Jorge Martins. Dessins

Primeira exposição individual de desenho de Jorge Martins (1940) na Suíça. Esta exposição surge integrada num programa expositivo organizado pelo Centro de Arte Moderna, por ocasião da visita de Estado do presidente da República Mário Soares à Suíça, do qual fizeram também parte as exposições «Images de Portugal» e «Jorge Molder. L’Oubli».
First solo exhibition of the drawings of Jorge Martins (1940) held in Switzerland. The show formed part of an exhibition programme organised by the Modern Art Centre for the state visit of Portuguese President Mário Soares to Switzerland, which also saw the presentation of the exhibitions Images de Portugal and Jorge Molder. L'Oubli.

Exposição individual de desenhos do pintor Jorge Martins (1940), realizada na Suíça (primeira mostra do artista no país), com organização do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Em conformidade com a colaboração prestada em iniciativas de cariz idêntico, a Presidência da República de Portugal solicitou o apoio do Centro de Arte Moderna (CAM) na organização das atividades culturais integradas na visita oficial do presidente da República Mário Soares à Suíça (Ofício da Presidência da República, 8 abr. 1988, Arquivos Gulbenkian, CAM 00140).

As relações culturais mantidas entre a FCG e a Suíça, nomeadamente a organização de exposições de artistas suíços nas galerias da Gulbenkian em Lisboa, justificavam e reforçavam esta colaboração («8.ª Bienal Internacional de Tapeçaria de Lausana», 1977, e «Imagens da Suíça Francesa: Cantão de Vaud. Oito Pintores, Oito Cineastas», 1982).

A exposição foi apresentada numa prestigiada galeria privada, a Galerie de L’Entracte, e contou com um total de 35 desenhos de Jorge Martins, entre os quais uma série de desenhos a preto-e-branco, apresentados em 1978 no Centre Georges Pompidou e em 1983 nas Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Sede (piso 01) («Jorge Martins. Preto-Branco. Desenhos», 1983).

Na imprensa suíça, a crítica de arte Françoise Jaunin destacava o «silêncio meditativo» da exposição de Jorge Martins (Jaunin, Le Matin, 26 mar. 1988)

No mesmo sentido, no catálogo da exposição, o historiador de arte francês Pierre Georgel destacava a qualidade e originalidade dos desenhos apresentados: «Les compositions s’organisent suivant une sourde géométrie, que dynamise délicatement la surface et fait jouer les signes inscrits avec les bords de la toile ou de la feuille. L’œuvre de Jorge Martins s’apparent par-là à un certain formalisme contemporain, mas avec une autorité sereine, une imagination du rythme et une subtilité dans la rigueur qui me paraissent exceptionnelles.» (Jorge Martins. Dessins, 1988)

Além desta mostra, o programa de atividades incluiu uma exposição de pintura portuguesa do século XX («Images du Portugal. 3 Peintres: Souza-Cardoso, Júlio Pomar e Paula Rego») e uma exposição dedicada à fotografia de Jorge Molder («Jorge Molder. L’Oubli»).

Neste mesmo ano de 1988, foi também apresentada em Lisboa, pela FCG, uma exposição antológica de desenhos de Jorge Martins («Jorge Martins. Desenhos 1957-1987»).

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00140

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência recebida e expedida, ofícios internos, seguros, e recortes de imprensa. 1988 – 1989


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.