XI Bienal de São Paulo. Representação Portuguesa

Bienal Internacional de São Paulo

Organizada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a colaboração da Sociedade Nacional de Belas-Artes e da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte, a mostra contou com o comissariado do pintor português Fernando de Azevedo.
Exhibition curated by Portuguese painter Fernando de Azevedo (1923-2002) and organised by the Secretariat of State for Information and Tourism and the Calouste Gulbenkian Foundation, with the collaboration of the national fine arts academy (Sociedade Nacional de Belas-Artes) and the Portuguese Section of the International Association of Art Critics.

Conjunto de obras selecionadas para integrar a representação portuguesa à XI Bienal de São Paulo, inaugurada em 4 de setembro de 1971. Esta mostra, organizada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi igualmente planificada com a colaboração da Sociedade Nacional de Belas-Artes e da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA). O comissariado da exposição ficou a cargo do pintor Fernando de Azevedo.

O tema da mostra portuguesa, «Almada e as Origens do Modernismo Português», visava dar uma retrospetiva da obra de Almada Negreiros (1893-1970), homenageando assim o artista recentemente desaparecido (15 de junho de 1970).

A seleção de obras pretendia, segundo as palavras de Fernando de Azevedo na introdução do catálogo referente à representação portuguesa, que a participação nacional «fosse dirigida mais especialmente num sentido de informação, tomando esta o passo às valorações competitivas. Julgamos trilhar, assim, um dos rumos que cabem, justamente, na disciplina cultural da Bienal» (Representação Portuguesa à XI Bienal de São Paulo, 1971, p. 9).

Foram escolhidas para o efeito 33 obras de Almada Negreiros, um óleo de Eduardo Viana (1881-1967), um outro de Guilherme Santa-Rita (1889-1918) e três de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918). Ao conjunto acrescia um outro núcleo, designado como «painéis com documentação fotográfica sobre Almada e as origens do movimento modernista português», com imagens ilustrativas deste subgrupo temático individualizado na orgânica do conjunto expositivo (Ibid., p. 56).

De acordo com o texto assinado pelo comissário da representação portuguesa à Bienal de São Paulo, com esta exposição pretendia-se «servir um momento raro da nossa cultura, em que os artistas e os poetas se reuniram, para falarem pelas primeiras vezes a linguagem nova. Essa também a razão de certos aspectos documentais que se mostram, a par das obras dos pintores, por forma a que melhor se passe à identificação do momento e do que queriam» (Ibid., p. 12).

Isabel Falcão, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P7

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, Inv. 62P260

Retrato de Fernando Pessoa

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Fernando Pessoa, Inv. 64P66


Publicações


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25148

Pasta com documentação referente à produção da exposicão. Contém catálogo da representação portuguesa à Bienal e nota, datilografada, com sinopse sobre a exposição [provavelmente uma nota de imprensa]. 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15375

Pasta com documentação referente à produção da exposicão. Contém comunicado de imprensa, planificação do catálogo em português, correspondência interna, listagem das obras (com identificação dos emprestadores e valores de seguro), correspondência oficial, Regulamento da XI Bienal de São Paulo (texto policopiado) e ata da reunião do Conselho de Administração autorizando o plano da representação portuguesa à XI Bienal de São Paulo. 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00014

Pasta com documentação referente à produção da exposicão. Contém comunicado de imprensa, planificação do catálogo em português, correspondência interna, listagem das obras (com identificação dos emprestadores e valores de seguro), correspondência oficial, Regulamento da XI Bienal de São Paulo (texto policopiado) e ata da reunião do Conselho de Administração autorizando o plano da representação portuguesa à XI Bienal de São Paulo. 1971 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01825

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos e montagem (São Paulo, Brasil) 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0162-D00476

Coleção fotográfica, p.b.: aspeto (São Paulo, Brasil) 1971 – 1971


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.