Gérard Castello Lopes. Photographies

Exposição de fotografia do artista francês Gérard Castello Lopes (1925-2011), organizada pelo Centre Culturel Portugais, em Paris, e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Pela primeira vez, o público francês pode apreciar a obra do artista, num conjunto de 25 fotografias realizadas entre 1956 e 1992.
Exhibition on French photographer and artist Gérard Castello Lopes (1925-2011) organised by the Centre Culturel Portugais, in Paris, and the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre. For the first time, the French public had the opportunity to admire the artist’s work through this selection of 25 photographs taken between 1956 and 1992.

Exposição temporária de fotografia de Gérard Castello-Lopes (1925-2011), patente no Centre Culturel Calouste Gulbenkian (CCCG), sede da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, de 7 de novembro a 17 de dezembro de 1994.

Foram apresentadas 25 fotografias realizadas a partir de 1956, altura em que Castello-Lopes iniciou a sua carreira de fotógrafo, contribuindo para o desenvolvimento da fotografia contemporânea portuguesa – juntamente com nomes como Victor Palla, Costa Martins e Sena da Silva –, num momento em que ela se encontrava praticamente estagnada pela inexistência de apoios ou iniciativas que a estimulassem.

O trabalho que Castello-Lopes realizou nesta altura assumiu-se como testemunho do país sobre a ditadura salazarista, aproximando-se da photographie engagée de Henri Cartier-Bresson, pelo intuito de documentar e de transmitir por imagens aquilo que o fotógrafo presenciava. Castello-Lopes sempre sentiu esta necessidade, algo que se mantém mesmo quando, nos anos de 1980, as suas preocupações passam pela pesquisa de questões relacionadas com a escala na fotografia.

A importância da partilha encontra nesta exposição uma oportunidade, através do convite de Maria de Lourdes Belchior, diretora do CCCG. A exposição contou com o apoio do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão na edição do catálogo, supervisionada por Jorge Molder e com design de Fernando Libório.

Esta foi a sexta exposição individual de Castello-Lopes, sendo, contudo, a primeira apresentação da sua obra ao público francês, aspeto salientado no comunicado de imprensa que anunciou o fotógrafo como um dos mais importantes talentos da fotografia contemporânea portuguesa.

Apesar de decorrer em simultâneo, a exposição não se inseriu no «Mois de la Photo 1994», bienal internacional de fotografia que tem lugar em Paris durante o mês de novembro desde 1980, ano em que foi criada com o apoio de Jacques Chirac, maire da capital francesa. A oitava edição do «Mois de la Photo», nas palavras do seu diretor artístico, Jean-Luc Monterosso, pretendia ser um lugar de reflexão e análise, constituído por um comité de personalidades eminentes do mundo da fotografia, que se debruçou sobre três temas que deram o mote às seguintes conferências: «La ville et la modernité photographique», «Éloge de l'oubli» e «Photographie et cinema». Apesar de o Centre Culturel Calouste Gulbenkian se ter candidatado a esta iniciativa, sugerindo a inclusão da exposição de Castello-Lopes, a proposta foi recusada por não se inserir nos temas da bienal.

No texto que assina para o catálogo da exposição, António Sena conta como conheceu Gérard Castello-Lopes e a sua obra, no final dos anos de 1950, e como lhe propôs, uns anos mais tarde, a realização daquela que seria a sua primeira exposição individual de fotografia, em 1982, na Galeria Ether, em Lisboa. A casa de Cascais onde Castello-Lopes viveu, e que serviu várias vezes de modelo, é também lembrada com carinho e nostalgia.

Na sua análise, António Sena lembra a importância de elementos vitais na obra de Castello-Lopes, como a presença dos reflexos de água e o tratamento da luz, que, auxiliado pela técnica do preto-e-branco, cria contrastes dramáticos nas figuras e paisagens retratadas. Contudo, um dos aspetos mais curiosos deste texto é o destaque dado às fotografias que não agradam a Sena – comparadas com outras que o autor diz serem de uma qualidade superior –, chegando mesmo a dissecar os elementos de cada fotografia sobre os quais não concorda.

António Tabucchi escreveu sobre a exposição de Gérard Castello-Lopes para a Vis a Vis International, mostrando-se muito emocionado com o conjunto de fotografias apresentado, destacando-o de um mundo que, diz o escritor, tende a ser cada vez mais frívolo: «I went to the Portuguese Cultural Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation on the avenue d'Iéna to see Gérard Castello-Lopes's exhibition. And afterwards, to get over the emotion, I had to sustain myself with a spot of champagne at the nearest bistrot. I like photography that moves me, because everything today tends to be so cold. Jazz is cold, painting is cold, the cinema is cold.» (Tabucchi, Vis a Vis International, 1994)

No âmbito da exposição, foi proferida uma conferência por Régis Durand, sob o tema «L'image photographique et la création contemporaine».

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Chateau D'Ayres (França)

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Chateau D'Ayres (França), 1967 / Inv. 87FP259

Dafundo

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Dafundo, 1956 / Inv. 87FP260


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

L'Image Photographique et la Création Contemporaine

17 nov 1994
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Centre Culturel Portugais
Paris, França

Publicações


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05395

Pasta com documentação referente à produção e divulgação de várias exposições organizadas no Centre Culturel Calouste Gulbenkian. 1987 – 1996

Arquivos Gulbenkian (Serviço Internacional), Lisboa / INT 04546

Pasta com o processo de várias exposições organizadas no Centre Culturel Portugais, entre 1994 e 2007. Contém orçamentos, recorte de imprensa, comunicado de imprensa, um postal de divulgação, correspondência interna e externa. 1979 – 2003

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05263

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém comunicado de imprensa, correspondência interna e externa, material para o catálogo. 1993 – 1995


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