Programa Cidadãos [email protected] / Active Citizens Fund

Projetos

  • #Cidadania

    Apostando na aprendizagem experiencial, o projeto “#Cidadania” irá trabalhar em 4 escolas da Área Metropolitana de Lisboa, promovendo um maior envolvimento dos jovens em atividades de cidadania.

    Saiba mais
  • ADN – Ativar o Direito dos Mais Novos

    Tendo como foco a promoção do direito à participação das crianças e jovens, o projeto “ADN – Ativar Direitos dos mais [email protected]” atuará junto de crianças e jovens; profissionais das forças de segurança, tribunais, comissões de proteção de crianças e jovens e segurança social; e profissionais de educação.

    Saiba mais
  • Cum Magna Cura

    As crianças do município de Constância são as principais destinatárias do projeto “Cum Magna Cura”, no qual a população mais jovem terá a oportunidade de contactar diretamente com os bombeiros e a sua missão, por meio de atividades de sensibilização nas escolas que promovem o voluntariado, a participação cívica e a solidariedade social.

    Saiba mais
  • ECOCIDADANIA

    O projeto ECOCIDADANIA tem como objetivo principal trabalhar com crianças e jovens do concelho de Gouveia de forma a aumentar as suas capacidades de participação e intervenção nas decisões locais acerca de questões do ambiente, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

    Saiba mais
  • Escolas Ubuntu

    “Escolas Ubuntu” é um projeto que envolve 800 alunos de 20 agrupamentos de escolas TEIP, onde será implementada a metodologia Ubuntu, que trabalha competências de liderança ao serviço das comunidades, partindo de modelos de referência como Nelson Mandela e Malala Yousafzai.

    Saiba mais
  • LigAções

    Dois territórios que representam realidades socioeconómicas assimétricas – a região de Lisboa e a região de Coimbra – serão o foco do projeto “LigAções”, que vai promover um trabalho colaborativo entre 10 organizações da sociedade civil do litoral e do interior do país, para realizar ações de capacitação e debates públicos que potenciem a influência política destas organizações na resposta a problemas sociais e ambientais.

    Saiba mais
  • Literacia para a Democracia

    O projeto “Literacia para a Democracia” irá reunir em sessões de trabalho de periodicidade semanal, em cada território, jovens adultos de diferentes contextos que irão dinamizar junto de outros grupos da sua comunidade iniciativas cívicas e campanhas de sensibilização sobre literacia democrática e sustentabilidade ambiental que resultarão na elaboração de propostas concretas dirigidas a decisores públicos locais e nacionais.

    Saiba mais
  • Triplo D

    O projeto “Triplo D” visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos.

    Saiba mais
  • Vamos Cuidar do Planeta

    O projeto “Vamos Cuidar do Planeta” vai trabalhar com alunos e professores de 30 escolas a nível nacional, capacitando-os para desenvolverem os seus próprios projetos e ações, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.

    Saiba mais