A Tentação da Imagem. Seis Artistas Belgas

Exposição de seis artistas belgas contemporâneos, organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, em colaboração com a galeria belga Espace 251 Nord. Comissariada por José Sommer Ribeiro, Suzette Henrion e Laurent Jacob, a exposição teve como objetivo envolver o público através de instalações criadas especificamente para o espaço.
Exhibition on six contemporary Belgian artists organised by the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre in collaboration with the Espace 251 Nord gallery (Belgium). Curated by José Sommer Ribeiro, Suzette Henrion and Laurent Jacob, the exhibition sought to engage the public through installations created especially for the space.

«A Tentação da Imagem» apresentou, na Galeria do piso 1 do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), o trabalho de seis artistas belgas contemporâneos. Esteve patente ao público entre 16 de dezembro de 1993 e 23 de fevereiro de 1994, resultando de uma colaboração entre o CAMJAP e a Espace 251 Nord.

A exposição foi comissariada por José Sommer Ribeiro, diretor do CAMJAP, Suzette Henrion, crítica de arte, e Laurent Jacob, diretor da Espace 251 Nord, galeria belga de Liège que, desde o início da sua atividade, se consagra à promoção e divulgação internacional do trabalho de artistas contemporâneos com atividade na Bélgica, assumindo-se como um laboratório plástico e lugar de reflexão e criação artística.

Foram apresentados trabalhos de Michel François (1956), Patrick Corillon (1959), Ann Veronica Janssens (1956), Jacques Lizène (1946), Johan Muyle (1956) e Babis Kandilaptis (1954), artistas cuja obra é reveladora do espírito do Espace 251 Nord, constituindo «um testemunho de uma busca de entidade belga inscrita pelas suas convergências e especificidades no contexto da arte actual» (A Tentação da Imagem, 1993, p. 7). O que liga o trabalho destes artistas não era, no entanto, um conjunto de traços característicos de uma identidade nacional comum, mas uma mesma atitude de crítica perante a sociedade contemporânea, que, por vezes, toca o sarcasmo.

Os trabalhos apresentados, criados especificamente para a exposição, responderam ao repto da Espace 251 Nord, que visava desafiar as fronteiras disciplinares e os modos de expor, dando total liberdade aos artistas selecionados e pedindo-lhes que se exprimissem em função do espaço existente.

Os trabalhos site-specific desta exposição pretenderam envolver o público, convidando-o a abandonar o seu lugar passivo e a assumir um papel ativo e crítico em relação às obras expostas, dando desse modo continuidade a um processo de questionamento iniciado no artista e na sua intervenção no espaço.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00333

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa, material para o catálogo e material de divulgação relativo ao certame «Antuérpia 93 – Capital Europeia da Cultura». 1991 – 1994


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.