Jorge Martins. Desenhos, 1957 – 1987

Exposição antológica do artista português Jorge Martins (1940), apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian. Dentro de um conjunto de mais de três mil desenhos, foram selecionados e expostos 286 trabalhos, que pretenderam dar conta da evolução do desenho do artista ao longo de trinta anos.
Retrospective exhibition on Portuguese artist Jorge Martins (1940) presented at the Calouste Gulbenkian Foundation. The show featured 286 artworks, selected from a collection of more than three thousand drawings, in a display that sought to trace the artist's trajectory in drawing over a period of three decades.

Exposição antológica de Jorge Martins (1940), inaugurada a 8 de junho de 1988, na Galeria de Exposições Temporárias (piso 0) da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e encerrada a 14 de agosto desse mesmo ano.

A exposição começou a ser pensada em 1983, ano em que foi realizada no mesmo espaço da FCG (piso 01), durante o mês de junho, a mostra «Jorge Martins. Preto-Branco. Desenhos».

A seleção de trabalhos foi da responsabilidade de Jorge Martins, José Sommer Ribeiro, diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, e Manuel Castro Caldas, na altura artista. Esta seleção teve como critério o entendimento, e a sua perceção pelo público, da evolução do desenho de Jorge Martins ao longo de trinta anos. De mais de três mil desenhos, foram selecionados e expostos 286 trabalhos.

O catálogo da exposição contém textos de Filomena Molder, Manuel Castro Caldas e José Gil. Através de abordagens diferentes, os autores analisam a progressão do trabalho de Jorge Martins, concordando todos sobre aquilo a que Sommer Ribeiro chama «a sua qualidade e coerência» (Jorge Martins. Desenhos 1957-1987, 1988, p. 7).

Na imprensa nacional, a exposição foi elogiada pela qualidade do conjunto dos trabalhos expostos. Em contrapartida, a museografia foi fortemente criticada, nomeadamente por Emídio Rosa de Oliveira, no jornal O Século: «Esta exposição não é fácil de ver. Visitamo-la ao longo de um trajecto em condições de visibilidade que não são as melhores. Contudo, pretender negar o valor do que aí é exposto seria dar provas de ignorância.» (Oliveira, O Século, 25 jun. 1988)

Também José Sousa Machado traçou uma crítica à museografia da exposição no artigo que escreveu no Diário Popular, apontando a dificuldade sentida na leitura individual de cada obra, mas elogiando a coerência do conjunto: «Apesar de em algumas zonas da galeria haver uma excessiva concentração de trabalhos, dificultando a visão de cada desenho isoladamente, o conjunto da retrospectiva é muito coerente, nas relações que estabelece entre desenhos, facultando a compreensão da especificidade do trabalho do artista e permitindo formar uma opinião bastante segura sobre a sua pesquisa gráfica.» (Machado, Diário Popular, 24 jun. 1988)

Carolina Gouveia Matias, 2018

The Jorge Martins’ anthological exhibition (1940) opened on June 8 of 1988 at the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) Temporary Exhibitions Gallery (Lower Ground Floor) and closed on August 14 of the same year.

The exhibition was planned in 1983, when the «Jorge Martins, Preto e Branco» exhibition was held at the FCG’s Main Building Temporary Exhibition Gallery (Lower Ground Floor), during June. The selection of the artworks was entrusted to Jorge Martins himself, to José Sommer Ribeiro, the Director of the Exhibitions and Museography Department of the FCG, and to the artist Manuel Castro Caldas. This selection was based on the understanding of the evolution of the drawing of Jorge Martins and on its perception by the public, in the course of a 30 years period. From over three thousand drawings, 286 artworks were selected and exhibited.

The catalogue of the exhibition contains texts by Filomena Molder, Manuel Castro Caldas and José Gil. Throughout different approaches, the authors analyse the development of Jorge Martins' work, agreeing on what Sommer Ribeiro calls "its quality and coherence" (Jorge Martins. Desenhos de 1957 a 1987, 1988, p. 7).

The exhibition was praised by the national press, which applauded the quality of the set of artworks on display. On the other hand, the layout was strongly criticized, namely in the article written by Emídio Rosa de Oliveira: "This exhibition is not easy to see. We visit it along a path with not the best conditions of visibility. However, to deny the value of what is exhibit there would be giving evidence of ignorance. " (Oliveira, O Século, June 25, 1988)

José Sousa Machado also criticized the exhibition's layout in the article he wrote for the newspaper Diário Popular, pointing out the difficulty sensed in the individual reading of each artwork but praising the overall coherence: "Although in some areas of the gallery there is an excessive concentration of artworks, making it difficult to view each drawing individually, the retrospective set in itself is very coherent, namely in the links established between the drawings, making it possible to understand the specificity of the artist's work and to form a solid opinion about his graphic research." (Machado, Diário Popular, June 24, 1988)


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00388

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00708

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1975 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0279-D00901

1 provas, p.b., cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0279-D00902

11 provas, p.b., cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0279-D00903

23 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0279-D00904

3 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988


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