Un Éclairage sur l'Art Contemporain Portugais. Artistas Portugueses na Bélgica

Exposição com cerca de 20 trabalhos de sete artistas portugueses presentes na coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, apresentados na Bélgica. Comissariada por José Sommer Ribeiro, Jorge Molder e Suzette Henrion, teve como objetivo dar a conhecer a produção artística contemporânea portuguesa.
Exhibition staged in Belgium comprising around 20 works by seven Portuguese artists from the collection of the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre. The show, curated by José Sommer Ribeiro, Jorge Molder and Suzette Henrion, sought to promote contemporary Portuguese art.

A exposição «Un Éclairage sur l'Art Contemporain Portugais», também apelidada «Artistas Portugueses na Bélgica», teve lugar no Centre Wallon d'Art Contemporain – La Châtaigneraie, em Flémalle (Bélgica), partindo da iniciativa da sua diretora, Marie-Hélène Joiret.

Tendo como objetivo dar a conhecer a produção artística contemporânea portuguesa, a mostra inaugurou a 16 de abril de 1994, reunindo cerca de 20 trabalhos de sete artistas portugueses presentes na coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP). Foram expostos desenhos de António Palolo (1946-2000), António Sena (1941), Gaëtan (1944-2019), Joana Rosa (1959), Jorge Martins (1940), Pedro Calapez (1953) e Pedro Proença (1962). Os trabalhos de Joana Rosa, por serem trabalhos site-specific, foram os únicos a ser realizados in loco, na sala do centro La Châtaigneraie.

A exposição resultou de uma colaboração entre o CAMJAP e La Châtaigneraie e foi comissariada por José Sommer Ribeiro, diretor do CAMJAP, Jorge Molder, seu diretor-adjunto, e Suzette Henrion, crítica de arte e membro da Commission Consultative des Arts Plastiques (Bélgica).

«Un Éclairage sur l'Art Contemporain Portugais» começou a ser pensada em 1993, a par da exposição «A Tentação da Imagem. Seis Artistas Belgas» (apresentada na Galeria 1 do CAMJAP, entre 16 de dezembro de 1993 e 23 de fevereiro de 1994), visando fomentar o intercâmbio cultural e artístico entre Portugal e a Bélgica, e a divulgação, neste país, da produção artística contemporânea portuguesa.

A mostra «Artistas Portugueses na Bélgica» esteve patente ao público até 22 de maio de 1994.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

H - 5

António Sena (1941- )

H - 5, 1979 / Inv. DP1410

L'amant se lave de ses nuits

António Sena (1941- )

L'amant se lave de ses nuits, 1983 / Inv. 84DP1270

L'aveugle décelait le crabe des tombeaux

António Sena (1941- )

L'aveugle décelait le crabe des tombeaux, 1983 / Inv. 84DP1267

P 3

António Sena (1941- )

P 3, 1979 / Inv. DP1084

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 13-12-1992 / Inv. DP1617

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 11/07/1992 / Inv. DP1623

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 10/01/1993 / Inv. DP1620

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 12/07/1992 / Inv. DP1622

De mer aussi, le savais-tu? Nous vient parfois ce grand effroi de vivre

Jorge Martins (1940-)

De mer aussi, le savais-tu? Nous vient parfois ce grand effroi de vivre, 1983 / Inv. 84DP1288

S/ Título

Jorge Martins (1940-)

S/ Título, 1986 / Inv. DP1341

s/título

Jorge Martins (1940-)

s/título, 1979 / Inv. DP1227

Un soir promu de main divine à la douceur d'une aube entre les îles...

Jorge Martins (1940-)

Un soir promu de main divine à la douceur d'une aube entre les îles..., 1984 / Inv. 84DP1294

Sempre os Mesmos e as Mesmas

Pedro Proença (1962)

Sempre os Mesmos e as Mesmas, 1991 / Inv. 91DP1625

S/Título

Ruy Leitão (1949-1976)

S/Título, Inv. DP1407

H - 5

António Sena (1941- )

H - 5, 1979 / Inv. DP1410

L'amant se lave de ses nuits

António Sena (1941- )

L'amant se lave de ses nuits, 1983 / Inv. 84DP1270

L'aveugle décelait le crabe des tombeaux

António Sena (1941- )

L'aveugle décelait le crabe des tombeaux, 1983 / Inv. 84DP1267

P 3

António Sena (1941- )

P 3, 1979 / Inv. DP1084

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 13-12-1992 / Inv. DP1617

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 11/07/1992 / Inv. DP1623

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 10/01/1993 / Inv. DP1620

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 12/07/1992 / Inv. DP1622

De mer aussi, le savais-tu? Nous vient parfois ce grand effroi de vivre

Jorge Martins (1940-)

De mer aussi, le savais-tu? Nous vient parfois ce grand effroi de vivre, 1983 / Inv. 84DP1288

S/ Título

Jorge Martins (1940-)

S/ Título, 1986 / Inv. DP1341

s/título

Jorge Martins (1940-)

s/título, 1979 / Inv. DP1227

Un soir promu de main divine à la douceur d'une aube entre les îles...

Jorge Martins (1940-)

Un soir promu de main divine à la douceur d'une aube entre les îles..., 1984 / Inv. 84DP1294

Sempre os Mesmos e as Mesmas

Pedro Proença (1962)

Sempre os Mesmos e as Mesmas, 1991 / Inv. 91DP1625

S/Título

Ruy Leitão (1949-1976)

S/Título, Inv. DP1407


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00333

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa, material para o catálogo e material de divulgação relativo ao certame «Antuérpia 93 – Capital Europeia da Cultura». 1991 – 1994

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00318

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém lista de obras e correspondência externa. 1994 – 1994


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.