Paisagem na Coleção do CAM

Exposição coletiva organizada com curadoria de Ana Vasconcelos. A presente mostra, que integrou uma vasta seleção de obras de 25 artistas portugueses do século XX representados na coleção do CAMJAP, propôs uma reflexão sobre a paisagem natural e a sua representação artística.
Collective exhibition curated by Ana Vasconcelos. The show featured a vast collection of work by 25 Portuguese twentieth-century artists included in the Modern Art Centre’s collection, in a display which reflected on the natural landscape and how it is depicted in art.

Exposição coletiva organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), com curadoria de Ana Vasconcelos. Integrou uma vasta seleção de obras de 25 artistas portugueses do século XX representados na coleção do CAMJAP, propondo uma reflexão sobre a paisagem natural e a sua representação artística.

Dos artistas portugueses selecionados destacam-se nomes como João Cristino da Silva (1829-1877), Fernando Calhau (1948-2002), Alberto Carneiro (1937-2017), Luís Noronha da Costa (1942-2020) e Fernando Lemos (1926-2019). Entre os artistas internacionais, Michael Biberstein (1948-2013) ou Thomas Joshua Cooper (1946).

A exposição integrou diversas pinturas de paisagem (romântica, naturalista, modernista, etnográfica, marítima ou vistas urbanas), um conjunto de fotografias e filmes, instalações de land art de Hamish Fulton (1946) ou de Alberto Carneiro, e outras obras de «tendência minimal, que oferecem uma reflexão mais distanciada sobre a situação inevitavelmente ideologizada, e com maior ou menor carga subjectiva, de todas estas representações» (Paisagem na Coleção do CAM, 2012).

Em 1493, o poeta Jean Molinet utilizou pela primeira vez o termo «paysage» para designar uma composição representando uma região (pays). A partir de então, e integrando o dicionário de latim-francês de Robert Estienne, em 1546, a paisagem surge definida «enquanto mediação entre diferentes níveis de visibilidade, deslocando-se o seu sentido necessariamente entre dois pressupostos complementares: a capacidade de apreensão pelo sujeito dos dados do mundo físico, através do contacto directo com a natureza, e a capacidade de transcrição e de interpretação dessa experiência, convocada no acto da sua representação (visual, musical, literária, performativa, etc.). É ainda, e em primeira mão, uma experiência narrada, poética, literária, cujo registo físico directo precisa de ser culturalmente filtrado para ganhar expressão» (Paisagem na Coleção do CAM, 2011, p. 2).

De acordo com Ana Vasconcelos, a exposição quis dar resposta a duas ideias fundamentais: demonstrar a atualidade do conceito enquanto «veículo do discurso estético, ético, político, antropológico, artístico [e] literário» e abordar a noção conceptual de paisagem como elemento «espácio-temporal que ganhou uma expressão hierarquizada no quadro civilizacional urbano-renascentista europeu» (Ibid.). Sem um olhar não existe paisagem, e foi a partir desta noção que Michael Jakob definiu na sua obra Le Paysage (2008) a fórmula «P = S + N», ou seja, «Paisagem = Sujeito + Natureza». É o olhar do sujeito que cria a paisagem, e a paisagem é sempre uma representação da natureza.

No panorama artístico português, a representação da paisagem não foi, de acordo com a curadora responsável, particularmente intensa. Não obstante, o século XIX foi alvo de um aparecimento notável de pintores paisagistas, entre os quais se destaca João Cristino da Silva, autor da obra Recuar da Onda (c. 1857), presente nesta iniciativa.

A exposição ocupou o Piso 1 e a Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna. Esta última foi o espaço dedicado ao «mar», tema desenvolvido por um grande número de artistas, principalmente após a década de 1960. O mar é o elemento unificador da costa portuguesa, sendo um tema bastante explorado no imaginário nacional. Filmes de Fernando Calhau, «Mar I, II e III» (1976), uma obra do pintor Cristino da Silva, fotografias de Rui Moreira (1971) e Thomas Joshua Cooper ou esculturas de Luís Noronha da Costa foram algumas das obras expostas.

Foram incluídos na mostra vários desenhos e óleos de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), pinturas de António Carneiro (1872-1930), fotografias de Gérard Castello-Lopes (1925-2011), Nuno Cera (1972), Adelina Lopes (1970), Jorge Barradas (1894-1971) e Carlos Botelho (1899-1982), raramente vistos pelo público.

Além das habituais visitas guiadas e visitas temáticas organizadas pelo Serviço Educativo do Museu, a exposição foi complementada pela publicação de um caderno contendo um breve ensaio assinado pela curadora Ana Vasconcelos e a reprodução de algumas das peças.

A inauguração no dia 11 de novembro de 2011 contou com a presença do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar, de Ana Vasconcelos e de alguns dos artistas representados, entre outras entidades.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Imagem Cheia

Adelina Lopes (1970-)

Imagem Cheia, 2008 / Inv. FP492

Imagem Cheia

Adelina Lopes (1970-)

Imagem Cheia, 2008 / Inv. FP493

Imagem Cheia

Adelina Lopes (1970-)

Imagem Cheia, 2008 / Inv. FP494

Os sete rituais estéticos sobre um feixe de vime na paisagem

Alberto Carneiro (1937-2017)

Os sete rituais estéticos sobre um feixe de vime na paisagem, 1975 / Inv. 90E861

Percursos na Paisagem (memória do corpo sobre a terra)

Alberto Carneiro (1937-2017)

Percursos na Paisagem (memória do corpo sobre a terra), 1982/83 / Inv. 85E840

Nilo

Alexandre Conefrey (1961-)

Nilo, 2000 / Inv. 00DP1825 1-7

(Paysagem           figura negra)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Paysagem figura negra), c. 1914-1915 / Inv. 86P23

Ex - Libris

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Ex - Libris, Junho 1912 / Inv. 77DP337

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, c. 1912 / Inv. 77P2

LE TOURNOI (Desenho original n,º 17 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE TOURNOI (Desenho original n,º 17 para o álbum XX DESSINS), (c. 1912) / Inv. 92DP1551

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, (c. 1913) / Inv. 87DP342

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, c. 1912-1913 / Inv. 77P3

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, 1910 (?) / Inv. 77P152

Título desconhecido  (Castelo)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Castelo), c. 1911-1912 / Inv. 77P154

Título desconhecido  (Montanhas)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Montanhas), c. 1912 / Inv. 77P151

Título desconhecido (Bellevue)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Bellevue), c. 1911-1912 / Inv. 86P156

Leaves Laid in River Pools, Scaur Water

Andy Goldsworthy (1956-)

Leaves Laid in River Pools, Scaur Water, 1993 / Inv. 95FE65

Melgaço I

António Carneiro (1872-1930)

Melgaço I, 1921 / Inv. 83P46

Nocturno

António Carneiro (1872-1930)

Nocturno, 1911 / Inv. 83P982

Paisagem

António Carneiro (1872-1930)

Paisagem, 1920 / Inv. 83P969

Paisagem

António Carneiro (1872-1930)

Paisagem, 1896 / Inv. 83P662

Paisagem - Leça da Palmeira

António Carneiro (1872-1930)

Paisagem - Leça da Palmeira, 1905 / Inv. 83P988

Paisagem de Melgaço

António Carneiro (1872-1930)

Paisagem de Melgaço, Inv. 83P45

Praia da Figueira da Foz

António Carneiro (1872-1930)

Praia da Figueira da Foz, 1921 / Inv. 83P985

Sem título

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, 1912 / Inv. 83P452

Sem título

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, Paris, 15 de Outubro de 1897 / Inv. 83P970

Sem título (Capela de Nossa Senhora da Pedra)

António Carneiro (1872-1930)

Sem título (Capela de Nossa Senhora da Pedra), 1916 / Inv. 83P991

Sem título (Nocturno)

António Carneiro (1872-1930)

Sem título (Nocturno), 1906 / Inv. 83P992

Alfama

Carlos Botelho (1899-1982)

Alfama, 1933 / Inv. 83P236

sem título

Carlos Botelho (1899-1982)

sem título, 1933 / Inv. P1498

Palmeira

Eduardo Viana (1881-1967)

Palmeira, c. 1920-1925 / Inv. 83P423

S/Título #428

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #428, 1980 / Inv. 04P1342

S/Título #429

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #429, 1980 / Inv. 04P1343

S/Título #430

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #430, 1980 / Inv. 04P1344

S/Título #431

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #431, 1980 / Inv. 04P1345

S/Título #432

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #432, 1980 / Inv. 04P1346

S/Título #433

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #433, 1980 / Inv. 04P1347

S/Título #434

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #434, 1980 / Inv. 04P1348

S/Título #435

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #435, 1980 / Inv. 04P1349

S/Título #436

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #436, 1980 / Inv. 04P1350

S/Título #437

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #437, 1980 / Inv. 04P1351

S/Título #438

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #438, 1980 / Inv. 04P1352

S/Título #439

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #439, 1980 / Inv. 04P1353

S/Título #440

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #440, 1980 / Inv. 04P1354

S/Título #441

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #441, 1980 / Inv. 04P1355

S/Título #442

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #442, 1980 / Inv. 04P1356

Pedaço Minhoto

Fernando Lemos (1926-2019)

Pedaço Minhoto, 1949-52 / Inv. FP425

Rua do Sol ao Rato (A minha primeira fotografia)

Fernando Lemos (1926-2019)

Rua do Sol ao Rato (A minha primeira fotografia), 1949 / Inv. FP257

La Comunnion ( A Comunhão)

Francis Smith (1881-1961)

La Comunnion ( A Comunhão), (1960) / Inv. 68P51

Lisboa - Alfama

Francis Smith (1881-1961)

Lisboa - Alfama, 1920 / Inv. 81P50

Paysage du Midi

Francis Smith (1881-1961)

Paysage du Midi, 1920 / Inv. 83P508

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, Inv. DP1243

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, Inv. DP1239

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, Inv. DP1237

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, 1956 / Inv. DP1244

Saída da igreja

Francis Smith (1881-1961)

Saída da igreja, Inv. 80P502

Vue sur la campagne

Francis Smith (1881-1961)

Vue sur la campagne, Inv. 83P422

To turn around 40

Gabriela Albergaria (1965-)

To turn around 40, 2001 / Inv. 02FP363

To turn around 43 (f)

Gabriela Albergaria (1965-)

To turn around 43 (f), 2001 / Inv. 02FP364

un jardin à ma façon (a display)

Gabriela Albergaria (1965-)

un jardin à ma façon (a display), 2006 / Inv. 11E1637

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet

Hamish Fulton (1946-)

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet, 1985 / Inv. 86FE3

S/ Título

João Queiroz (1957-)

S/ Título, 2005/06 / Inv. 06P1384

Trás-os-Montes

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Trás-os-Montes, 1964 / Inv. 67P146

Vau - Praia

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Vau - Praia, 1982 / Inv. 84P148

Paisagem

Jorge Barradas (1894-1971)

Paisagem, 1965 / Inv. 65P72

Paisagem, Pernambuco

Jorge Barradas (1894-1971)

Paisagem, Pernambuco, 1923 / Inv. 83P334

Catedral de Segóvia

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Catedral de Segóvia, Inv. 83P684

Paisagem

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem, Inv. 83P682

Paisagem

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem, Inv. 83P665

Paisagem

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem, Inv. 83P685

Paisagem

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem, 1929 / Inv. 83P687

Paisagem com casas

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem com casas, 1929 / Inv. 83P680

Paisagem com castelo

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem com castelo, Inv. 83P678

Paisagem com ponte

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem com ponte, Inv. 83P677

Paisagem de Contumil

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem de Contumil, Inv. 83P689

Paisagem de Frias

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem de Frias, 1932 / Inv. 83P446

Segóvia

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Segóvia, 1932 / Inv. 83P84

Da série Transurbana

Luís Campos (1955-)

Da série Transurbana, 1994-2008 / Inv. FP561

Espiral (Espaço de Habitar)

Luís Neuparth (1959-)

Espiral (Espaço de Habitar), 1992/93 / Inv. 93E310

S/ Título

Luís Palma (1958-)

S/ Título, Inv. 90FP126

S/ Título

Luís Palma (1958-)

S/ Título, Inv. 90FP122

S/ Título

Luís Palma (1958-)

S/ Título, 1988 / Inv. 90FP125

S/ Título

Luís Palma (1958-)

S/ Título, Inv. 90FP127

S/ Título

Luís Palma (1958-)

S/ Título, 1988 / Inv. 90FP128

S/ Título

Michael Biberstein (1948-2013)

S/ Título, 1995 / Inv. 02P1283

B - sides # 13 (carros)

Nuno Cera (1972-)

B - sides # 13 (carros), 2001 / Inv. 01FP457

B - sides #11 (túnel)

Nuno Cera (1972-)

B - sides #11 (túnel), 2001 / Inv. 01FP456

Snapshots 3

Nuno Cera (1972-)

Snapshots 3, 1996 / Inv. 99FP339

Snapshots 4

Nuno Cera (1972-)

Snapshots 4, 1997 / Inv. 99FP338

Sem título (Paisagem)

Rui Vasconcelos (1967-)

Sem título (Paisagem), 1997 / Inv. 98DP1705

A Sul de Santiago do Cacém

Thomas Joshua Cooper (1946-)

A Sul de Santiago do Cacém, 1994 / Inv. 96FE51

A Sul de Santiago do Cacém

Thomas Joshua Cooper (1946-)

A Sul de Santiago do Cacém, 1994 / Inv. 96FE52

A Sul de Santiago do Cacém

Thomas Joshua Cooper (1946-)

A Sul de Santiago do Cacém, 1994 / Inv. 96FE50

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço, 1994 / Inv. 96FE53

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço, 1994 / Inv. 96FE54


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

dez 2011 – jan 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

nov 2011 – jan 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

nov 2011 – jan 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Obras de Thomas Joshua Cooper (à dir.)
António Carneiro - Paisagem - Leça da Palmeira, 1905 (à dir.)
Fernando Calhau (2002)
Alberto Carneiro (1982)
Ana Vasconcelos (à esq.), Isabel Alçada (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)
Isabel Alçada (à esq.), Emílio Rui Vilar (à dir.)
Isabel Alçada (à esq.), Emílio Rui Vilar (ao centro), Ana Vasconcelos (à dir.)
Patrícia Rosas
Emílio Rui Vilar e Isabel Alçada (de costas) e Francisco Capelo (ao centro)
Isabel Alçada (à esq.), Ana Vasconcelos (ao centro), Emílio Rui Vilar (à dir.)

Documentação


Imprensa


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00631

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém lista de obras expostas e correspondência com artistas selecionados para a exposição. 2011 – 2011

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7897

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2011

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7896

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2011


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.