Abílio. Pintura, Desenho, Cenários, Figurinos

Exposição individual da obra Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), proposta à Fundação Calouste Gulbenkian pela viúva do artista, Maria José Salavisa (1925-2006). Apresentada cinco anos após a sua morte, esta mostra procurou retirar do esquecimento a produção pictórica deste artista, expondo-a a par da sua vasta obra cenográfica e gráfica.
Solo exhibition on the work of Abílio de Mattos e Silva (1908-1985) proposed to the Calouste Gulbenkian Foundation by the artist’s widow, Maria José Salavisa (1925-2006). Staged five years after the artist’s death, the show sought to save his pictorial work from oblivion, displaying the work alongside his vast graphic and scenographic work. 

Exposição da obra pictórica, gráfica e cenográfica de Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), proposta à Fundação Calouste Gulbenkian pela viúva do artista, Maria José Salavisa.

Apresentada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01), esta mostra dividia-se em pequenos núcleos, nos quais as obras de Mattos e Silva foram agrupadas por medium.

A sua produção pictórica, um tanto intermitente, foi dada a conhecer ao longo de dois núcleos, começando com obras da década de 1930, período marcado por paisagens, ora desertas ora pontuadas pelos hábitos do quotidiano da Nazaré e de Óbidos, povoações que o artista revisitará ao longo da sua carreira, como demonstram alguns óleos sobre madeira dos anos 50 e o núcleo de desenho.

Aos desenhos a grafite e tinta-da-china juntam-se trabalhos de pequeno formato, como aguarelas e guaches, que caracterizam a sua produção na década de 1940. Os cenários eram os mesmos de outrora, mas o olhar dirigia-se de forma mais incisiva para os costumes e vivências daquelas populações. Encontramos nestes trabalhos o registo cuidado da vida de trabalho árduo dos pescadores da Nazaré e das suas mulheres, responsáveis por amanhar o peixe e tomar conta das crianças. Depois do trabalho, como revela o aparo de Mattos e Silva, as mulheres refugiavam-se nas rezas e os homens no álcool.

Na passagem que ligava estes três núcleos, foram expostas algumas das inúmeras participações de Mattos e Silva no teatro, na ópera e no ballet, quer enquanto figurinista, quer enquanto cenógrafo, desde 1952 até 1970. Por último, foram apresentados alguns dos cartazes que desenhara para a promoção de Óbidos enquanto «Museu de Portugal» e para a Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas.

Cinco anos após a sua morte, Abílio de Mattos e Silva é relembrado através do seu trabalho, o que leva Fernando de Azevedo a constatar: «Quase nada se sabendo dele, eis que verdadeiramente muito dele afinal se viu. E é preciso pensar, voltando a ver-lhe a obra, que esta é, embora próxima de nós ainda, um inigualável testemunho.» (Abílio. Pintura, Desenho, Cenários, Figurinos, 1990, p. 8)

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

s/título

Abílio Matos e Silva

s/título, Inv. DP1388

s/título

Abílio Matos e Silva

s/título, Inv. DP1388


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00434

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamento para catálogo, cartaz, lista de convidados para a inauguração, pedidos de empréstimo, listas de obras para efeitos de seguro material para o catálogo, convite, recortes de imprensa e correspondência oficial. 1988 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0299-D00950

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0299-D00951

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0299-D00952

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0299-D00953

Coleção fotográfica, p.b., cor? inauguração, (FCG, Lisboa) 1990


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