Peinture Portugaise Contemporaine dans une Collection Privée

Semana Cultural Portuguesa em Paris

Exposição coletiva de pintura moderna portuguesa, realizada por ocasião da Semana Cultural Portuguesa e organizada pela Maison de l’Europe de Paris, em colaboração com o Centre Culturel Portugais. Foram apresentadas 38 pinturas, realizadas por igual número de pintores portugueses, pertencentes à coleção particular de José-Augusto França.
Collective exhibition of Portuguese modern painting staged as part of the Portuguese Cultural Week and arranged by the Maison de L'Europe de Paris in collaboration with the Centre Culturel Portugais. The show featured 38 paintings by as many Portuguese artists, all from the personal collection of José-Augusto França.

Exposição de pintura moderna portuguesa, realizada por ocasião da Semana Cultural Portuguesa e organizada pela Maison de l’Europe de Paris, em colaboração como o Centre Culturel Portugais (CCP), sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) em Paris e antiga residência de Calouste Sarkis Gulbenkian naquela cidade.

Os contactos entre o CCP e a Maison de l’Europe foram estabelecidos no decorrer do ano de 1987, culminando, em janeiro de 1989, com a concretização da Semana Cultural Portuguesa, programa que encerrava a missão diretiva de José-Augusto França no CCP.

Este programa, além da exposição de arte portuguesa e de um concerto (com o Ensemble Poikilon), integrou ainda três conferências: uma sobre História de Portugal, proferida pelo historiador Albert-Alain Bourdon; outra dedicada à literatura portuguesa contemporânea, pelo professor da Universidade de Paris X, Pierre Rivas; e uma outra relativa aos oito últimos séculos da arte portuguesa, proferida por José-Augusto França, que assegurou igualmente o comissariado da exposição.

No piso inferior do CCP foram apresentadas 38 pinturas, realizadas por igual número de pintores portugueses e pertencentes à coleção privada de arte contemporânea de José-Augusto França, que à data, e talvez pelas funções que desempenhava, optou por guardar anonimato. Esta foi a primeira apresentação pública de uma parte desta coleção, que em 2004 foi doada por José-Augusto França ao Município de Tomar, cidade natal do crítico e historiador, apresentando-se ao público no Núcleo de Arte Contemporânea: Doação José-Augusto França (Duarte, Revista Vox Musei. Arte e Património, jan.-jun. 2013, p. 18).

No folheto da exposição, José-Augusto França mencionava a filiação de alguns artistas portugueses nas correntes artísticas parisienses, com principal destaque para Amadeo de Souza-Cardoso, José de Almada Negreiros e Maria Helena Vieira da Silva (Peinture Portugaise Contemporaine dans une Collection Privée, 1989). Seguindo a orientação do modelo historiográfico que estabeleceu para a arte em Portugal no século XX, refere-se a «três ou quatro gerações de artistas» que, desde o início do século, emigraram para a Europa (Amadeo, Mário Eloy, René Bertholo, Lourdes Castro, João Cutileiro) e para o Brasil (Vieira da Silva ou Fernando Lemos) (Ibid.).

Para José-Augusto França, esta era «uma coleção pessoal, independente das sujeições ao mercado, formada lentamente desde os anos 40» (Colóquio/Artes, mar. 1989, p. 74) e na qual contrastavam obras fundamentais com outras mais modestas, resultantes de «escolhas intelectuais e morais», capazes de traçar o «itinerário» histórico da arte portuguesa (Peinture Portugaise Contemporaine dans une Collection Privée, 1989). Como é referido pela historiadora Adelaide Duarte, tratava-se de uma coleção «comissariada pelo trabalho intelectual e pela vivência artística» de José-Augusto França (Duarte, op. cit., pp. 20-21).

A receção crítica da exposição foi bastante positiva. Em carta dirigida ao vice-presidente da Maison de l’Europe, Jean-Pierre Gouzy, José-Augusto França referir-se-ia ao êxito da iniciativa: «[…] le déroulement de la Semaine Culturelle Portugaise en collaboration avec la Maison de l’Europe a été considéré par la Fondation Calouste Gulbenkian et son Centre Culturel à Paris comme un succès. La nombreuse assistance venue aux trois conférences, au concert et au vernissage, doit sans doute beaucoup au public habituel de la Maison de l’Europe et à votre action personnelle en faveur de ces manifestations.» (Carta de José-Augusto França para Jean-Pierre Gouzy, 23 jan. 1989, Arquivos Gulbenkian, PRS 05097)

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Programa cultural

Semana Cultural Portuguesa em Paris

16 jan 1989 – 19 jan 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Centre Culturel Portugais
Paris, França
16 jan 1989 – 19 jan 1989
Maison de L'Europe
Paris, França
Exibição audiovisual

Rosa de Areia / Desert Rose

22 fev 1989
Studio Publicis
Paris, França

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05098

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém folheto da exposição, orçamentos e seguros. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05097

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, orçamentos e correspondência recebida e expedida. 1987 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05100

Pasta com o programa do evento de apresentação do filme «Rosa de Areia» e lista de convidados. 1989

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04844

Álbum com coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG-CCP, Paris) 1989


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