Reclamações
Todas as reclamações durante a implementação do Programa Cidadãos Ativ@s devem ser dirigidas ao Comité de Reclamações, que pretende ser um mecanismo acessível, transparente e consistente, para as entidades expressarem as suas preocupações relativamente a uma alegada ocorrência de má gestão.
O Comité de Reclamações (Art.º 50 do Regulamento) é constituído por um membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, por um representante da Fundação Bissaya Barreto, pelo Diretor do Programa Cidadãos Ativ@s e por um membro externo ao Programa. O Presidente do Comité de Reclamações tem voto de qualidade.
O Comité de Reclamações deverá:
As reclamações podem ser apresentadas enviando um email para [email protected]
As reclamações enviadas por email são, primeiramente, recebidas e analisadas pelo Diretor do Programa. Após instrução da reclamação, a resposta é enviada diretamente para o endereço de email indicado pelo reclamante. Caso o reclamante não fique satisfeito com a resposta dada, deve enviar novo email para [email protected], mas dirigido ao Comité de Reclamações.
Se o Comité de Reclamações concluir que uma reclamação apresentada consiste num caso grave de irregularidade, a reclamação irá ser reportada ao Gabinete de Gestão do Mecanismo de Financiamento do Espaço Económico Europeu que tomará uma decisão sobre a mesma.
Reclamações que podem ser apresentadas:
Situações que não devem ser apresentadas ao Comité de Reclamações: