Titina Maselli

Pequena antologia da artista italiana Titina Maselli (1924-2005), organizada pelo Centro de Arte Moderna e pelo Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. A exposição pretendeu dar uma panorâmica da evolução do trabalho da artista ao longo de quarenta anos, em 24 trabalhos selecionados pela artista.
Short anthological exhibition on Italian Artist Titina Maselli (1924-2005) organised by the Modern Art Centre and the Department of Artistic Creation and Art Education of the Calouste Gulbenkian Foundation. A selection of 24 works, made by the artist herself, presented an overview of Maselli's artistic evolution over the course of four decades.

Exposição de 24 trabalhos de Titina Maselli (1924-2005), selecionados pela pintora e abrangendo o período de 1947 a 1988. A exposição pretendeu dar uma panorâmica da evolução do trabalho da artista ao longo de quarenta anos.

Como escreve José Luís Porfírio no Expresso, o que deu pretexto à realização desta exposição foi a colaboração da pintora italiana nos cenários de dois espetáculos dos Encontros ACARTE de 1988: Quarteto e Material Medeia, de Heiner Müller, com encenação de Jorge Silva Melo.

Apesar de o espaço disponível apenas permitir uma pequena amostra de todo o seu percurso artístico, esta conseguiu «apresentar o que parece ser a poética dominante da obra pictórica de Titina, confirmada pelos testemunhos descritivos e evocativos contidos numa útil antologia crítica que cobre com exactidão as mesmas quatro décadas» (Porfírio, Expresso, 17 set. 1988).

A divulgação da exposição na imprensa nacional, como a que foi realizada pelo jornal Diário de Notícias, salientaria não só a sua grande abrangência estilística, «da escola romana ao “nascente realismo”», mas também os temas privilegiados por Maselli, «os que abordam a temática social e os de abstracção geométrica» («Exposição de Titina Maselli», Diário de Notícias, 25 set. 1988).

O catálogo da exposição inclui uma apresentação de José Sommer Ribeiro, seguida de dois textos, assinados, respetivamente, pelo dramaturgo Heiner Müller e pelo pintor e cenógrafo Gilles Aillaud. Uma das componentes interessantes desta publicação é a antologia crítica que reúne 24 excertos de ensaios sobre a obra de Titina Maselli.

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (atrás) e Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.), José Sommer Ribeiro (ao centro) e a artista Titina Maselli (à dir.)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.), a artista Titina Maselli (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Pedro Tamen (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e a artista Titina Maselli (à dir.)
Artista Titina Maselli (à esq.) Pedro Tamen (ao centro), Madalena de Azeredo Perdigão e José Sommer Ribeiro (à dir.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00142

Pasta com documentação referente à produção das exposições «Titina Maselli» e «Acontecimentos I – Larry Clark/Gilbert Fastenaekens». Contém um convite, recortes de imprensa, orçamentos e correspondência interna e externa. 1988 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE-S065

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02235

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1988


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.