L'Artiste du Mois. António Sena

Ciclo «L'Artiste du Mois»

Mostra individual de António Sena (1941) no Centre Culturel Portugais, integrada no ciclo «L’Artiste du Mois», um programa de divulgação de 27 artistas portugueses promovido pelo seu diretor, José-Augusto França. Durante quatro anos, de 1984 a 1988, e ao longo de um mês, era apresentada a obra de um artista português residente em Paris ou com um percurso criativo relacionado com a capital francesa.
Solo exhibition of the work of António Sena (1941), held at the Centre Culturel Portugais as part of the L'Artiste du Mois series, a dissemination programme featuring work by 27 Portuguese artists run by director José-Augusto França. Over the course of four years, from 1984 to 1988, the work of a Portuguese artist residing in Paris or with creative connections to the city would be placed on display for a month.

Exposição individual dedicada ao artista António Sena (1941), promovida pelo Centre Culturel Portugais (CCP), sede da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e antiga residência de Calouste Sarkis Gulbenkian naquela cidade. 

Esta iniciativa fazia parte do programa de divulgação artística promovido pelo CCP durante a direção de José-Augusto França e intitulado «L’Artiste du Mois». Como o título indica, estas mostras individuais destacavam a obra de artistas portugueses durante um mês, tendo sido realizadas entre os anos de 1984 e 1988.

Num balanço sobre a iniciativa, o seu promotor, José-Augusto França, resumiria assim os seus pressupostos: «Durante quatro anos, cada mês de abertura do Centro Gulbenkian de Paris teve o seu artista em exposição – sem outra pretensão que não fosse a de dar a ver algo da produção portuguesa, nas suas várias opções contemporâneas, e sem estabelecer, naturalmente, qualquer hierarquia, nem, porque isso seria impossível na prática, qualquer sequência de carácter histórico. Inicialmente, a ideia foi de expor artistas residentes em França, e tal foi o caso de 10 deles, sobre o total dos 27. […] A escolha foi aleatória, sem dúvida, obedecendo apenas a um critério de qualidade.» (França, Colóquio/Artes, set. 1989, pp. 6-7)

Estas mostras constituíam «mini-exposições» apresentadas num espaço de sete metros quadrados, numa parede central e de grande visibilidade, na qual, e dada a exiguidade do espaço, era disposto um número reduzido de obras (cerca de seis), que funcionavam como marcas e pontos de encontro da «presença portuguesa» (França, Diário de Lisboa, 7 ago. 1986).

O intuito destas exposições, nas palavras do organizador, consistia em «dar a ver regularmente portugueses numa cidade onde ninguém os vê, ou só raramente» (Ibid.). Este empenho na divulgação dos artistas nacionais era ainda reforçado na disponibilização e distribuição de fichas postais que apresentavam a reprodução de uma das obras em exibição, com a biografia do respetivo artista na contracapa, ao invés dos tradicionais catálogos de exposição.

O percurso original de António Sena e a «liberdade caligráfica» da sua prática artística justificavam a pertinência da mostra (França, Colóquio/Artes, set. 1989, p. 10).

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum de aspetos de exposição

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05014

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite. 1984 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05378

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da exposição. 1979 – 2003

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05092

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém programa de atividades (abr.-jun. 1986) do Centro Cultural Português. 1985 – 1986


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