Pinturas da Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição organizada no Museu Nacional de Arte Antiga, para divulgar as principais coleções de obras de arte reunidas pelo colecionador Calouste Gulbenkian, ainda antes da edificação do seu Museu. Para a apresentação deste certame foram remodeladas e readaptadas setes salas do MNAA.
Exhibition revealing the core art collections of art collector and founder Calouste Sarkis Gulbenkian, staged at the Museu Nacional de Arte Antiga (National Museum of Ancient Art in Lisbon, MNAA) and predating the construction of the Gulbenkian Museum. The MNAA reconfigured and renovated seven of its rooms in preparation for the show.

Exposição organizada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com o objetivo de «tornar conhecidas em Portugal as principais colecções de obras de arte que lhe foram legadas pelo seu magnífico Instituidor, antes mesmo de ter oportunidade de as apresentar, em conjunto, no Museu que, para o efeito, vai construir no Parque de Santa Gertrudes, em Lisboa» (Pinturas da Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian, 1961).

Este certame teve lugar em sete salas do Museu Nacional de Arte Antiga, que, para o efeito, sofreram «remodelações e adaptações indispensáveis para que as obras expostas nela tenham ambiente mais apropriado» (Ibid.). Das intervenções realizadas nestes espaços, destaque-se a instalação de «um adequado sistema de iluminação e de protecção» (Boletim do MNAA, 1962).

As obras expostas constituíam um «excepcional e precioso conjunto de pinturas das Escolas flamenga, alemã, francesa, holandesa, inglesa e italiana, do século XV ao século XIX» (Ibid.).

Joana Baião, 2014


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Anton van Dyck (1599-1641)

Retrato de Homem, c. 1621 / Inv. 113

Cima da Conegliano ( c. 1459/60-1517/18)

"Sacra Conversazione" ou Descanso na Fuga para o Egipto, c. 1496-98 / Inv. 77

Círculo de Dierick Bouts (1410-1465)

Anunciação, c. 1480-90 / Inv. 628

Claude Monet (1840-1926)

Natureza-Morta, c. 1872 / Inv. 450

Claude Monet (1840-1926)

O Degelo, 1880 / Inv. 451

Desconhecido

A Virgem e o Menino, 1485-90 / Inv. 76

Desconhecido

A Virgem e o Menino, 1485-90 / Inv. 76

Domenico Ghirlandaio (1449-1494)

Retrato de uma Jovem, c. 1490 / Inv. 282

Edgar Degas (1834-1917)

Autorretrato ou "Degas Saluant", c. 1863 / Inv. 2307

Edgar Degas (1834-1917)

Retrato de Henri Michel-Lévy, c. 1878 / Inv. 420

Édouard Manet (1832-1883)

As Bolas de Sabão, 1867 / Inv. 2361

Édouard Manet (1832-1883)

O Rapaz das Cerejas, c. 1858 / Inv. 395

Francesco Francia (c. 1450-1517)

Baptismo de Cristo, 1490 / Inv. 2358

Francesco Guardi (1712-1793)

A Festa da Ascensão na Praça de São Marcos, c. 1775 / Inv. 390

A Ilha de San Pietro di Castello

Francesco Guardi (1712-1793)

A Ilha de San Pietro di Castello, c. 1770 / Inv. 267

Francesco Guardi (1712-1793)

A Ponte de Rialto segundo Projecto de Palladio, c. 1770 / Inv. 393

Francesco Guardi (1712-1793)

A Ponte sobre o Brenta junto às Comportas de Dolo, c. 1770-80 / Inv. 385A

Francesco Guardi (1712-1793)

Regata no Grande Canal junto à Ponte de Rialto, c. 1780 / Inv. 389

Francesco Guardi (1712-1793)

Vista do Molhe com o Palácio Ducal, c. 1790 / Inv. 491

François Boucher (1703-1770)

Cupido e as três Graças, 1738 / Inv. 433

Frans Hals (1580-1666)

Retrato de Sara Andriesdr. Hessix, c. 1626 / Inv. 214

George Romney (1734-1802)

Retrato de Miss Constable, 1787 / Inv. 427

Hubert Robert ( 1733-1808)

Le Bosquet des Bains d'Apollon, c. 1775-77 / Inv. 627

Hubert Robert ( 1733-1808)

Le Tapis Vert, c. 1775-77 / Inv. 626

Jan van der Heyden (1637-1712)

Paisagem na Holanda, séc. XVII / Inv. 119

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)

A Ponte de Mantes, c. 1868-70 / Inv. 443

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)

Château Thierry, 1863 / Inv. 136

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)

Veneza vista da Dogana, 1834 / Inv. 442

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)

Ville d'Avray - O Caminho da Estação, 1874 / Inv. 185

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

A Ilha do Amor, c. 1770 / Inv. 436

Jean-Marc Nattier (1685-1766)

Retrato de Louis Tocqué, 1739 / Inv. 2384

Jean-Marc Nattier (1685-1766)

Retrato de Madame de La Porte, 1752 / Inv. 2382

Jean-Marc Nattier (1685-1766)

Retrato do Marechal Duque de Richelieu, 1732 / Inv. 96

John Hoppner (1758-1810)

Retrato de Miss Frances Beresford, c. 1785 / Inv. 2383

Maurice-Quentin de La Tour (1704-1788)

Retrato de Duval de L'Épinoy, 1745 / Inv. 2380

Maurice-Quentin de La Tour (1704-1788)

Retrato de Mademoiselle Sallé, c. 1741 / Inv. 24

Nicolas de Largillierre (1656-1746)

Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain, 1736 / Inv. 431

Nicolas Lancret (1690-1743)

Festa Galante, Início da década de 1730 / Inv. 958

Nicolas-Bernard Lépicié (1735-1784)

Auto-retrato, c. 1777 / Inv. 2386

Nicolas-Bernard Lépicié (1735-1784)

O Astrónomo, c. 1777 / Inv. 2385

Peter Paul Rubens (1577-1640)

Fuga para o Egipto, c. 1630-32 / Inv. 78

Peter Paul Rubens (1577-1640)

Retrato de Helena Fourment, c. 1630-32 / Inv. 959

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)

Retrato de Camille Monet, c. 1874 / Inv. 2301

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669) e aluno

Palas Atena, c. 1657 / Inv. 1488

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669)

Figura de Ancião, 1645 / Inv. 1489

Rogier van der Weyden (1399/1400-1464)

Busto de Santa Catarina (?), c. 1435-37 / Inv. 79A

Rogier van der Weyden (1399/1400-1464)

Busto de São José, c. 1435-37 / Inv. 79B

Sir Thomas Lawrence (1769-1830)

Retrato de Lady Elizabeth Conyngham, 1824 / Inv. 2360

Stefan Locher (c. 1410-1451)

Apresentação do Menino no Templo/Estigmatização de São Francissco, 1447 / Inv. 272

Thomas Gainsborough (1727-1788)

Retrato de Mrs. Lowndes-Stone, c. 1775 / Inv. 429

Vittore Carpaccio (c.1465-1525/26)

Sagrada Família e Doadores, 1505 / Inv. 208


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Gulbenkian, o amigo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Coleccionador

1961
Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Rembrandt, pintor da realidade

1961
Escola de Belas-Artes da Universidade do Porto (ESBAP)
Porto, Portugal
1961
Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias

Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Cardeal Cerejeira (à dir.)
Américo Tomás, presidente da República de Portgual (à esq.), Cardeal Cerejeira (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (ao centro) e Cardeal Cerejeira (à dir.)
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à dir.)
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Cardeal Cerejeira (atrás, ao centro)
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Cardeal Cerejeira (à dir.)

Documentação


Imprensa


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/011/04-D00895

41 provas, p.b.: inauguração (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa) 1961

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03154

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, catálogo, cartaz, informação sobre conferências e visitas guiadas. 1960 – 1963

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03153

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamentos, lista de trabalhos, lista de peças, convite, catálogo, cartaz, informação sobre atividades complementares e discurso oficial do presidente da FCG. 1960 – 1968


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.