Eurico Lino do Vale. Nova Geração

Exposição individual do artista Eurico Lino do Vale (1966), com curadoria de Jorge Molder. A mostra integrou a mais recente série criada pelo artista, Nova Geração, composta por cerca de 13 fotografias, a preto-e-branco, de crianças entre os 8 e os 13 anos.
Solo exhibition of work by artist Eurico Lino do Vale (1966) curated by Jorge Molder. The show included the artist’s most recent series, New Generation, comprising 13 black and white photographs of children between the ages of eight and thirteen.

Em outubro de 2001, inaugurou no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) a exposição individual do artista português Eurico Lino do Vale (1966) com a sua mais recente série, Nova Geração (2001), composta por 13 retratos a preto-e-branco.

Ex-bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para o Royal College of Art de Londres, em 1994, Lino do Vale terminou o seu plano de estudos em fotografia no Ar.Co, em 1993, e, em 1997, o mestrado pela Academia de Belas-Artes de Düsseldorf, na Alemanha. Entre 1990 e 2001, participou em diversas exposições coletivas e, em 1999, foi protagonista da sua primeira mostra individual, «Retratos de Alfama», integrada no projeto «Lisboa Anos 90», no Convento de São Salvador.

Na exposição de 2001, com curadoria de Jorge Molder e apresentada na Sala de Exposições Temporárias do CAMJAP, o artista reuniu retratos de pessoas de uma faixa etária muito jovem, crianças entre os 8 e os 13 anos, de modo a representar o início de um novo século, ou uma «nova geração». Começou por fotografar quarenta crianças «de vários estratos sociais, todas daqui [de Lisboa]», do qual foram selecionadas treze. A exposição, que não teve, segundo o artista, «qualquer pretensão documental», integrou os típicos retratos que se tiravam na geração dos seus avós ou pais: «As fotografias têm a estrutura clássica: formato quadrado, roupas das alturas de festa, pose de retrato. Tudo simples», explicou Eurico Lino do Vale (Lobo, Diário de Notícias, 26 out. 2001).

A escolha de fotografar crianças foi, para Lino do Vale, «intuitiva», uma vez que já tinha trabalhado com pessoas de idades mais avançadas no seu projeto de 1999. O artista pretendeu captar o olhar e a essência de cada uma delas: «Ainda são miúdos, mas já têm uma certa maneira de olhar que pode perspetivar o que virão a ser», afirmou (Ibid.).

A exposição foi acompanhada pela publicação de um catálogo, editado em português e inglês, com uma apresentação de Jorge Molder e um ensaio crítico de Alexandre Melo, contando ainda com a reprodução total das fotografias expostas e com alguns dados biográficos do artista.

Para o crítico de arte Alexandre Melo, aquilo que distingue os retratos de Eurico Lino do Vale é o olhar. Não só o olhar do retratado, mas o olhar de quem o retrata. Para Melo, o objetivo principal do artista era encontrar nas pessoas que retratou «um olhar que é a manifestação de algo de especial e extraordinário que o fotografado tem em si, como potencialidade ou sinal daquilo que seria o melhor de si próprio» (Eurico Lino do Vale. Nova Geração, 2001, pp. 7-10). O fundamental era a transmissão de uma determinada energia, era «encontrar um ponto de equilíbrio em que eles são tudo e não são nada», referiu Eurico Lino do Vale em relação à Maria, ao Francisco, à Catarina ou à Anastácia (Veloso, Euronotícias, 19 out. 2001, p. 46).

No âmbito da exposição no CAMJAP, foram adquiridas para a coleção do Centro de Arte Moderna dois dos retratos expostos: Filipe e Madalena (ambos de 2001). Um ano mais tarde, foram adquiridas mais duas obras do artista: Anastácia e Nicolas (ambos de 2001).

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Filipe

Eurico Lino do Vale (1966-)

Filipe, 2001 / Inv. 01FP343

Madalena

Eurico Lino do Vale (1966-)

Madalena, 2001 / Inv. 01FP344

Filipe

Eurico Lino do Vale (1966-)

Filipe, 2001 / Inv. 01FP343

Madalena

Eurico Lino do Vale (1966-)

Madalena, 2001 / Inv. 01FP344


Publicações


Fotografias

Emílio Rui Vilar, Eurico Lino do Vale e Jorge Molder (ao centro)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 09719

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa e relatórios de trabalhos do artista. 2000 – 2000

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00986

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém nota de aquisição de obras do artista Eurico Lino do Vale. 2002

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00496

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna, externa, orçamentos e recortes de imprensa. 2001 – 2001

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00962

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém proposta de aquisição de obras do artista Eurico Lino do Vale. 2001 – 2001

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 109066

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2001

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 133559

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2001


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