40 Cartazes em Exposição, 1994 – 2008. Michel François em colaboração com Richard Venlet

Exposição individual do artista belga Michel François (1956). Em colaboração com Richard Venlet, autor dos suportes expositivos, foram apresentadas 40 fotografias impressas sob a forma de cartazes de grande dimensão, fruto do trabalho do artista desde os anos 80. A curadoria da mostra foi assegurada por Jorge Molder.
Solo exhibition on Belgian artist Michel François (1956). In collaboration with Richard Venlet, who designed the way the works were displayed in the exhibition, around 40 print photographs were displayed as large-scale posters, the fruit of the artist’s work since the 80s. The show was curated by Jorge Molder.

Exposição individual do artista belga Michel François (1956), organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), com curadoria de Jorge Molder.

Influenciado pelo contexto familiar, com um pai pintor e uma mãe escultora e bailarina, Michel François desenvolveu, desde os anos 80, uma obra de caráter «híbrido» e «fluido», conjugando a fotografia, o vídeo e a instalação. Reconhecido pela sua formação eclética, participou em numerosas exposições no estrangeiro, como a «Documenta IX», em 1992, ou a Bienal de Veneza, na qual representou o seu país, em 1999. Um ano após esta exposição, inicia o seu percurso enquanto professor na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris (Museum of Contemporary Art. Antwerpen).

Em colaboração com Richard Venlet, autor dos suportes expositivos e conhecido por criar «ambientes» a partir de espaços, Michel François apresentou no CAMJAP um conjunto de 40 fotografias impressas sob a forma de cartazes de grande dimensão (180 × 120 cm), fruto do seu trabalho nos catorze anos anteriores e pertencentes à coleção do Stedelijk Museum voor Actuele Kunst (40 Cartazes em Exposição. Michel François em colaboração com Richard Venlet, 2008).

Para a exposição em Lisboa foi impressa uma nova imagem para distribuir pelos visitantes, igualmente visível em 30 mupis espalhados pela cidade. A partir da colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, o artista pretendeu não um aumento de divulgação, mas sim uma intervenção no espaço público, que funcionava como uma extensão da sua mostra no CAMJAP. Nas palavras de Michel François, foi um «fenómeno de contaminação das imagens e de encontros fortuitos», aspeto intrínseco na sua obra (Molder, 40 Cartazes em Exposição, 1994 – 2008. Michel François em colaboração com Richard Venlet, 2008).

Como adiantou Jorge Molder, diretor do Centro de Arte Moderna e curador, a obra de François é «marcada por uma fundamental diversidade, da qual esta exposição, mesmo recorrendo apenas a um único meio, dá conta» (Ibid.).

As imagens apresentadas na Sala de Exposições Temporárias do CAMJAP deram a conhecer o modo como o artista conseguia captar os momentos mais delicados da vida, visando maioritariamente, elementos vivos (humanos, plantas, etc.), objetos fluidos (tinta, água, entre outros) e atitudes (respirar, gritar, andar...).

«Michel François’s works show conceptual demand and formal seduction, the radicalism of the gesture and the intelligence of the image, which makes his signature recognisable among all.» (Museum of Contemporary Art. Antwerpen)

A exposição foi acompanhada pela divulgação de um desdobrável editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que conta com um texto do curador responsável, Jorge Molder, dando a conhecer alguns aspetos biográficos do artista.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[40 Cartazes em Exposição, 1994 – 2008. Michel François em colaboração com Richard Venlet]

nov 2008 – jan 2009
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

jan 2009
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Michel François (à esq.) e Teresa Gouveia (à dir.)
Michel François (à esq.), Teresa Gouveia (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
Jorge Molder (à esq.), Michel François (ao centro) e Teresa Gouveia (à dir.)
Michel François (à dir.)
Manuel Costa Cabral (à esq.) e Jorge Molder (à dir.)
Teresa Gouveia (à esq.) e Michel François (à dir.)
Teresa Gouveia (à esq.) e Michel François (à dir.)

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00567

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência de caráter organizativo, orçamentos e seguros. 2008 – 2009

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 10368

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2008

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 10369

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2008


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.