Escola. Back to School. Obras da Colecção do CAM

Comemorações do Centenário da República

Exposição coletiva organizada em articulação com a mostra «Professores». Com a curadoria de Isabel Carlos, a exposição pretendeu evocar a questão do ensino artístico e da transmissão de conhecimento a partir de uma seleção de 23 obras, entre as quais pinturas, desenhos, fotografias e um vídeo.
Collective exhibition organised for the show “Professores”. Curated by Isabel Carlos, the show raised questions concerning art education and the transfer of knowledge through a display of 23 works including paintings, drawings, photographs and a video.

Exposição coletiva organizada em relação com a mostra «Professores». Com a curadoria da diretora do Centro de Arte Moderna (CAM), Isabel Carlos, assistida por Patrícia Rosas, a exposição pretendeu evocar a «Escola» e o seu papel na transmissão de conhecimento. No âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, o CAMJAP propôs a realização destas duas exposições, que, apesar de partirem de pressupostos distintos, dialogaram com o mesmo propósito de salientar a importância do ensino artístico.

Composta por um total de 23 obras (pinturas, desenhos, fotografias e um vídeo), a exposição integrou artistas como Eduardo Luiz, Mário Cesariny, Mark Wallinger, Ana Jotta, Peter Greenham, Matisse, Sá Nogueira, Noronha da Costa, Fernando Calhau, António Sena, John Monks, António Dacosta e Jan Fabre.

A «escola» foi evocada sob diversas vertentes: na pintura L'Ardoise à l'artichaud (1965), de Eduardo Luiz, representando o típico quadro de ardósia presente nas salas de aulas; nas obras de Ana Jotta, utilizando ecrãs de projeção de slides como suporte para as suas representações, ou no monte de livros desalinhados na pintura Learning (1989), de John Monks.

A exposição foi acompanhada pela divulgação de um caderno que oferece a representação fotográfica de algumas das peças que estiveram patentes no Centro de Arte Moderna, bem como um ensaio redigido pela curadora, Isabel Carlos. Neste ensaio, a autora propõe as suas diversas interpretações de cada peça, explicitando o modo como a «escola», a divulgação do conhecimento e o ensino artístico emergia nelas. Põe em foco a obra de Peter Greenham, considerada «o contexto mais específico da aprendizagem artística», uma vez que o artista regista uma aula de pintura de modelo vivo, e uma pintura de Matisse, Le Répôs du Modèle (1924), representando, com o título descreve, um momento de pausa da modelo, «eventualmente enfadada com o facto de ser simultaneamente objecto de representação e de desejo» («Escola. Back to School. Obras da Colecção do CAM» [Folheto], 2010).

Outra obra que nos remete para a ideia de ensino é a pintura do britânico Mark Wallinger School – Classroom (1990), que representa, em giz e em perspetiva, uma sala de aula iluminada por uma intensa luz central, que, segundo a explicação da curadora, «tanto nos pode iluminar como cegar», num eterno confronto da relação entre o individual e o institucional (Ibid.).

Além do conjunto de pinturas, desenhos e fotografias, a exposição integrou a exibição de um filme de Jan Fabre, Lancelot (2004), que levanta a questão do autoconhecimento a partir do desafio dos limites do corpo.

Em conclusão, Isabel Carlos remete para os retratos a preto-e-branco de Eurico Lino do Vale (pertencentes à série Nova Geração, datada de 2001), que apresentam um conjunto de crianças despojadas da sua jovialidade, caracterizadas em poses e indumentária de adultos, preparadas para «entrar no mundo institucional e dos grandes» (Ibid.).

Esta mostra, patente na Galeria de Exposições Temporárias e na Sala Polivalente do CAM entre setembro e dezembro de 2010, seguiu a linha de programação do CAM, que consistia em trabalhar a sua coleção a partir de novos enfoques trazidos por conceitos e temáticas das exposições temporárias.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Album

Ana Jotta (1946-)

Album, 2008 / Inv. 10P1610

Mademoiselle Rivière

Ana Jotta (1946-)

Mademoiselle Rivière, 2008 / Inv. 10P1611

Mirage

Ana Jotta (1946-)

Mirage, 2008 / Inv. 10P1613

Não há sim sem não - O Eremita

António Dacosta (1914-1990)

Não há sim sem não - O Eremita, 1985 / Inv. 86P128

H - 5

António Sena (1941- )

H - 5, 1979 / Inv. DP1410

P 3

António Sena (1941- )

P 3, 1979 / Inv. DP1084

L'Ardoise à L'Artichaud

Eduardo Luiz (1932-1988)

L'Ardoise à L'Artichaud, 1965 / Inv. 67P292

Anastasia

Eurico Lino do Vale (1966-)

Anastasia, 2001 / Inv. 02FP376

Filipe

Eurico Lino do Vale (1966-)

Filipe, 2001 / Inv. 01FP343

Madalena

Eurico Lino do Vale (1966-)

Madalena, 2001 / Inv. 01FP344

Nicolas

Eurico Lino do Vale (1966-)

Nicolas, 2001 / Inv. 02FP377

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, Inv. 06DP2492

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, Inv. 06DP2494

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 1991 / Inv. 06DP2495

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 1991 / Inv. 06DP2496

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 1984 / Inv. 06DP2497

S/Título #788 ("Void Gaps" - Night Works)

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #788 ("Void Gaps" - Night Works), 1978/79 / Inv. 04FP446

sem título

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título, 1973 / Inv. P1602

Le repos du modèle

Henri Matisse (1898-1954)

Le repos du modèle, 1924 / Inv. GE220

Lancelot

Jan Fabre (1958-)

Lancelot, 2004 / Inv. IM23

Learning

John Monks (1954-)

Learning, 1989 / Inv. PE78

Sem título (Branco)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Sem título (Branco), Inv. 81P620

Sem título (Branco)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Sem título (Branco), Inv. 81P621

Sem título (Branco)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Sem título (Branco), Inv. 81P541

Sen título (Branco)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Sen título (Branco), Inv. 81P622

Quando o pintor é um caso à parte (Réplica de um quadro realizado em 1943)

Mário Cesariny (1923-2006)

Quando o pintor é um caso à parte (Réplica de um quadro realizado em 1943), 1970 / Inv. 81P855

School - Classroom

Mark Wallinger (1959-)

School - Classroom, 1990 / Inv. 91PE79

Life Class at the Byam Shaw

Peter Greenham (1909-1992)

Life Class at the Byam Shaw, Inv. PE75

L'Étude Académique II

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

L'Étude Académique II, 1966 / Inv. 83P523


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

out 2010 – dez 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

mai 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

dez 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 8270

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2010


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.