Umnka Lothe

Programa Gulbenkian Próximo Futuro. Ciclo «Arte Pública»

Intervenção do artista sul-africano Nicholas Hlobo (1975) integrada no ciclo «Arte Pública» organizado no âmbito do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro». A convite de António Pinto Ribeiro, coordenador do programa, o artista apresentou uma peça escultórica com referências bíblicas, representando Adão e Eva.
Art installation by South African artist Nicholas Hlobo (1975) included in the public art exhibitions for the Gulbenkian Next Future Programme. At the invitation of programme director António Pinto Ribeiro, the artist presented a sculptural work that drew from biblical references, with allusions to Adam and Eve in the Garden of Eden.

A convite de António Pinto Ribeiro, programador-geral do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro», Nicholas Hlobo (1975) integrou o grupo de artistas selecionados para o Ciclo «Arte Pública, uma iniciativa que pretendia «proporcionar o confronto dos visitantes habituais e ocasionais dos espaços públicos da Fundação com estas e outras instalações, contribuindo para o debate sobre a intervenção das obras de arte no espaço público» (Próximo Futuro [blogue], jun. 2010).

Criado em 2009, o «Próximo Futuro» foi um projeto temporário programado por António Pinto Ribeiro para três anos, mas que viria a prolongar-se até 2015. O projeto tinha como mote a promoção e divulgação da criação artística de África, América Latina e Caraíbas e apostava na transversalidade do seu programa, com conferências, exposições e espetáculos. Segundo António Pinto Ribeiro, preconizava-se o «direito dos artistas e dos trabalhadores da cultura dos países terceiros a aprender, estudar e apresentar as suas propostas culturais e artísticas aos cidadãos europeus e suas organizações» («Próximo Futuro traz África e América Latina à Gulbenkian», Diário de Notícias, 19 mai. 2010).

Para a edição de 2013, o programa desenvolvia-se em torno de conceitos como «místico» e «etéreo». Na sequência de uma visita ao Jardim Gulbenkian, o artista sul-africano Nicholas Hlobo, para quem «a água desempenha um papel importante na transmissão da mensagem da criação, uma vez que é uma fonte de vida», criou uma peça junto ao lago (Umnka Lothe, 2013).

Com tonalidade espiritual e religiosa, a obra Umnka Lothe tinha referências bíblicas, representando Adão e Eva. O artista explica o seu processo de produção e a reflexão que manteve de modo a assegurar o seu melhor entendimento e a escolha da sua localização: «Decidi fundi-los [os objetos de arte], de forma a sugerir ou uma noção de acasalamento ou uma tentativa de fusão de um com o outro. A borracha devia ficar em pé, livre, separada da figura de metal, sugerindo a ideia de Adão e Eva no Jardim do Éden. Ao olhar para o conjunto, ao longo do processo de criação do corpo da obra, pareceu-me que faltava alguma coisa. Depois, ocorreu-me que deveriam estar ligados, para que transmitissem intimidade, ou uma luta entre dois corpos, ao invés de duas formas lado a lado, à espera de um assobio. Conduzi-as a um estádio em que tinham tido de agir e investir uma sobre a outra, para incutir algum movimento à história, em vez de as manter congeladas numa postura estática. O título Umnka Lothe significa “a mulher de Lot”.» (Ibid.)

Ana Lúcia Luz, 2020


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2009 – 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

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