título (Auto-Retrato)

Victor Palla (1922-2006)

S/ Título (Auto-Retrato), 1989 / Inv. FP328

Auto-Retrato

Vítor Pomar (1949-)

Auto-Retrato, 1973 / Inv. 99FP334

Auto

Álvaro Lapa (1939-2006)

Auto, 1982 / Inv. 83P626

Auto - Retrato

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato, Inv. DP1716

Auto - Retrato

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato, Inv. DP1717

Auto - Retrato à la Matisse

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto - Retrato à la Matisse, Inv. DP1718

Auto-Retrato

Fernando Lemos (1926-2019)

Auto-Retrato, 1949-52 / Inv. FP318

Troppa lucce

Gaëtan (1944-2019)

Troppa lucce, 1998 / Inv. DP1721 1-5

Hum

João Dixo (1941-2012)

Hum, 1981 / Inv. 83P632

Geometrical Reconstructions and figure with roses (nº12)

Júlia Ventura (1952-)

Geometrical Reconstructions and figure with roses (nº12), 1987 / Inv. 98FP335

Auto-Retrato

Mário Botas (1952-1983)

Auto-Retrato, 1982 / Inv. GP589

Os cegos de Praga XII

Pedro Cabrita Reis (1956-)

Os cegos de Praga XII, Inv. 98DP1715


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00434

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém texto introdutório da exposição para tradução em inglês. 1998 – 2000

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00438

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa, quadro com número de visitantes nas atividades associadas. 1999 – 1999

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 110285

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1999


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.