L'Artiste du Mois. Graça Morais

Ciclo «L'Artiste du Mois»

Mostra individual de Graça Morais (1948) no Centre Culturel Portugais, integrada no ciclo «L’Artiste du Mois», um programa de divulgação de 27 artistas portugueses promovido pelo seu diretor, José-Augusto França. Durante quatro anos, de 1984 a 1988, e ao longo de um mês, era apresentada a obra de um artista português, residente em Paris ou com um percurso criativo relacionado com a capital francesa.
Solo exhibiton of the work of Graça Morais (1948) at the Centre Culturel Portugais, staged as part of the L'Artiste du Mois series, a dissemination programme featuring work by 27 Portuguese artists run by director José-Augusto França. Over the course of four years, from 1984 to 1988, the work of a Portuguese artist residing in Paris or with creative connections to the city would be placed on display for a month.

Quarta mostra do ciclo «L’Artiste du Mois», correspondente ao ano de 1988. Implementada por José-Augusto França, esta iniciativa tinha como objetivo aproximar o público francês do panorama artístico português. Ao longo dos quatro anos (1984-1988) em que o ciclo decorreu, foram apresentados no Centre Culturel Portugais 27 artistas portugueses. Num primeiro momento, a escolha incidiu em artistas residentes em Paris, tendo este critério, posteriormente, perdido relevância. Dos sete artistas selecionados para o ano de 1988, apenas dois residiam em França, e só um deles em Paris, encontrando-se os restantes a desenvolver o seu trabalho em Lisboa, no Brasil e na Alemanha.

Cada exposição era composta por um pequeno conjunto de trabalhos do artista escolhido e por alguma documentação sobre o seu percurso. Por ocasião de cada uma destas mostras, era produzido um postal, no qual figurava uma obra representativa da exposição e, no verso, a biografia do artista e a sua morada de residência.

No caso da exposição de Graça Morais (1948), o postal produzido pelo Centre Culturel Portugais sugere que entre as obras expostas se encontrava Le Sacré et le Profane (1986), uma pintura que integrara anteriormente a mostra «Graça Morais. Evocações e Êxtases» (1987) na Galeria 111. O conjunto de obras aí apresentado marcava, segundo Sílvia Chicó, uma nova fase no trabalho da artista, passando a sua pintura a ser gerada pela cor e pela forma (Graça Morais. Evocações e Êxtases, 1987). Le Sacré et le Profane (1986) reflete sobre o mundo, ordenado através de ideias como o bem e o mal, o espiritual e o carnal, o etéreo e o terreno, traduzindo o conflito entre religiosidade e erotismo e, por outro lado, os falsos moralismos muito presentes em meios conservadores, como a sua terra natal: Vieiro (Trás-os-Montes).

Então residente em Lisboa, na década anterior Graça Morais havia estudado dois anos em Paris (1977-78) com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Sobre esse período, a artista afirma: «Quando temos o encontro com a grande pintura, tudo é tão forte que a partir daí as escolhas e as identificações são imprescindíveis», e conta ainda: «Não entendia Picasso quando era aluna de Belas-Artes, nessa altura gostava do Greco, do Goya, do Chagall e dos surrealistas. Paris fez-me ver outras coisas. A pintura egípcia, sobretudo os retratos de Fayon, foi outra descoberta e continua a ser uma grande referência para mim.» (Morais, Expresso, 26 fev. 2017)

Contudo, ao decidir pintar Cristo crucificado, as influências de Marc Chagall parecem retornar, notando-se muitos paralelismos, não em termos cromáticos, mas de composição e imaginário fantástico com Christ au ciel bleu et à la chèvre rouge (1950). Esta exposição no Centre Culturel Portugais mostrava o trabalho recente de uma artista que, como afirmava Sílvia Chicó, soube traçar o seu próprio percurso, mantendo-se aberta e permeável às vanguardas internacionais (Graça Morais. Evocações e Êxtases, 1987).

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Material Gráfico


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05014

Pasta com o postal da exposição. 1984 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05378

Pasta com o postal da exposição. 1979 – 2003

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / CCP-S002-D00150

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG-CCP, Paris) 1988


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