Apoio à preparação de candidaturas

 

WORKSHOPS TÉCNICOS

Sempre que forem abertos novos concursos, realizam-se por todo o país workshops técnicos sobre preparação de projetos e submissão de candidaturas. Estes workshops são abertos a todas as ONG (a entrada é livre).

 

Concursos 2018:

Apresentações realizadas durante os workshops de apoio à preparação de candidaturas para os concursos de 2018, incluindo recomendações sobre desenho de projetos de intervenção social e sobre aspetos técnicos relativos ao preenchimento do formulário de candidatura.

Apresentação Programa Cidadãos Ativ@s, por Luís Madureira Pires (Diretor Programa Cidadãos Ativ@s)

 

Apoio técnico a candidaturas e projetos, por Lúcia Santos (Administradora Fundação Bissaya Barreto)

 

Submissão de candidaturas, por João Carreira (Consultor)

 

Desenho de projetos de intervenção social, por Maria do Rosário Pinheiro e Maria Filomena Gaspar (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/Universidade de Coimbra)

 

Data Local do workshop
19/07/2018 Açores / Universidade dos Açores – Campus Ponta Delgada
24/07/2018 Madeira / Fundação Nossa Senhora da Conceição do Funchal
03/09/2018 Coimbra / Fundação Bissaya Barreto
04/09/2018 Covilhã / Universidade da Beira Interior – Edifício das Engenharias, Polo I
07/09/2018 Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
10/09/2018 Évora / Fundação Eugénio de Almeida
11/09/2018 Faro / Biblioteca Municipal de Faro
18/09/2018 Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian

 

 

REVISÃO DE CANDIDATURAS

O Programa Cidadãos Ativ@s disponibiliza (para as entidades elegíveis para apoio técnico) um mecanismo de revisão de candidaturas, que fornece sugestões e recomendações para as ONG melhorarem as suas candidaturas antes de estas serem formalmente submetidas.

Esta revisão de candidaturas não pressupõe de modo nenhum a sua posterior aprovação pelo Programa, tanto mais que o painel de revisores afeto a este exercício não engloba nenhum dos peritos independentes que fará mais tarde a avaliação e pontuação dos projetos admitidos a concurso.

Com vista a garantir o cumprimento dos prazos de resposta e face ao desconhecimento da dimensão da procura a este tipo de apoio, aconselham-se todas as ONG promotoras de candidaturas, que sejam elegíveis para apoio técnico, a desencadear o mecanismo de revisão o mais cedo possível, antes da data limite para o efeito.

 

Concursos 2018:

 

Data limite para pedir à Fundação Calouste Gulbenkian o PDF da candidatura

gulbenkian@cidadaos-ativos.pt

Data limite para enviar à Fundação Bissaya Barreto o PDF e documentos anexos para revisão da candidatura

bissaya@cidadaos-ativos.pt

Eixo 1Aviso de Concurso #01

14/1023:59 (hora Portugal continental)

16/1023:59 (hora Portugal continental)
Eixo 2Aviso de Concurso #02 17/1023:59 (hora Portugal continental) 19/1023:59 (hora Portugal continental)
Eixo 3Aviso de Concurso #03 19/1023:59 (hora Portugal continental) 21/1023:59 (hora Portugal continental)
Eixo 4Aviso de Concurso #04 18/1023:59 (hora Portugal continental) 20/1023:59 (hora Portugal continental)

 

NOTA: O não cumprimento de qualquer um dos prazos acima mencionados, para cada concurso, implica a não aceitação da candidatura para revisão.

Para ativar o mecanismo de revisão de candidaturas:

  • a ONG promotora deve, em primeiro lugar, preencher todos os campos obrigatórios do formulário online de candidatura e gravá-lo (mas não submetê-lo);
  • a ONG promotora deve solicitar à equipa da Fundação Calouste Gulbenkian, através do email gulbenkian@cidadaos-ativos.pt, o pdf da candidatura preenchida (que não é passível de ser gerado automaticamente no momento em que o formulário é gravado), identificando a entidade promotora, o eixo em que se candidata. Este pedido deve ser remetido do endereço de email da entidade promotora indicado no formulário de candidatura. Cada candidatura só pode ser apresentada para revisão uma única vez;
  • uma vez recebido o documento pdf da candidatura, a ONG promotora deve enviá-lo, juntamente com o orçamento detalhado (cujo modelo a preencher pode ser descarregado aqui), para a equipa da Fundação Bissaya Barreto, através do e-mail bissaya@cidadaos-ativos.pt. É necessário ainda a ONG promotora anexar ao email o seu relatório de atividades do ano anterior e os seus estatutos (e documentação complementar, quando aplicável), de forma a comprovar a sua elegibilidade para beneficiar do mecanismo de revisão de candidaturas;
  • a Fundação Bissaya Barreto devolverá à ONG promotora a candidatura revista num prazo razoável, até três dias antes do prazo limite para a submissão de candidaturas do respetivo concurso;
  • a ONG promotora decide as recomendações decorrentes da revisão que quer aceitar (ou rejeitar) e corrige o que entender no formulário de candidatura que está gravado online, para depois então proceder à submissão formal da candidatura.

Para mais informações, consultar Manual do Promotor (secção 5. Apoio Específico/Técnico a candidaturas e projetos).

 

CONTACTOS

Para apoio técnico às ONG na preparação de candidaturas contactar:

Fundação Bissaya Barreto
Quinta dos Plátanos
Apartado 7049, Bencanta
3046-901 Coimbra

bissaya@cidadaos-ativos.pt

Tel: 239 800 437