Programa Cidadãos [email protected] / Active Citizens Fund

Apoio à apresentação de candidaturas

 

WORKSHOPS TÉCNICOS

Sempre que abrem novos concursos, realizam-se por todo o país workshops técnicos sobre preparação de projetos e submissão de candidaturas. Estes workshops são abertos a todas as ONG (a entrada é livre).

Material de suporte aos workshops técnicos para preparação de candidaturas aos concursos de 2019:

O Programa Cidadãos [email protected]: Concursos 2019 (pdf)

 

Casos práticos de preenchimento de candidaturas (pdf)

 

Desenhar projetos de intervenção social (pdf)

 

 

CONSULTORIA

No período seguinte à realização dos workshops técnicos e até 20 dias antes do prazo limite para a submissão de candidaturas, as ONG elegíveis para apoio técnico, mas cujos gastos anuais (em média dos últimos três anos) sejam inferiores a 100 000 euros, podem solicitar consultoria na elaboração da candidatura.

Este apoio consiste numa reunião presencial (ou virtual no caso de ONG sediadas nos Arquipélagos dos Açores e Madeira) com um especialista externo que apoiará a organização no preenchimento da candidatura.

Para solicitar o apoio, a ONG deve enviar e-mail para [email protected]. A este e-mail devem ser anexados os seguintes documentos, de forma a comprovar a elegibilidade da ONG: Relatório de Atividades e Contas dos três anos anteriores; Estatutos; e, quando aplicável, documentação complementar (por exemplo: comprovativo de associação de bairro, etc.).

Como condição mínima para beneficiar deste apoio, e de forma a garantir a utilidade e eficácia da reunião, a ONG deve enviar à FBB, por e-mail, e até 48 horas antes da reunião agendada, um documento com os seguintes campos preenchidos:

  • Diagnóstico/ponto de partida do projeto
  • Caracterização do(s) grupo(s)-alvo do projeto
  • Objetivos do projeto
  • Descrição/metodologia do projeto
  • Orçamento do projeto

Recomenda-se que os promotores de candidaturas solicitem este apoio o mais cedo possível, de modo a garantir a disponibilidade do consultor e o cumprimento de prazos da candidatura.

As ONG que optem por beneficiar deste mecanismo não podem aceder ao mecanismo de revisão de candidaturas.

 

REVISÃO DE CANDIDATURAS

No período seguinte à realização dos workshops técnicos e até 12 dias antes do prazo limite para a submissão de candidaturas, as ONG elegíveis para apoio técnico cujo valor de gastos anuais, em média dos últimos três anos, seja inferior a 250 000 euros podem solicitar revisão de candidaturas.

Este apoio permite beneficiar de uma análise prévia da sua candidatura, que pode originar observações, conselhos e recomendações para as ONG melhorarem as suas candidaturas antes de estas serem formalmente submetidas.

Para ativar o mecanismo de revisão de candidaturas a ONG deve:

  • Até 12 dias antes do prazo limite para a submissão de candidaturas, preencher todos os campos obrigatórios do formulário e gravá-lo (mas não submetê-lo);
  • Em seguida, solicitar à equipa da Fundação Calouste Gulbenkian, através do email [email protected], o pdf da candidatura preenchida (que não é passível de ser gerado automaticamente no momento em que o formulário é gravado). Este pedido deve ser remetido do endereço de email da entidade promotora indicado no formulário de candidatura, identificando a entidade promotora e o eixo em que se candidata;
  • Uma vez recebido o documento pdf da candidatura, a ONG promotora deve enviá-lo, juntamente com o orçamento detalhado, para a equipa da Fundação Bissaya Barreto, através do e-mail [email protected], até 10 dias antes do prazo limite para submissão de candidaturas. A esse e-mail deve anexar ainda os seguintes documentos, de forma a comprovar a sua elegibilidade para beneficiar do mecanismo de revisão de candidaturas: Relatório de Atividades e Contas dos três anos anteriores; Estatutos; e, quando aplicável, documentação complementar (por exemplo: comprovativo de associação de bairro, etc.).

A Fundação Bissaya Barreto devolverá à ONG promotora a candidatura revista num prazo razoável, até três dias antes do prazo limite para a submissão de candidaturas do respetivo concurso.

Cada candidatura só pode ser apresentada para revisão uma única vez.

Aconselham-se todas as ONG promotoras de candidaturas, que sejam elegíveis para apoio técnico, a desencadear o mecanismo de revisão o mais cedo possível, antes da data limite para o efeito.

 

Para mais informações, consultar Manual do Promotor (secção 5. Apoio técnico a candidaturas e projetos).

 

CONTACTOS

Para apoio técnico às ONG na preparação de candidaturas contactar:

Fundação Bissaya Barreto
Quinta dos Plátanos
Apartado 7049, Bencanta
3046-901 Coimbra

[email protected]

Tel: 239 800 437