Exposição-Espectáculo sobre a Obra de António José da Silva. Marionetas de Helena Vaz

Exposição dedicada ao escritor e dramaturgo português António José da Silva (1705-1739), conhecido como «O Judeu». Nela foram apresentadas 39 marionetas e outros objetos que a companhia Marionetas de S. Lourenço construíra no âmbito da encenação de sete «óperas joco-sérias» do dramaturgo.
Exhibition on writer and dramatist António José da Silva (1705-1739), known as the Jew (O Judeu), presenting his works, characterised by his tongue-in-cheek operas performed by puppets. The show featured 39 puppets and objects related to seven theatre pieces staged by the company Marionetas de São Lourenço.

Esta exposição, inaugurada a 3 de janeiro de 1984, visou mostrar ao público a obra do escritor e dramaturgo português António José da Silva, «O Judeu» (1705-1739), através de bonecos/marionetas que recriavam personagens das suas comédias, a que o próprio autor dava o nome de «óperas joco-sérias».

Helena Vaz e José Alberto Gil fundaram, em 1973, a Companhia de Ópera Buffa, transformada, posteriormente, no projeto Marionetas de S. Lourenço e o Diabo, que tinha como objetivo estudar, interpretar e reconstituir as características da ópera cómica do século XVIII. Este projeto surgiu na sequência de um estudo dedicado ao teatro de marionetas que Helena Vaz levou a cabo entre 1976 e 1977, na qualidade de bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna (CAM) foram expostas 39 marionetas e outros objetos relacionados com a encenação de sete peças de teatro daquele autor português, em atividade no início do século XVIII.

Para que o público melhor compreendesse as marionetas e as suas histórias, foram programadas visitas guiadas à exposição, cantadas e encenadas, realizadas por um «cicerone», Fernando Serafim, trajado à época e acompanhado por um agrupamento de música de câmara. Desta forma, o cicerone-cantor fazia as suas intervenções no espaço expositivo do CAM.

Estas exposições-espetáculo consistiam, assim, na atuação e, simultaneamente, na apresentação das marionetas pelo cantor Fernando Serafim. O agrupamento de câmara que o acompanhava era constituído por Fernanda Nunes (cantora), Artur Moreira (clarinete) Carlos Passos (violino), Leonardo de Barros (violoncelo), Nelson Rocha (trompete) e José Alberto Gil (percussão).

Maria Madalena Perdigão, do Serviço de Música, fez parte da conceção deste projeto, cuja montagem – uma vez que à data ainda não havia sido criado o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE) – ficou a cargo da equipa do Serviço de Exposições e Museografia, orientada pontualmente pelo carpinteiro construtor das marionetas da companhia.

Apesar do encerramento previsto para o fim de janeiro, a exposição-espetáculo seria prolongada até ao dia 12 de fevereiro de 1984, devido ao interesse manifestado pelo público.

Ana Lúcia Luz, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Exposição-Espectáculo sobre a Obra de António José da Silva. Marionetas de Helena Vaz]

3 jan 1984 – 1 fev 1984
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Pedro Tamen (à esq.), Maria Madalena Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Inauguração acompanhada por uma visita guiada com cicerone

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00054

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém despesas da exposição (tradução, músicos, cartazes, convites e catálogo), recortes de jornais e informações diversas; carta de Sommer Ribeiro, com pedido de prolongamento da exposição; inventário das peças em exposição (39 no total); desenhos de suportes para as marionetas (para serem construídos pela carpintaria da FCG); descrição das visitas guiadas (intervenientes e funções); programa de atividades no CAM para 1983/1984; textos para catálogo da exposição; currículo de Helena Vaz; catálogo da exposição; convite da exposição; cartaz [policopiado] e catálogo da exposição. 1983 – 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 02324

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna, ofícios e convite. 1981 – 1984

Espólio do CAM, Lisboa / Sem cota

Coleção fotográfica, p.b., cor: aspetos (FCG, Lisboa] 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00464

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1984


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.